Um estudante universitário está se preparando para uma prova importante. Ele acabou de receber a nota de um trabalho em grupo e ficou desapontado com o resultado. O trabalho recebeu uma nota baixa, e ele acredita que isso se deve, principalmente, à falta de esforço de seus colegas de grupo. Ele pensa: “eles não se dedicaram o suficiente e, por isso, nosso trabalho não foi bem avaliado”. A Teoria de Atribuição Causal tende a ser amplamente utilizada para entender e explicar motivação, resposta emocional, comportamentos, atitudes, percepções, crenças, entre outras percepções inerentes ao processo atribucional, que é multidimensional e inerente à interação social. Com base nessa teoria, a explicação do estudante para o resultado do trabalho em grupo está
- A focando em fatores internos (disposicionais), atribuindo a baixa nota ao esforço individual de seus colegas, o que tende a ser inicial e automático.
- B combinando elementos disposicionais, situacionais e de covariação em sua explicação, evidenciando que ele reconhece que o processo atribucional é complexo e depende de diferentes fatores.
- C considerando fatores externos (situacionais), como o contexto do trabalho em grupo, que pode ter influenciado o resultado, indicando que ele acredita que essa explicação possa ser alterada posteriormente.
- D aplicando o princípio de covariação, observando o comportamento de seus colegas ao longo do tempo e relacionando-o à nota do trabalho, sugerindo que ele considera o esforço, o local, os atores e os alvos envolvidos.