Questões de Gestão do Conhecimento (Gestão de Pessoas)

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Com base nas razões que os setores público e privado têm em comum para implementar a Gestão do Conhecimento – GC, a organização Delta decidiu implementá-la.


Dentre essas razões encontra(m)-se:

  • A atrair e manter o capital dos investidores;
  • B compartilhar processos e melhores práticas;
  • C maximizar o capital conjuntural;
  • D estimular a competição;
  • E promover a cultura empresarial.
Gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico inserido nas organizações e no cotidiano das pessoas. A partir desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A Amplia a capacidade da organização, refletindo sobre o desempenho atual e os fatores que a geram.
  • B Consiste na modelagem do processo por meio de conhecimentos gerados, ao mesmo tempo em que estrutura as atividades como parte de um gerenciamento corporativo.
  • C Visa tornar acessível grandes quantidades de informação organizacional, dando vida aos dados soltos e transformando-os em informação essencial ao desenvolvimento da empresa.
  • D Gestão do conhecimento nas organizações amplia a estratégia competitiva e concorrencial da empresa, reduzindo seus custos com planejamento e desenvolvimento, gerando novos modelos de negócios e melhorando o aproveitamento do seu capital intelectual.
  • E Excelência, valores, especificações, conformidade, regularidade e adequação ao uso, são os seus elementos nos quais a gestão do conhecimento se baseia.

Uma empresa que atua no setor de gás e energia está reestruturando sua política de pessoal de forma a sustentá-la com base na noção de aprendizagem organizacional e de gestão do conhecimento. Uma característica da nova política de pessoal deve ser a(o)

  • A abordagem prescritiva e normativa das tarefas
  • B construção conjunta de habilidades e competências
  • C garantia do princípio de autoridade e responsabilidade
  • D organização racional e científica do trabalho
  • E desenho prévio de cargos e procedimentos
Por gestão do conhecimento entende-se
  • A as competências organizacionais baseadas na cultura organizacional e nos objetivos estratégicos da empresa.
  • B um fator decisivo na formulação de estratégias organizacionais, de modo a ser visto como um ativo intelectual para as organizações. A forma como se gerencia o conhecimento é determinante para o crescimento e competitividade de uma organização.
  • C a ativação de um conhecimento empresarial que pode ser utilizado na aprendizagem.
  • D as especificações da gestão que estão relacionadas à organização operacional.
  • E a elaboração do planejamento estratégico de forma a descrever funções de cada membro da organização, bem como os prazos para efetivação das tarefas de produção.

Ao discutirem a questão da criação de conhecimento nas empresas, Nonaka e Takeuchi estabeleceram quatro modos de conversão do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses quatro modos de conversão do conhecimento.

  • A modo de sustentação – modo de negociação – modo de transferência – modo de aprendizado
  • B modo de aprendizado – modo de interiorização – modo de conversão – modo de sustentação
  • C modo de aprendizagem – modo de transferência – modo de interiorização – modo de socialização
  • D modo de socialização – modo de exteriorização – modo de combinação – modo de interiorização
  • E modo de conversão – modo de compreensão – modo de intuição – modo de sustentação