Questões de História da América Latina (História)

Limpar Busca

Julgue o item a seguir, relativo às sociedades pré-colombianas.


O Império Inca, conhecido por seu extenso sistema de estradas e comunicação, operava sob uma economia de mercado altamente desenvolvida, na qual o comércio e a moeda eram centrais para a distribuição de recursos através de suas vastas terras.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir, relativo às sociedades pré-colombianas.


Os olmecas, muitas vezes considerados a "cultura-mãe" da Mesoamérica, desenvolveram um sistema de escrita hieroglífica complexo, que foi posteriormente adaptado e ampliado por outras civilizações como os maias e os astecas.

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho a seguir.


Por milênios, o homem foi caçador. Durante inúmeras perseguições, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisíveis pelas pegadas na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de pelos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barba. Aprendeu a fazer operações mentais complexas com rapidez fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas. O que caracteriza esse saber é a capacidade de, a partir de dados aparentemente negligenciáveis, remontar a uma realidade complexa não experimentável diretamente.



GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 151-152. (Adaptado).


Sobre o paradigma indiciário na História, com base na leitura do trecho acima, assinale a afirmativa correta.

  • A Decifra épocas passadas através da experiência do historiador, que seleciona as fontes com base em formulações preconcebidas para facilitar a investigação.
  • B Investiga os eventos históricos por meio da análise de documentos de diversas naturezas, descontruindo suas intencionalidades.
  • C Revela processos históricos ao respeitar o conteúdo da documentação oficial e primária, entendendo-a como um registro do passado inquestionável.
  • D Narra um passado a partir da observação de pistas e sinais, elaborando uma visão superficial devido à limitação de informações disponíveis.
  • E Estuda contextos históricos com base em registros seriais, que permitem uma compreensão completa do passado e de sua evolução.

A Argentina foi palco de lutas intestinas no processo de constituição do Estado nacional. A expressão mais destacada do processo argentino foi a emergência dos caudilhos. E, como observa C. Guazzelli (1990, p. 34), “o processo de independência, com seu corolário de transformações, trouxe aos caudilhos uma ameaça a interesses específicos, que então passam a ser combatidos. A guerra civil será um reflexo da luta dos caudilhos pela garantia de privilégios de que dispunham no período colonial, contrariando projetos políticos que se desenvolvem na tentativa de uma organização nacional”. A tese anterior revela que os caudilhos argentinos não são um fenômeno surgido após a Independência. Eles remontam ao período colonial e estão indissoluvelmente ligados ao processo de apropriação da terra. Dentro do contexto da história dos estados nacionais da América Latina, e em especial o estado argentino, os caudilhos:

  • A Passaram a compactuar com os projetos liberais e constitucionalistas, desde que subsidiados pelo estado.
  • B Fortaleceram seu poder de início regional com as guerras de independência e também alcançaram patamares nacionais.
  • C Abdicaram de seu poder em prol dos princípios liberais e da unidade política que parte dos independentistas almejavam.
  • D Perderam o poder, a partir das influências de ideias liberais que impactaram e até mesmo inspiraram os processos de independência.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o conceito de guerra justa, usado no Brasil Colonial.

  • A Um recurso legal utilizado para o extermínio de indivíduos, principalmente africanos, que se reuniam em quilombos no Brasil.
  • B Uma ferramenta jurídica de tradição católica que autorizava a prisão apenas de africanos mulçumanos que se rebelassem contra a escravidão no Brasil.
  • C Um direito romano que previa a troca de prisioneiros entre potências inimigas, com o objetivo de salvar e converter os capturados.
  • D Um instrumento criado pelas ordens religiosas para enfrentar a nova realidade da sociedade colonial brasileira e proteger os indígenas das investidas violentas dos bandeirantes.
  • E Um mecanismo adotado pela Coroa Portuguesa para a captura de indígenas que resistiam à sua administração, baseado no princípio da legítima defesa.