Questões de Grau de Alavancagem Operacional (Contabilidade de Custos)

Limpar Busca
A empresa CDG Ltda apresentou as seguintes informações gerenciais, relativas ao mês de outubro de 2.02X:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa correta que apresenta o GAO grau de alavancagem operacional da empresa, caso ela consiga um aumento de 20% nas vendas atuais, mantendo-se constantes o preço de venda, os custos e as despesas:
  • A 1,5
  • B 2,2
  • C 3,0
  • D 3,5
  • E 3,75

Considerando-se uma receita de R$ 1.350.000,00, um custo variável de R$ 650.000,00, um custo fixo de R$ 500.000,00 e Δ de 25%, o grau de alavancagem operacional é:

  • A 2,99
  • B 3,24
  • C 4,12
  • D 4,20
A empresa SLM Ltda que produz e vende apenas o produto L, apresentou no último mês, os seguintes dados contábeis, extraídos de seus relatórios:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nos dados apresentados, selecione a alternativa correta que apresenta o valor do lucro líquido do exercício, calculado por meio do custeio variável.
  • A R$ 105.000,00
  • B R$ 90.000,00
  • C R$ 84.000,00
  • D R$ 69.000,00
  • E R$ 50.000,00

É comum, no âmbito da Contabilidade Gerencial, generalizar os gastos empresariais, chamando-os de “custos”, e, assim, apresentar a fórmula do resultado (lucro ou prejuízo), relacionando custos variáveis, custos fixos, preço de venda e volume de vendas.

Essa fórmula é corretamente apresentada em:

  • A Resultado = (Preço – Custo Variável Unitário) * Volume de Vendas – Custo Fixo Total.
  • B Resultado = (Preço – Custo Fixo Unitário) * Volume de Vendas – Custo Variável Unitário.
  • C Resultado = Preço – (Custo Variável Total + Custo Fixo Total).
  • D Resultado = Receita Total – Custo Total Médio.
  • E Resultado = Receita Total – Custo Variável Unitário – Custo Fixo Total.

No que diz respeito aos princípios gerais de alavancagem operacional e financeira, julgue o item subsecutivo.

Uma organização possui grau de alavancagem operacional positivo quando o aumento no volume de vendas resulta em aumento no seu lucro operacional.

  • Certo
  • Errado