Questões de Globalização no Turismo (Turismo)

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Conforme a Organização Mundial do Turismo (2003, p. 24), o turismo sustentável configura-se como aquele que “atende às necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro”. Sendo assim, o segmento turístico que mais se aproxima dos princípios do turismo sustentável é o:

  • A Turismo de compras.
  • B Turismo de negócios e eventos.
  • C Ecoturismo.
  • D Turismo de sol e praia massificado.
  • E Turismo náutico de cruzeiros.

Suponha que uma rede hoteleira do nordeste brasileiro decida realizar uma campanha de marketing e, no processo de escolha de mídia para a veiculação da mensagem, opte por utilizar o jornal.

Acerca desse tipo de mídia, é correto afirmar que

  • A possui a limitação de não ter qualquer seletividade de audiência.
  • B possui a vantagem de não ter concorrência de outros anúncios na mesma mídia.
  • C possui como limitação o custo absoluto excessivo por espaço alugado.
  • D possui a vantagem de misturar diversos sinais de comunicação mercadológica.
  • E possui a limitação de ser considerada uma mídia de baixa qualidade de reprodução.

Com o crescimento do processo turístico de um local, algumas consequências danosas podem ocorrer devido a uma situação em que o turismo excede o quanto o local está preparado para receber adequadamente os visitantes.

A medida da capacidade que o ambiente natural tem de tolerar a interferência turística de forma que ainda possa se regenerar é denominada capacidade de carga

  • A biofísica.
  • B econômica.
  • C social.
  • D cultural.
  • E política.

O ano de 2015 representou um marco para o desenvolvimento das nações, a partir do comprometimento dos governos com a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A agenda define um quadro global para erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e reparar as mudanças climáticas até 2030. Já os 17 Objetivos apresentam 169 metas associadas e 231 indicadores, com foco nas pessoas e trabalho transformativo, universal e integrado. Para a Organização Mundial do Turismo – OMT, o turismo tem potencial para contribuir, direta ou indiretamente, com todos os objetivos. Mas, em particular, o turismo foi incluído nas metas dos Objetivos 8, 12 e 14. Estas metas são, EXCETO:

  • A Criar e promover parcerias para o desenvolvimento estratégico das gestões públicas e privadas do turismo.
  • B Até 2030, conceber e implementar políticas para promover o turismo sustentável que crie empregos e promova a cultura e os produtos locais.
  • C Desenvolver e implementar ferramentas para monitorar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais.
  • D Até 2030, aumentar os benefícios econômicos para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, a partir do uso sustentável dos recursos marinhos, inclusive por meio de uma gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo.

Segundo a Organização Mundial do Turismo – OMT, “a natureza da atividade turística é um conjunto complexo de interrelações de diferentes fatores que devem ser considerados conjuntamente sob uma ótica sistemática, ou seja, um conjunto de elementos interrelacionados que evoluem de forma dinâmica”. Nesse sentido, analisar o mercado turístico, os elementos que o compõe e as relações estabelecidas entre eles é fundamental para o planejamento turístico. Assinale a alternativa que apresenta os elementos básicos que compõe o mercado turístico:

  • A Operadores de mercado, atrativos turísticos e turistas.
  • B Demanda, oferta, atrativos turísticos e agentes locais.
  • C Gestão pública, demanda, oferta e cadeia produtiva do turismo.
  • D Demanda, oferta, espaço geográfico e operadores de mercado.