Leia o texto a seguir.
A definição e compreensão teórico-conceitual e a análise da situação escolar em termos de Qualidade da Educação precisa considerar as dimensões extraescolares e as dimensões intraescolares. As dimensões extraescolares envolvem os níveis do espaço social e o dos direitos, obrigações e garantias, implicando os aspectos socioeconômico e cultural, uma vez que o ato educativo escolar se dá em um contexto de posições e disposições no espaço social de heterogeneidade e pluralidade sociocultural e de problemas sociais refletidos na escola. Já as dimensões intraescolares incidem diretamente nos processos de organização e gestão, nas práticas curriculares, nos processos formativos, no papel e nas expectativas sociais dos alunos, no planejamento pedagógico, nos processos de participação, na dinâmica da avaliação e, portanto, no sucesso escolar dos estudantes.
Disponível em: <https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3848/3539>. Acesso em: 27 set. 2024. [Adaptado].
Nesta perspectiva de Qualidade da Educação, é necessário
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A o estabelecimento de políticas públicas e projetos escolares para o enfrentamento de questões como: fome, drogas, violência, sexualidade, famílias, raça e etnia, acesso à cultura, saúde etc.
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B o estabelecimento de processos de competitividade e bonificação para estimular o desenvolvimento das competências e habilidades explicitados na BNCC.
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C o desenvolvimento de metodologias e estratégias que permitam às escolas neutralizarem os impactos dos problemas que acontecem fora da escola.
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D o desenvolvimento currículos, de mecanismos de controle e avaliação em larga escala, sem a participação dos sujeitos da escola, para que as metas de desempenho estabelecidos sejam alcançados.