Questões de Gestão por resultados (Administração Pública)

Limpar Busca

Julgue o item seguinte, relativo à administração pública — do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático —, ao empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público, à gestão por resultados na produção de serviços públicos e à governabilidade e governança. 


A gestão orientada para resultados efetivos depende, especialmente, do nível de qualificação profissional e remuneração das carreiras de Estado, bem como da geração de estímulos para a formação de novas lideranças no setor público. 

  • Certo
  • Errado

No âmbito da gestão de resultados na produção de serviços públicos, de acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, assinale a alternativa que apresenta o instrumento que pretende dotar de maior autonomia as autarquias e fundações, para que essas entidades trabalhem com maior liberdade, com o objetivo de administrar os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, desde que atinjam os objetivos qualitativos e quantitativos (indicadores de desempenho) previamente acordados.

  • A Convênio.
  • B Contrato de gestão. 
  • C Qualificação em organizações da sociedade civil. 
  • D Qualificação em organizações sociais. 

A gestão de resultados é uma abordagem que foi intensamente adotada na administração pública brasileira a partir da década de 1990.
Assinale a opção que apresenta uma característica da gestão de resultados no serviço público.

  • A Foco exclusivo na redução de custos, sem considerar a qualidade dos serviços prestados.
  • B Prioridade da avaliação subjetiva do desempenho em detrimento do uso de metas e indicadores.
  • C Controle centralizado sem a participação de outros atores, como a sociedade civil ou instituições independentes. 
  • D Implementação de metas e indicadores para orientar o planejamento e avaliar o desempenho, com foco na accountability e na transparência.
  • E Base em práticas tradicionais, sem a introdução de novas ferramentas ou metodologias.

Assinale a opção que descreve uma característica da gestão de resultados no serviço público.

  • A Foco exclusivo na redução de custos, sem considerar a qualidade dos serviços prestados.
  • B Prioridade da avaliação subjetiva do desempenho em detrimento do uso de metas e indicadores.
  • C Controle é centralizado sem a participação de outros atores, como a sociedade civil ou instituições independentes.
  • D Implementação de metas e indicadores para guiar o planejamento e avaliar o desempenho, com foco na accountability e na transparência.
  • E Base em práticas tradicionais, sem a introdução de novas ferramentas ou metodologias.

No contexto da administração gerencial, a gestão por resultados foi introduzida para que os recursos fossem utilizados de modo eficiente e efetivo com foco nos resultados alcançados, baseados no princípio constitucional da eficiência e informações determinantes de transparência, visando o controle de suas ações.
Assinale a opção que apresenta dois enfoques essenciais para o alcance da gestão por resultados.

  • A Flexibilidade institucional e empenho em resultados.
  • B Planejamento vinculado ao orçamento e motivação dos servidores.
  • C Incentivos econômicos e criação de mecanismo competitivo.
  • D Governança corporativa e relações sociais avançadas.
  • E Finalidade do bem comum e serviço orientado para efetividade.