Questões de Globalização no Turismo (Turismo)

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Conforme a Organização Mundial do Turismo (2003, p. 24), o turismo sustentável configura-se como aquele que “atende às necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro”. Sendo assim, o segmento turístico que mais se aproxima dos princípios do turismo sustentável é o:

  • A Turismo de compras.
  • B Turismo de negócios e eventos.
  • C Ecoturismo.
  • D Turismo de sol e praia massificado.
  • E Turismo náutico de cruzeiros.

Com o crescimento do processo turístico de um local, algumas consequências danosas podem ocorrer devido a uma situação em que o turismo excede o quanto o local está preparado para receber adequadamente os visitantes.

A medida da capacidade que o ambiente natural tem de tolerar a interferência turística de forma que ainda possa se regenerar é denominada capacidade de carga

  • A biofísica.
  • B econômica.
  • C social.
  • D cultural.
  • E política.

Suponha que uma rede hoteleira do nordeste brasileiro decida realizar uma campanha de marketing e, no processo de escolha de mídia para a veiculação da mensagem, opte por utilizar o jornal.

Acerca desse tipo de mídia, é correto afirmar que

  • A possui a limitação de não ter qualquer seletividade de audiência.
  • B possui a vantagem de não ter concorrência de outros anúncios na mesma mídia.
  • C possui como limitação o custo absoluto excessivo por espaço alugado.
  • D possui a vantagem de misturar diversos sinais de comunicação mercadológica.
  • E possui a limitação de ser considerada uma mídia de baixa qualidade de reprodução.

No mês de março a Pesca Artesanal da Tainha de Bombinhas recebeu um prêmio internacional na maior feira de turismo do mundo, a ITB em Berlin na Alemanha: o Green Destinations Story Award. Foram premiadas as três melhores histórias que integram a lista de vencedoras do concurso anual TOP 100 Sustainable Stories da Green Destinations, que reconhece iniciativas de sucesso em sustentabilidade em seis categorias. Analise as afirmativas:
I. A Green Destinations é uma organização global criada na Holanda para apoiar destinos sustentáveis, seus negócios e suas comunidades.
II. Bombinhas integra a relação de vencedores do TOP 100 nas edições de 2021 e 2022 com duas histórias: Descobrindo Bombinhas e Pesca Artesanal da Tainha, ambas na categoria Cultura & Tradição.
III. Em 2023, Bombinhas recebeu o selo prata de certificação de gestão sustentável do programa Awards & Certifications da Green Destinations.
Assinale a alterativa que apresenta as afirmativas corretas.

  • A Apenas a I.
  • B I e II.
  • C I e III
  • D I, II e III.

O ano de 2015 representou um marco para o desenvolvimento das nações, a partir do comprometimento dos governos com a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A agenda define um quadro global para erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e reparar as mudanças climáticas até 2030. Já os 17 Objetivos apresentam 169 metas associadas e 231 indicadores, com foco nas pessoas e trabalho transformativo, universal e integrado. Para a Organização Mundial do Turismo – OMT, o turismo tem potencial para contribuir, direta ou indiretamente, com todos os objetivos. Mas, em particular, o turismo foi incluído nas metas dos Objetivos 8, 12 e 14. Estas metas são, EXCETO:

  • A Criar e promover parcerias para o desenvolvimento estratégico das gestões públicas e privadas do turismo.
  • B Até 2030, conceber e implementar políticas para promover o turismo sustentável que crie empregos e promova a cultura e os produtos locais.
  • C Desenvolver e implementar ferramentas para monitorar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais.
  • D Até 2030, aumentar os benefícios econômicos para os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, a partir do uso sustentável dos recursos marinhos, inclusive por meio de uma gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo.