Questões de História da Arquitetura e Urbanismo (Arquitetura)

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Sobre a arquitetura sustentada pelos princípios do Minimalismo, analise as afirmações a seguir.

I- O Minimalismo é caracterizado pela redução formal e pela busca por uma pureza estética, na qual "menos é mais".
II- O Minimalismo enfatiza o uso de cores vibrantes e ornamentação como parte essencial da estética do edifício.
III- Tadao Ando é um dos principais expoentes do Minimalismo, utilizando concreto e luz como elementos fundamentais de suas obras.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I, II e III.
  • E I apenas.

Segundo Villaça (1999), os conceitos de planejamento ou plano diretor não existiam no Brasil até o início do século passado.
Em relação à História do Urbanismo, analise as afirmativas abaixo:
I. A Carta de Atenas, documento de referência histórica, refere-se a um manifesto urbanístico resultante do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933.

II. Pode-se dizer que o primeiro período do urbanismo brasileiro é marcado pelos planos de melhoramentos e de desenvolvimento integrado. É o urbanismo de Versalhes, de Washington, de Haussamann e de Pereira Passos.

III. Uma das correntes do urbanismo no Brasil, o Urbanismo Sanitarista, se resume praticamente na obra de Lúcio Costa.

IV. Pode-se considerar como início da prática de projeto e construção de novas cidades no Brasil, a inauguração de Belo Horizonte em 1897.

V. O Plano Agache do Rio de Janeiro, datado de 1930, é considerado o primeiro plano a apresentar a expressão ‘plano diretor’.

Estão CORRETAS apenas:

  • A II e III
  • B I, II e V.
  • C I, IV e V.
  • D II e III.
  • E I e V.

A evolução histórica da arquitetura passou por diferentes estilos e movimentos, refletindo as mudanças culturais, tecnológicas e sociais ao longo dos séculos. A respeito dessa evolução, analise as afirmações abaixo:

I. O estilo Gótico, caracterizado por construções com arcos ogivais, grandes vitrais e abóbadas de cruzaria, representou um avanço técnico que permitiu edificações mais altas e a criação de grandes catedrais durante a Idade Média.
II. O Renascimento, movimento que teve origem na Itália, foi marcado pela retomada dos princípios clássicos gregos e romanos, sendo uma reação ao estilo arquitetônico medieval, com a valorização da proporção, simetria e do uso de colunas, arcos de volta perfeita e cúpulas.
III. O Barroco, surgido no século XVII, foi um estilo arquitetônico que se destacou por suas formas simples e pela ausência de ornamentos, como uma reação ao excesso de decorações góticas e renascentistas.
IV. O Modernismo, no século XX, introduziu uma nova forma de conceber a arquitetura, pautada na funcionalidade e no uso de novos materiais como o concreto armado, com grandes nomes como Le Corbusier, que defendia a “casa como uma máquina de morar”.

É correto afirmar que apenas as afirmações:

  • A I, II e IV são verdadeiras.
  • B I e III são verdadeiras.
  • C II, III e IV são verdadeiras.
  • D I, II e III são verdadeiras.

Os elementos gráficos encontrados na arquitetura de Olinda fazem parte do cotidiano de seus moradores e da memória gráfica da cidade. São também identificados como símbolos, que contam aos visitantes um panorama de sua história (PAES, 2017).
Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. Os azulejos compõem parte significativa do padrão visual de Olinda, pois estão à mostra tanto nas fachadas das casas quanto no interior das igrejas. Em sua utilização, predominam o azul e o branco, e criam-se variadas combinações geométricas.

II. Quando surgiu, o ladrilho hidráulico podia ser visto tanto nas casas populares, como também naquelas pertencentes às camadas sociais mais abastadas, diferenciando-se, o preço, pela complexidade de seus padrões.

III. O ladrilho hidráulico ganhou destaque no Brasil no século XIX, como substitutivo à utilização das pedras, principalmente do mármore. Geralmente, é encontrado no piso das casas do Sítio Histórico de Olinda. 

IV. O ladrilho hidráulico é produzido à base de cimento, sendo produzidos de forma artesanal, com processos de queima em sua produção.

V. Um grupo de engenheiros - o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernesto August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis - foram os criadores do “cobogó”, elemento que permite a entrada de luz solar e ventilação natural utilizado nas aberturas de construções. O cobogó foi utilizado pelo arquiteto Delfim Amorim, no projeto modernista da Caixa D’água de Olinda, no Alto da Sé.

Estão CORRETAS apenas:

  • A II e III.
  • B I, II e III.
  • C I, II e V.
  • D III e IV.
  • E II e V.

Vilanova Artigas é conhecido por sua contribuição significativa à arquitetura moderna brasileira. Qual das seguintes características é fundamental na abordagem arquitetônica de Vilanova Artigas, refletida em seus projetos?

  • A A utilização de formas ornamentais e detalhes históricos que remetem às tradições coloniais brasileiras, buscando uma conexão estética com o passado.
  • B A ênfase em soluções arquitetônicas que integram os edifícios ao meio urbano, destacando o uso de concreto aparente, volumetria robusta e uma preocupação com a funcionalidade e o espaço coletivo.
  • C A adoção de princípios de arquitetura sustentável e ecológica, com foco em tecnologias verdes e materiais recicláveis, alinhando-se às tendências contemporâneas de preservação ambiental.
  • D A preferência por estruturas efêmeras e modulares, voltadas para a adaptabilidade e a facilidade de desmontagem, em contraste com a durabilidade dos materiais.