Questões de Gestão Democrática (Pedagogia)

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Assinale a alternativa correta em relação à gestão democrática e ao planejamento escolar.

  • A O processo e o exercício de planejar a escola referem-se a uma procrastinação da prática, de modo a prever e programar as ações e os resultados desejados, constituindo-se numa atividade necessária à tomada de decisões individuais.
  • B No planejamento de uma escola democrática, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem, que não devem ser determinadas por uma intencionalidade educativa envolvendo objetivos, valores, atitudes, conteúdos e modos de ser dos profissionais que atuam na escola.
  • C Uma importante característica do planejamento em uma gestão democrática é o seu caráter não processual, pois o ato de planejar se reduz ao momento de elaboração dos planos individuais dos profissionais que atuam nas escolas.
  • D O planejamento escolar se concretiza em planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino. Um plano ou um projeto é um esboço, um esquema que representa uma ideia, um objetivo, uma meta, uma sequência de desejos e de ações que irão orientar as práticas a partir do diálogo com coletivo escolar.
  • E Para edificação de uma gestão democrática torna-se desnecessária a construção coletiva de um projeto político-pedagógico, visto que o mais significativo para esse tipo de gestão é a determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas em função de prioridades de caráter mais individual.

Sobre o Projeto Político Pedagógico - PPP, analise os itens a seguir:


I. O PPP define a intencionalidade e as estratégias da escola. Porém, só poderá ser percebido dessa maneira, se assumir uma estratégia de gestão democrática, ou seja, se for baseado na coletividade. Ele será eficaz na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta educacional e com o destino da instituição.

II. O Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário a envolvimento das pessoas na sua construção e execução.

III. É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.

IV. As escolas se basearem em normas gerais da educação, as unidades escolares se diferenciam entre si, pois cada instituição tem suas necessidades e princípios específicos. Outro ponto que as diferem é a região em que cada escola se situa, bem como os desejos de cada membro envolvido na construção do projeto educativo.

V. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o instrumento teórico-metodológico que a escola elabora, de forma participativa, com a finalidade de apontar a direção e o caminho que vai percorrer para realizar, da melhor maneira possível, sua função educativa.


Estão CORRETOS:

  • A I, II, IV, V, apenas.
  • B C. II, III, IV, V, apenas. I, II, III, IV, apenas.
  • C II, III, IV, V, apenas.
  • D I, III, IV, V, apenas.
  • E I, II, III, IV, V.

Em sua obra – A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa –, Freire (2010) afirma que o educador democrático precisa assumir o dever de, na sua prática docente,

  • A adotar uma postura neutra ao ensinar os estudantes, evitando inclinações políticas.
  • B desempenhar a sua função educativa de forma espontânea, “desarmada”, sem sistematizações.
  • C reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.
  • D seguir rigorosamente o currículo definido pelos órgãos externos, isentando-se de atitudes críticas.

A gestão democrática nas escolas é um princípio fundamental estabelecido pela legislação educacional brasileira, que visa garantir a participação ativa de toda a comunidade escolar na tomada de decisões e na implementação de ações pedagógicas e administrativas. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a gestão democrática é um processo contínuo que requer a colaboração e o envolvimento de diferentes atores. Nesse sentido, complete as lacunas a seguir:

“A gestão democrática nas escolas envolve a participação de diversos atores, incluindo _______ (1) e ________ (2), assegurando a transparência e a corresponsabilidade nas decisões educacionais”.

  • A (1) professores / (2) pais e responsáveis.
  • B (1) alunos / (2) secretarias de educação.
  • C (1) funcionários / (2) órgãos governamentais.
  • D (1) coordenadores pedagógicos / (2) empresas parceiras.

A gestão escolar democrática e participativa está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 no art. 3º inciso VIII, que define bases sobre as quais o ensino será ministrado, apontando a gestão democrática do ensino público, como uma delas.

No entanto, sabe-se que em grande parte das unidades de ensino esse princípio ainda não é uma realidade, o que é um problema central pois é por meio da gestão democrática que a escola cumpre seu papel de educar para a cidadania.
Avalie, nesse sentido, se a gestão democrática e participativa permite

1. definir, construir e avaliar o projeto político pedagógico;
2. administrar os recursos;
3. garantir um processo educativo que valorize a diversidade;
4. assegurar a participação dos vários segmentos da comunidade escolar.


Estão corretas as afirmativas

  • A 1, 3 e 4, apenas.
  • B 2 e 3, apenas.
  • C 1, 2 e 3, apenas.
  • D 2, 3 e 4, apenas.
  • E 1, 2, 3 e 4.