Questões de Gestão de Sistemas Viários (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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A velocidade é uma variável importante no projeto de rodovias. A esse respeito, assinale a opção que apresenta o conceito de velocidade diretriz.

  • A É a velocidade média dos veículos de uma determinada via, quando apresenta volumes baixos de tráfego e não há imposição de restrições quanto às suas velocidades, nem por interação veicular nem por regulamentação do trânsito. Reflete, portanto, a tendência de o motorista dirigir na velocidade que deseja.
  • B É a velocidade selecionada para fins de projeto, da qual se derivam os valores mínimos de determinadas características físicas diretamente vinculadas à operação e ao movimento dos veículos. Normalmente é a maior velocidade com que um trecho viário pode ser percorrido com segurança, quando o veículo estiver submetido apenas às limitações impostas pelas características geométricas.
  • C é a maior velocidade média possível numa estrada, para um dado veículo e sob determinadas condições. De forma concordante, segundo DNIT/IPR (2006), a velocidade de operação é a mais alta velocidade com que o veículo pode percorrer uma dada via atendendo às limitações impostas pelo tráfego, sob condições favoráveis de tempo.
  • D É a velocidade média dos veículos de uma determinada via, para o ano de execução do projeto.
  • E É a velocidade média dos veículos de uma determinada via, para o ano de projeto.

No planejamento de transportes, existem três conceitos básicos importantes: transporte, acessibilidade e mobilidade.
Relacione os conceitos básicos às definições apresentadas a seguir.
1. transporte 2. acessibilidade 3. mobilidade
( ) Compreende as infraestruturas e serviços destinados à realização das viagens e deslocamentos de pessoas e mercadorias. ( ) Associada a movimento bem como aos deslocamentos desejados e realizados para desenvolver atividades. Depende da habilidade física e econômica em superar a impedância. ( ) Facilidade de alcançar atividades que dependem dos transportes, do uso do solo e da integração entre eles.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 3 – 2 – 1.
  • D 2 – 1 – 3.
  • E 2 – 3 – 1.

A avaliação da segurança envolve diversos aspectos do pavimento, de sinalização, de comportamento humano e outros. Quando se trata do aspecto do pavimento, além da geometria e irregularidade superficial, é importante avaliar o atrito pneupavimento, principalmente em dias de chuva, que envolve a resistência à derrapagem. Em relação à aderência, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A hidroplanagem, ou aquaplanagem, ocorre quando os pneus estão aderidos ao pavimento.
  • B A microtextura pode ser avaliada por um equipamento simples como o pêndulo britânico, que determina, por uma medida escalar, o grau de escorregamento (ou derrapagem) presente na superfície de um pavimento. Assim, o escorregamento pode ser tratado também como o grau de aderência entre o pneu e o pavimento ou também chamado como coeficiente de atrito cinemático.
  • C As condições de aderência de pavimentos aeroportuários constituem-se em fatores de pouca relevância nas avaliações de superfície e na decisão de manutenções, principalmente das pistas de pouso e decolagem.
  • D A macrotextura pode ser determinada somente pelo ensaio simples de altura média da mancha de areia. Nesse sentido, a areia deve ser espalhada sobre a superfície do pavimento com auxílio de uma base de um pistão circular, perfazendo um círculo de areia.
  • E Apenas dois fatores colaboram para a aderência pneu-pavimento em pistas molhadas, a citar: geometria da via e características dos pneus (ranhuras, pressão de inflação, dimensões e tipo).
Apesar de apresentarem desvantagens de comprimento de percurso e de dispêndio de energia, as passagens subterrâneas ou passarelas podem evitar longas esperas por uma oportunidade de atravessar a corrente de tráfego, além de preservarem o pedestre do medo de um acidente atravessando em nível. Ainda que as características locais sejam fundamentais, na Figura 1 a seguir, é apresentado um critério preliminar para definir se a travessia de uma via com velocidade de até 60 km/h deve ser feita em desnível.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Figura 1: Fluxos que justificam a implantação de passarelas Fonte: Direction des Ponts et de la Circulation Routière
Tendo como base as informações da Figura 1, disponível no Manual de Projetos de Interseções do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e os conhecimentos de travessias de pedestres em desnível, analise as afirmativas abaixo.
I. O gráfico da Figura 1 aponta que a escolha entre uma travessia em nível e uma travessia em desnível depende da quantidade de pedestres e de veículos que passam pelo local.
II. De acordo com a Figura 1, para uma quantidade de pedestres acima de 2.000 pedestres/hora (dois mil pedestres/hora), a travessia em desnível é sempre indicada.
III. De acordo com a Figura 1, quando a quantidade de pedestres está acima de 1.000 pedestres/hora (mil pedestres/hora), a travessia em nível é indicada para qualquer quantidade de veículos/hora.
IV. Considerando uma quantidade de 2.500 pedestres/hora (dois mil e quinhentos pedestres/hora), para os valores acima de 1.000 veículos/hora (mil veículos/hora) abordados no gráfico da Figura 1, a travessia em desnível é sempre indicada.
V. Em relação às travessias em desnível, as passagens subterrâneas apresentam custo superior quando comparadas às passarelas. Entretanto, protegem melhor o pedestre em caso de mau tempo e possuem menor interferência do ponto de vista urbanístico.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A I e III apenas
  • B II e IV apenas
  • C I, II e V apenas
  • D I, IV e V apenas
“Empreendimentos de grande porte que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária em seu entorno imediato e, em alguns casos, prejudicando a acessibilidade da região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres”. A que o enunciado se refere?
  • A Lojas comerciais típicas.
  • B Implantação de sinalização semafórica.
  • C Mobilidade urbana.
  • D Estacionamentos.
  • E Polos Geradores de Viagem.