As análises de custo-benefício e de custo-efetividade são, ambas, modelos avaliativos do tipo
- A econômico.
- B baseado em clientes.
- C baseado em stakeholders.
- D baseado em efetividade.
- E profissional.
As análises de custo-benefício e de custo-efetividade são, ambas, modelos avaliativos do tipo
A respeito da tabela precedente (valores em mil reais), que representa os dados de uma empresa relativos a seus dois exercícios mais recentes, julgue o próximo item.
No exercício mais recente, a empresa concentrou seus valores realizáveis no curto prazo, situação que apresentou melhora no período analisado.
A avaliação do desempenho pode também ser processada por meio do retorno do ativo total, promovendo importantes adicionais sobre a evolução da situação econômica da empresa.
Considere os dados e as informações relativas à empresa Energia Verde:
Balanço Patrimonial – Energia Verde (31/12/XX)
O retorno sobre o ativo total (ROA) é de:
Conforme o Modelo Fleuriet, as principais fontes de distúrbios na situação financeira da empresa e que podem ocasionar o desenvolvimento do efeito tesoura podem ser decorrentes dos seguintes fatores:
I. Alterações nos prazos operacionais de estoques, clientes e fornecedores.
II. Distribuição de resultados elevada resultando em baixa retenção de lucros em níveis insuficientes para fazer frente ao aumento da NCG.
III. Redução das vendas – a diminuição das vendas pode provocar o aumento da NCG devido ao acúmulo de estoques.
IV. Investimentos elevados com retorno a longo prazo não financiados por Exigível a Longo Prazo e/ou Aumento de Capital.
V. Inflação baixa que causa a redução da NCG.
Quais estão corretos?
Com referência às análises horizontal e vertical, a tendências e a grupos de comparação, julgue o item a seguir.
A comparação feita durante a análise de balanços apresenta-se de duas formas: análise temporal e análise inter-empresarial. Enquanto a primeira compreende a tendência apresentada pelos indicadores de desempenho e não limita a avaliação a resultado restrito a um único período, a segunda relaciona o desempenho de uma empresa com o setor de atividade e o mercado em geral.