Questões de Gestão Escolar (Pedagogia)

Limpar Busca

As afirmativas a seguir descrevem corretamente alguns cuidados a serem tomados em situações que exigem primeiros socorros, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Em caso de obstrução total de vias aéreas, deve-se aplicar a manobra de Heimlich.
  • B Em caso de hemorragia externa, deve-se usar um pano limpo e comprimir o local até que o sangramento pare.
  • C Em caso de queimadura, deve-se molhar o ferimento com água corrente.
  • D Em caso de desmaio, deve-se colocar a pessoa na chamada posição de recuperação, deitando-a com os membros inferiores acima do nível da cabeça para melhorar o fluxo sanguíneo.
  • E Em caso de convulsão, deve-se segurar a pessoa para evitar que se machuque e colocar um objeto entre seus dentes para desbloquear suas vias áreas.
O Regimento Escolar pode se tornar uma via de acesso para se alcançar uma boa qualidade da educação, por se tratar de um corpo normativo de uma prática política.
RIBEIRO, Fernando. Gestão Democrática e Regimento escolar: uma conexão necessária. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação -REASE. (Adaptado)
A respeito da definição de regimento escolar, assinale a afirmativa correta.
  • A Documento que define os currículos das redes escolares, especificando as competências para cada etapa da educação.
  • B Documento que expressa a autonomia da escola para estabelecer suas normas em relação às leis vigentes.
  • C Documento obrigatório e definitivo, que dispensa alterações ou atualizações após sua aprovação pela comunidade escolar.
  • D Documento de uso restrito pela administração, que trata das atitudes dos docentes, e, portanto, confidencial.
  • E Documento que estabelece as normas que deverão ser seguidas por todos que convivem no ambiente escolar.

Observe o gráfico a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


De acordo com a pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Sou da Paz, 59% dos agressores eram alunos da própria escola, 33% eram ex-alunos, e apenas 7% não tinham relação com a instituição. Portanto, há uma relação direta entre os agressores e a instituição atacada.


Avalie se as medidas que podem ser adotadas pelas escolas para reduzir o número de casos incluem:



I. Treinamento dos professores e dos funcionários para que sejam capazes de identificar comportamentos que exijam intervenção da comunidade escolar.


II. Exercitar o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais.


III. Estimular programas e atividades para que os alunos cuidem de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.




Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Qual é o papel do gestor escolar na mediação de conflitos no contexto escolar?

  • A Suprimir os conflitos para manter a harmonia.
  • B Ignorar os conflitos e focar apenas na aprendizagem.
  • C Mediar os conflitos de forma imparcial, utilizando o diálogo e o respeito.
  • D Evitar qualquer envolvimento nos conflitos.
  • E Transferir a responsabilidade para os professores.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na prática da gestão escolar e pedagógica, “a dupla composta por diretor e coordenador pedagógico, que aqui vamos chamar de dupla gestora, em cooperação, promove a dinâmica de trabalho na escola, gera oportunidades para que as melhores práticas sejam exercidas e atua como guardiã das ações que visam às aprendizagens e ao desenvolvimento de todas as crianças e jovens participantes da comunidade escolar” (Brasil, 2018, p. 59-63).
Considerando o texto, analise as proposições sobre a colaboração da direção e da coordenação pedagógica na cooperação para oportunizar as melhores práticas:
I- O histórico da comunidade é considerado no projeto político-pedagógico da escola. II- Os alunos apresentam à dupla gestora a realidade de suas comunidades de pertencimento para somar aos planejamentos e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem. III- Os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital são valorizados para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Sobre a colaboração para as melhores práticas junto aos participantes da comunidade escolar, é CORRETO o que se afirma em: 

  • A I e III apenas.
  • B II apenas.
  • C I, II e III.
  • D I apenas.
  • E III apenas.