Questões de Gestão Escolar (Pedagogia)

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Constituem CORRETAMENTE leis e dispositivos legais que devem ser considerados quando da elaboração do Regimento Escolar:

  • A Não existe preconização legal para esse fim.
  • B LDBEN-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, PNE-Plano Nacional de Educação, ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, leis municipais caso hajam e se relacionem à educação sistematizada, visto que a escola em si é uma instituição social.
  • C Somente a LDBEN 9394/96, os demais não devem ser considerados.
  • D Cada instituição possui liberdade de elaborar seu regimento sem precisar estar respaldado em leis e prerrogativas legais.
  • E Não se utiliza mais o regimento escolar.

Sobre as questões relacionadas às famílias interagindo na escola, podemos considerar de maneira INCORRETA:

  • A As famílias bem como a comunidade como um todo devem estar sempre articulados com a instituição escolar, posto que a mesma é da comunidade em si, um espaço social.
  • B Há que se rever a questão da integração família/escola, visto que as mesmas precisam reconhecer que lá é espaço dos professores e funcionários, e não necessariamente deles.
  • C A relação família-escola precisa ser indissociável.
  • D As escolas são espaços sociais que devem ser valorizados como pertencente à comunidade como um todo.
  • E As representatividades do alunado em geral compõe o que denominamos comunidade escolar.

Se a instituição educacional não questiona e não desconstrói o seu modelo unívoco de ensino, a gestão educacional torna-se obsoleta e excludente. Dessa forma, a escola precisa organizar-se em uma gestão educacional para que todos os estudantes se sintam acolhidos e incluídos.

A partir dessa afirmativa, é necessário:

  • A Repensar o currículo, a organização dos tempos e espaços de aprendizagem, a abordagem pedagógica, as inter-relações entre os sujeitos, os modos como se dá o processo avaliativo e demais elementos do contexto escolar.
  • B Repensar se a inclusão pode ser realmente realizada e quais as funções da gestão que organiza os espaços de aprendizagem que vão ocupar e as inter-relações entre os sujeitos, os modos como se dá o processo avaliativo.
  • C Identificar na gestão educacional a vida dos estudantes e suas famílias, as possibilidades de estarem na escola e como a abordagem pedagógica pode ser modificada para garantir a socialização delas.
  • D Coordenar a organização dos tempos de permanência das crianças e seus comportamentos indesejados que atrapalham as relações entre os sujeitos não atípicos e os modos como se dá o processo avaliativo.
  • E Impulsionar a abordagem pedagógica tradicional de modo a garantir que as crianças tenham inter-relações de competição, os modos como se dá o processo avaliativo e demais elementos do contexto escolar.

O Fórum dos Conselhos Escolares é um colegiado de caráter deliberativo que tem como finalidades o fortalecimento dos Conselhos Escolares de sua circunscrição e a efetivação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, com vistas a

  • A estabelecer mecanismos de regulação da participação da comunidade escolar.
  • B disciplinar o funcionamento dos Conselhos Escolares.
  • C fortalecer o papel da equipe gestora das escolas.
  • D melhorar a qualidade da educação.

Leia o texto a seguir.

A definição e compreensão teórico-conceitual e a análise da situação escolar em termos de Qualidade da Educação precisa considerar as dimensões extraescolares e as dimensões intraescolares. As dimensões extraescolares envolvem os níveis do espaço social e o dos direitos, obrigações e garantias, implicando os aspectos socioeconômico e cultural, uma vez que o ato educativo escolar se dá em um contexto de posições e disposições no espaço social de heterogeneidade e pluralidade sociocultural e de problemas sociais refletidos na escola. Já as dimensões intraescolares incidem diretamente nos processos de organização e gestão, nas práticas curriculares, nos processos formativos, no papel e nas expectativas sociais dos alunos, no planejamento pedagógico, nos processos de participação, na dinâmica da avaliação e, portanto, no sucesso escolar dos estudantes.
Disponível em: <https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3848/3539>. Acesso em: 27 set. 2024. [Adaptado].


Nesta perspectiva de Qualidade da Educação, é necessário

  • A o estabelecimento de políticas públicas e projetos escolares para o enfrentamento de questões como: fome, drogas, violência, sexualidade, famílias, raça e etnia, acesso à cultura, saúde etc.
  • B o estabelecimento de processos de competitividade e bonificação para estimular o desenvolvimento das competências e habilidades explicitados na BNCC.
  • C o desenvolvimento de metodologias e estratégias que permitam às escolas neutralizarem os impactos dos problemas que acontecem fora da escola.
  • D o desenvolvimento currículos, de mecanismos de controle e avaliação em larga escala, sem a participação dos sujeitos da escola, para que as metas de desempenho estabelecidos sejam alcançados.