Questões de Grupos e Equipes (Psicologia)

Limpar Busca

Um estudante universitário está se preparando para uma prova importante. Ele acabou de receber a nota de um trabalho em grupo e ficou desapontado com o resultado. O trabalho recebeu uma nota baixa, e ele acredita que isso se deve, principalmente, à falta de esforço de seus colegas de grupo. Ele pensa: “eles não se dedicaram o suficiente e, por isso, nosso trabalho não foi bem avaliado”. A Teoria de Atribuição Causal tende a ser amplamente utilizada para entender e explicar motivação, resposta emocional, comportamentos, atitudes, percepções, crenças, entre outras percepções inerentes ao processo atribucional, que é multidimensional e inerente à interação social. Com base nessa teoria, a explicação do estudante para o resultado do trabalho em grupo está

  • A focando em fatores internos (disposicionais), atribuindo a baixa nota ao esforço individual de seus colegas, o que tende a ser inicial e automático.
  • B combinando elementos disposicionais, situacionais e de covariação em sua explicação, evidenciando que ele reconhece que o processo atribucional é complexo e depende de diferentes fatores.
  • C considerando fatores externos (situacionais), como o contexto do trabalho em grupo, que pode ter influenciado o resultado, indicando que ele acredita que essa explicação possa ser alterada posteriormente.
  • D aplicando o princípio de covariação, observando o comportamento de seus colegas ao longo do tempo e relacionando-o à nota do trabalho, sugerindo que ele considera o esforço, o local, os atores e os alvos envolvidos.

Márcio tinha 60 anos quando passou em um concurso público para trabalhar em uma secretaria. Os outros aprovados têm, em média, 30 anos de idade.
Assinale a opção que apresenta uma barreira atitudinal que pode atrapalhar a plena integração de Márcio à sua equipe de trabalho.

  • A O etarismo.
  • B O capacitismo.
  • C A acessibilidade.
  • D A exclusão digital.
  • E A misoginia.

Segundo Lapassade (1977), são leis de funcionamento que existem na dinâmica de grupos, EXCETO:

  • A Comunicação.
  • B Coesão.
  • C Desvio.
  • D Feedback construtivo.
  • E Liderança.

Julgue o item a seguir.


A psicoterapia em grupo se mostra muito eficaz, principalmente quando os participantes compartilham de alguma queixa, como por exemplo alguma doença. Porém não se mostra eficaz para grupos de autoajuda, não sendo bem sucedidos pelo simples fato de, na maioria das vezes, não existir um especialista conduzindo o grupo e por serem conduzidos pelos próprios participantes. 

  • Certo
  • Errado