Questões de Globalização e Marketing Internacional (Marketing)

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De todas as eras do marketing que já existiram, sem dúvida alguma, a que vivemos atualmente é a que mais rompe com os paradigmas da sociedade. Ela é marcada por forte presença da máquina e da descentralização da produção e compartilhamento da informação. Nesse sentido, a era do marketing 5.0 utiliza-se de novos recursos para atingir objetivos mercadológicos das empresas. Assinale a alternativa que apresenta os recursos mais utilizados nessa era e que tornam possível o marketing 5.0.
  • A Redes sociais, suas métricas e suas ofertas de comunicação
  • B Novos gadgets conectados, como notebooks, smartphones e smart TVs
  • C Armazenamento dos dados na nuvem e as redes sociais com suas métricas e formas de avaliação
  • D IA, PLN, sensores, robótica, RA, RV, IOT e blockchain
As mudanças no marketing acompanham as mudanças na sociedade. Com isso, novas teorias de marketing surgem para ajudar os profissionais a se adaptarem às novidades. Assim, o marketing 5.0, termo criado por Philip Kotler, surge como uma possibilidade de teoria para entendermos as novas formas de fazer marketing em nosso tempo. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição do termo Marketing 5.0.
  • A Aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente
  • B Aplicação de pesquisa de mercado constante, testes AB e recursos de monitoramento para melhorar o conjunto de ações comunicacionais de uma organização
  • C Seleção dos ambientes macro e micro de uma organização, gestão de pessoas e aplicação de técnicas de envolvimento e engajamento dos consumidores
  • D Avaliação constante dos recursos profissionais, da gestão de pessoas, das lideranças da organização e dos resultados de ações mercadológicas para melhor atender as necessidades do consumidor

No que diz respeito a marketing tradicional e marketing digital, assinale a opção correta.

  • A Na promoção de produtos por meio das estratégias de marketing tradicional, é possível medir, em tempo real, a quantidade de pessoas interessadas na mensagem.
  • B Por meio das estratégias de marketing digital, é possível criar, editar e substituir qualquer tipo de campanha em poucos minutos, sem a necessidade de conhecimento técnico aprofundado.
  • C O custo para anunciar por meio de estratégias de marketing tradicional é consideravelmente mais baixo que o resultante do emprego de estratégias de marketing digital.
  • D Na promoção de negócios e produtos por meio das estratégias de marketing tradicional, a interação com o público favorece o retorno da comunicação entre anunciante e destinatário da mensagem.

No cenário do marketing internacional, quanto ao processo de globalização de uma empresa,

  • A o endomarketing só é possível se o serviço ofertado pela empresa internacionalmente não exigir a presença física do seu prestador.
  • B o marketing internacional de um serviço virtual exige adequada logística de mercado.
  • C o marketing internacional eficaz está diretamente ligado ao endomarketing.
  • D o marketing internacional independe do marketing interno, pois os valores globais são diferentes dos organizacionais.

Sob a perspectiva do marketing internacional, para que uma empresa se torne global, é necessário que a administração tome uma série de decisões. A respeito de aspectos suscitados pelo assunto, assinale a opção correta.

  • A No Brasil, todo processo de internacionalização (início de participação no comércio exterior) de uma empresa depende de patrocínio governamental com programas agressivos de promoção da exportação.
  • B É preciso decidir sobre em que mercado(s) entrar e de que maneira se deve ingressar nele(s).
  • C É impossível alcançar brand equity em um mercado internacionalizado.
  • D Deve ser inserida uma marca em um mercado estrangeiro apenas se ela possuir brand equity no seu país de origem.