Questões de Gestão Estratégica de Pessoas - RH 4.0 (Gestão de Pessoas)

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A gestão de pessoas enfrenta desafios significativos no ambiente corporativo moderno, exigindo que líderes possuam habilidades complexas e adaptabilidade para gerenciar eficazmente os recursos organizacionais, cuja quantidade e qualidade afetam diretamente a eficiência e o funcionamento da organização.
Os recursos organizacionais cujo fator de produção é a natureza são os

  • A administrativos.
  • B financeiros.
  • C humanos.
  • D mercadológicos.
  • E materiais.

A gestão estratégica de recursos humanos visa principalmente:

  • A Reduzir custos eliminando benefícios dos funcionários.
  • B Centralizar todas as decisões de pessoal na alta gerência.
  • C Evitar investimentos em treinamento e desenvolvimento.
  • D Alinhar as políticas de RH com a estratégia organizacional.

As organizações funcionam por meio das pessoas que dela fazem parte e que decidem e agem em seu nome. Quase tudo o que a sociedade necessita é produzido pelas organizações. Vive-se em uma sociedade de organizações, pois nelas as pessoas nascem, aprendem, servem-nas, trabalham e passam a maior parte de suas vidas. A estratégia de gestão de pessoas que visa aumentar a motivação e o engajamento de colaboradores através do reconhecimento e valorização de suas contribuições é a gestão de:

  • A Conflitos.
  • B Desempenho.
  • C Remuneração.
  • D Competências.

A moderna gestão de pessoas destaca a importância do desenvolvimento dos talentos para manter as organizações atualizadas, competitivas e sustentáveis.
No caso de universidades corporativas, o modelo para o desenvolvimento de talentos é(são)

  • A o coaching.
  • B a aprendizagem prática.
  • C os centros de desenvolvimento internos.
  • D os jogos de empresas (business games).
  • E o mentoring.

A Gestão de Recursos Humanos (GRH) é uma área de estudos relativamente nova, mas que passou e está passando por profundas mudanças e transformações. Sendo assim, analise as técnicas de GRH e sua vinculação com o ambiente interno e externo da organização, assinalando I, se interno, ou E, se externo.


( ) Recrutamento e seleção.

( ) Pesquisa de salários e benefícios.

( ) Avaliação de cargos.

( ) Universidade corporativa.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A E – I – I – E.
  • B E – E – I – I.
  • C E – I – E – I.
  • D I – E – I – E.
  • E I – I – E – E.