Questões de Henri Wallon (Pedagogia)

Limpar Busca

Marta Kohl de Oliveira ao tratar do aprendizado e desenvolvimento como um processo histórico informa que “a sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento” (1995, p. 28). Sobre a relação entre os pensadores Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky compreende que o homem é um ser histórico retirando-se do processo de trabalho (transformação da natureza).
  • B A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos estudos laboratoriais dos psicólogos estadunidenses.
  • C A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky parte do pressuposto de que a vida material não é um condicionante da vida social, política e espiritual do homem.
  • D A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético de Marx e Engels.
  • E A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico de Marx e Engels, com exceção das transformações qualitativas que ocorrem por meio da síntese dialética.

Para Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento, de acordo com Dantas (2019, p. 131).
Assinale a alternativa CORRETA quanto à sequência dos estágios do desenvolvimento postulados por Wallon em sua teoria.

  • A Sensório-motor e Projetivo (0 a 3 anos); Personalismo (3 a 6 anos); Latência (6 a 8 anos); Impulsivo Emocional (8 a 12 anos); Puberdade e Adolescência (12 anos em diante).
  • B Sensório-motor (0 a 2 anos); Motor-Projetivo (2 a 5 anos); Personalismo (5 a 7 anos); Latência (7 a 11 anos); Adolescência (11 anos em diante).
  • C Impulsivo Emocional (0 a 1 ano); Sensório-motor e Projetivo (1 a 3 anos); Personalismo (3 a 6 anos); Categorial (6 a 11 anos); Puberdade e Adolescência (11 anos em diante).
  • D Sensório-motor (0 a 1 ano); Sensório-motor e Projetivo (1 a 3 anos); Personalismo (3 a 6 anos); Categorial (6 a 8 anos); Impulsivo Emocional (8 a 12 anos); Puberdade e Adolescência (12 anos em diante).
  • E Impulsivo Emocional (0 a 1 ano); Sensório-motor e Projetivo (1 a 3 anos); Categorial (6 a 8 anos); Personalismo (8 a 12 anos); Puberdade e Adolescência (12 anos em diante).
Um professor buscou fazer o seu trabalho pedagógico tendo como referência o teórico Wallon, cuja abordagem postula que existem estágios no desenvolvimento cognitivo do aluno. Em relação aos estágios propostos por Wallon, analise as afirmativas a seguir:

I. Estágio operatório – concreto: caracterizado pelo fato do pensamento se tornar livre das limitações da realidade concreta.
II. Estágio impulsivo emocional: caracterizado pela indiferenciação da criança e do outro.
III. Estágio do personalismo: caracterizado pelo retorno ao mundo físico do conhecimento, maior autonomia, domínio do espaço físico.
IV. Estágio sensório – motor: caracterizado pelas percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver os problemas práticos.

Estão corretas, apenas as afirmativas: 
  • A I e II
  • B II e IV
  • C II e III
  • D I e IV

Os conceitos apresentados por Henri Wallon auxiliam na compreensão da construção da base do ensino e aprendizagem da criança, ajudando no entendimento das outras fases do ser humano. É CORRETO afirmar, que há pilares que fundamentam a Teoria do desenvolvimento Infantil de Wallon que são:

  • A Afetividade, Psicomotriccidade, Cognição e Construção.
  • B Afetividade, Motricidade, Cognição e Meio Ambiente.
  • C Afetividade, Motricidade, Cognição e Externalização.
  • D Afetividade, Motricidade, Cognição e Contradição.
  • E Afetividade, Motricidade, Cognição e Cultura.

A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon pode ampliar a compreensão do processo ensino-aprendizagem e favorecer nesse processo, a aprendizagem de novos comportamentos, novas ideias e novos valores. Para tanto, é CORRETO que a teoria wallloniana pode incluir quais eixos no processo de desenvolvimento?

  • A Os eixos principais no processo de desenvolvimento são ciência normativa e arte aplicada.
  • B Os eixos principais no processo de desenvolvimento são o processo ensino e aprendizagem.
  • C Os eixos principais no processo de desenvolvimento são a relação professor e aluno.
  • D Os eixos principais no processo de desenvolvimento são integração organismo-meio e integração dos conjuntos funcionais.
  • E Os eixos principais no processo de desenvolvimento são orientação e cultura geral.