Questões de Globalização da Informação na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca
A chamada “transformação digital” implicou na digitalização dos processos e procedimentos das empresas e modificou a forma como se costumava realizar atividades no mundo corporativo. O fundamental é perceber que esta mudança deve vir da incorporação de nova mentalidade (mind set) no centro da estratégia de negócios da organização.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que identifica um dos principais aspectos desta mudança.
  • A Mudança radical na estrutura das organizações a partir da tecnologia como item estratégico central, incluindo a redução de hierarquias
  • B Foco apenas na hospitalidade dos dados
  • C Gestão da informação visando somente a segurança dos dados
  • D Inovar apenas de acordo com a necessidade
  • E Gestão da organização que deve liderar um processo hierarquizado de cima para baixo na construção da adequação digital da instituição para evitar sugestões inadequadas

O Inbound Marketing se vale de oferecer conteúdo que satisfaça as dúvidas que o público traz e de promover mais abertura para um relacionamento próximo e para o diálogo entre empresa e consumidor. Sobre esse recurso, é correto afirmar que ele possibilita

  • A comunicação aberta, pois quando marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante.
  • B comunicação unilateral, pois em um anúncio há pouca ou nenhuma interação; a marca fala e o público ouve.
  • C descontinuidade, pois a mensagem da marca é passada de forma descontínua, nos momentos mais convenientes para os consumidores.
  • D menor engajamento, pois, se o produto vendido não for o que a pessoa precisa, no momento certo, o anúncio vai ter pouco efeito sobre ela.

Os avanços tecnológicos transformaram a forma de circulação e a constituição de conteúdo das plataformas de comunicação com o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa e a inteligência coletiva.
Esse fenômeno ficou conhecido como cultura da(o)

  • A convergência
  • B massa
  • C
  • D consenso
  • E conhecimento

A popularização do uso da Internet e a facilidade ao acesso de aparelhos telefônicos com tecnologia de ponta provocaram adaptações à prática do jornalismo e impulsionaram a transição do jornalismo de

  • A discussão para o jornalismo de intervenção
  • B informação para o jornalismo de comunicação
  • C isenção para o jornalismo de regionalização
  • D mediação para o jornalismo de interação
  • E repercussão para o jornalismo de opinião

A inexistência de uma periodicidade que demarque o momento rotineiro para disparar a notícia ou um conjunto de notícias é a mais forte característica do jornalismo praticado

  • A pelo radiojornalismo
  • B pelos noticiários de televisão
  • C pelos portais de notícias
  • D pelos jornais impressos
  • E pelas revistas de variedades