Questões de Globalização da Informação (Comunicação Social)

Limpar Busca

Preencha corretamente as lacunas do texto com relação ao jornalismo participativo.


De forma antagônica aos sistemas de comunicação que a antecederam, a ________________ interliga hoje os indivíduos e lhes possibilita formar o seu próprio habitat de comunicação sem, para isso, terem de passar por qualquer mediação. A _______________ crescente dos usuários na produção de conteúdo para sites públicos e comuns na internet gera uma “nova audiência” em “novos meios de comunicação”, que contêm conteúdos que complementam, subvertem ou ainda divergem daqueles emitidos pelos veículos da mídia de massa.


A sequência que preenche, corretamente, as lacunas do texto é

  • A rede / comunicação
  • B internet / colaboração
  • C ambiência / interação
  • D esfera pública / socialização

Um computador e uma conexão com a internet possibilitam ao repórter acessar, de qualquer parte do mundo, seus próprios arquivos ou milhões de bancos de dados sobre os mais diferentes assuntos. Nesse contexto, Lage (2014) defende o uso da RAC, que consiste no processo de:

  • A colher e processar informação secundária.
  • B apenas processar informação primária.
  • C colher e processar informação primária ou, pelo menos, intermediária.
  • D somente colher informação intermediária.
  • E colher e processar informação primária, secundária e terciária.

Considerando a responsabilidade social da mídia, assinale a alternativa correta.

  • A A evolução das tecnologias da comunicação e da informação torna inegável a necessidade da volta da exigência do diploma superior para a prática profissional do jornalismo.
  • B A atribuição aos meios de comunicação de papel preponderante no processo de construção do espaço público e democrático é um mito superado pelos pensadores contemporâneos.
  • C O modelo de radiodifusão comercial, no qual empresas atuam com liberdade na montagem da própria programação e na captação de anunciantes, é o que apresenta resultados mais significativos no tocante à preservação da cultura local e da identidade nacional.
  • D A concentração da propriedade dos meios de comunicação é uma forma de assegurar a atuação democrática desses meios.
  • E No modelo de mercado livre, o Estado cria um ambiente em que as empresas dos meios de comunicação gozam de plena liberdade para operar comercialmente.
Os meios de comunicação atuam em variados tipos de mídia e, por isto, uma Assessoria de Imprensa deve dominar as técnicas e práticas dos jornais e revistas, emissoras de rádio e televisão, sites, blogs e redes sociais na internet. Além disto, as empresas comerciais e industriais, nos diversos segmentos de produtos e serviços, podem necessitar de veículos próprios de comunicação e, para isto, precisam da assessoria de profissionais capacitados. No caso específico do público interno e por ser mais direto, barato, renovável e fácil de realizar, o ideal é
  • A o jornal mural e/ou digital na intranet.
  • B o patrocínio de um programa de rádio.
  • C uma campanha de anúncios na televisão.
  • D a produção e a divulgação de um curta na web.

A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. A comunicação on-line e as novas tecnologias trouxeram novas exigências ao trabalho de assessoria de imprensa. Analisando a mídia impressa e as novas mídias eletrônicas é correto afirmar que:

I) A mídia impressa é um meio de comunicação que serve para levar as pessoas informações através de impressão, está presente em tudo ao nosso redor, como folhetos, revista, mala-direta, jornal, banner, cartão, convite, receituário, catálogo, adesivo, etiquetas, imã de geladeira, cardápio, embalagem e muito mais.

II) Computadores pessoais, internet, telefones celulares, smartphones, notebooks, iPods, tablets, smart TVs e uma série de outros aparelhos se incorporaram à nossa rotina e modificaram, entre tantas outras coisas, a maneira como recebemos informações, nos relacionamos uns com os outros, pesquisamos, escolhemos e consumimos, exigindo novos estudos, teorias e uma nova linguagem do jornalismo.

III) A televisão (aberta ou por assinatura), o rádio, o cinema, e, mais recentemente, a Internet, compreendem os tipos de Mídia Eletrônica que veiculam mensagem publicitária segundo padrões específicos.

  • A Apenas as alternativas I e III estão corretas.
  • B Apenas as alternativas I e II estão corretas.
  • C Apenas a alternativa I está correta.
  • D Todas as alternativas estão corretas.