Questões de Gestão por resultados (Administração Pública)

Limpar Busca

A gestão de resultados é uma abordagem que foi intensamente adotada na administração pública brasileira a partir da década de 1990.
Assinale a opção que apresenta uma característica da gestão de resultados no serviço público.

  • A Foco exclusivo na redução de custos, sem considerar a qualidade dos serviços prestados.
  • B Prioridade da avaliação subjetiva do desempenho em detrimento do uso de metas e indicadores.
  • C Controle centralizado sem a participação de outros atores, como a sociedade civil ou instituições independentes. 
  • D Implementação de metas e indicadores para orientar o planejamento e avaliar o desempenho, com foco na accountability e na transparência.
  • E Base em práticas tradicionais, sem a introdução de novas ferramentas ou metodologias.

Assinale a opção que descreve uma característica da gestão de resultados no serviço público.

  • A Foco exclusivo na redução de custos, sem considerar a qualidade dos serviços prestados.
  • B Prioridade da avaliação subjetiva do desempenho em detrimento do uso de metas e indicadores.
  • C Controle é centralizado sem a participação de outros atores, como a sociedade civil ou instituições independentes.
  • D Implementação de metas e indicadores para guiar o planejamento e avaliar o desempenho, com foco na accountability e na transparência.
  • E Base em práticas tradicionais, sem a introdução de novas ferramentas ou metodologias.

No contexto da administração gerencial, a gestão por resultados foi introduzida para que os recursos fossem utilizados de modo eficiente e efetivo com foco nos resultados alcançados, baseados no princípio constitucional da eficiência e informações determinantes de transparência, visando o controle de suas ações.
Assinale a opção que apresenta dois enfoques essenciais para o alcance da gestão por resultados.

  • A Flexibilidade institucional e empenho em resultados.
  • B Planejamento vinculado ao orçamento e motivação dos servidores.
  • C Incentivos econômicos e criação de mecanismo competitivo.
  • D Governança corporativa e relações sociais avançadas.
  • E Finalidade do bem comum e serviço orientado para efetividade.

Julgue o item subsecutivo, a respeito de gestão da qualidade, gestão de mudanças, gestão por processos e cultura de inovação.


Uma vantagem da adoção da gestão por resultados em uma organização é a facilitação da gestão por competências e da gestão do conhecimento organizacional.  

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, acerca da evolução da administração pública e dos modelos de gestão pública.  


São princípios norteadores da gestão para resultados no governo do estado do Ceará rigidez e agilidade administrativa; orientação para resultados em uma perspectiva de curto prazo; e participação e controle social no governo. 

  • Certo
  • Errado