Questões de Grafia de Cargos Compostos (Redação Oficial)

Limpar Busca

Qual dos vocábulos abaixo NÃO está adequadamente escrito, caso ele precise ser empregado em redações oficiais?

  • A Tenente-Coronel
  • B editor-chefe
  • C Primeiro-Ministro
  • D capitão de mar e guerra
  • E Vice-reitor

Observe abaixo o trecho de um ofício hipotético encaminhado a Francisco Campos, Senador da República, por Raimundo Silva, Secretário de Educação de determinado Município. Em seguida, assinale a alternativa correta de acordo com as normas de redação oficial do Manual de Redação da Presidência da República.

“A Sua Excelência o Senhor Francisco Campos Senador da República Senado Federal Praça dos Três Poderes CEP 70.165-900, Brasília-DF [...]

      Excelentíssimo Senhor Senador, É de conhecimento de Vossa Senhoria que o Município de Passa Amanhã é um dos destaques brasileiros no tocante ao analfabetismo funcional...”

  • A O endereçamento está incompleto. Para estar completo, deveria constar na 1ª linha “A Sua Excelência o Senhor Senador da República”.
  • B O vocativo está correto.
  • C O tratamento no corpo do texto está correto.
  • D O endereçamento está errado.
  • E O vocativo está errado, pois o correto seria “Senhor Senador,”.

Quanto à comunicação e à redação de documentos oficiais, julgue o item. 

Em palavras utilizadas para designar cargos e títulos cuja grafia exija o emprego do hífen, é opcional o uso de iniciais maiúsculas ou minúsculas, desde que todos os termos hifenizados sigam a mesma opção de grafia, como nos casos de diretor-geral e Diretor-Geral

  • Certo
  • Errado

Analise as afirmativas abaixo em relação à normatização e formatação das comunicações e correspondências oficiais.

1. Os números cardinais, quando designam ano, devem ser escritos sem ponto e sem espaço entre o milhar e a centena. 2. Os nome dos meses devem ser escritos com inicial maiúscula. 3. Quando o ofício for assinado por mais de um signatário, deve-se observar a hierarquia do menor para o maior. 4. Em um ofício, não se antepõe título profissional ao nome do signatário. 5. Nos ofícios em que haja a necessidade de se utilizar mais de uma folha, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Considerando as correspondências oficiais, seu caráter público e sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma. Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir.
I. Os textos oficiais devem seguir a normatização prescrita pelos dicionários e pelas gramáticas tradicionais.
II. A linguagem utilizada nos gêneros oficiais deve ser rebuscada, repleta de termos formais, técnicos, com vocabulário amplo e refinado.
III. O padrão de linguagem utilizado nas correspondências oficiais deve se pautar na linguagem do cânone literário, com uso de figuras, ambiguidades e polissemia.
IV. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora, por isso, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.
Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e III.
  • E I, II e IV.