A avaliação psicopedagógica é de fundamental importância para crianças que venham a apresentar alguma dificuldade de aprendizagem escolar. No entanto, a avaliação psicopedagógica não tem como finalidade apenas identificar problemas de aprendizagem, mas também traçar estratégias de intervenção e orientar pais e escolas. (Assunção; Araújo; Resende, 2020, p. 2-3.)
Sobre a avaliação psicopedagógica e a intervenção, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A Na avaliação psicopedagógica, são utilizadas estratégias diversificadas organizadas em etapas como, por exemplo, Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), provas operatórias de Piaget e teste de desempenho escolar.
- B A avaliação psicopedagógica tem a intenção de promover uma busca acerca de pontos que não estão adequados com o indivíduo em relação ao comportamento que é esperado, buscando entender a forma como a criança aprende.
- C São exemplos de intervenção pedagógica: jogos lúdicos, entrevistas, trabalhos em equipe multidisciplinares, utilização de grupos terapêuticos, técnicas de recolocação de informação diagnóstica, estratégias terapêuticas e assessoramento.
- D O psicopedagogo investiga as condições necessárias para a aprendizagem do que é ensinado nas escolas e avalia as relações da criança com a escola e a família, mas não interage com a família, posto que a responsabilidade familiar junto ao aluno não envolve a psicopedagogia escolar.