Questões de História da Arte e Educação (Educação Artística)

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O período romântico na música, que se estendeu aproximadamente de 1820 a 1900, é caracterizado pela expressividade emocional, fluidez harmônica com formas e estruturas flexíveis, e com a organização das orquestras da forma mais próxima da que temos na atualidade.


Qual asserção a seguir apresenta nomes de compositores do período romântico?

  • A Bach, Händel e Vivaldi.
  • B Schubert, Wagner e Brahms.
  • C Mozart, Haydin e Voříšek.
  • D Bartók, Stravinsky e Schoenberg.

    Leia o trecho da reportagem da revista Le Monde Diplomatique Brasil, intitulada “Exposições desafiam o espaço do museu com narrativas indígenas”, de Carolina Azevedo (2023):

    “Em 21 de maio de 2000, visitando a Exposição da ‘Mostra do Descobrimento’ no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Dona Nivalda Amaral, anciã do povo Tupinambá de Olivença, teve sua atenção fisgada por um objeto. Era um manto, sobre o qual ela tinha ouvido parentes mais velhos falarem muitas vezes. Quando viu o objeto atrás do vidro, disse que seu coração disparou e alguém lhe sussurrou: ‘este é o nosso manto’.

    O manto Tupinambá vermelho que estava exposto pertencia ao acervo do Museu Nationalmuseet de Copenhague, e retornou para lá depois da exposição. Mais de vinte anos depois, em junho de 2023, a Dinamarca anunciou que iria entregar ao Brasil o objeto, que está em Copenhagen desde 1689. Renata Tupinambá, curadora de arte, explica que, tendo em vista o retorno, ‘é muito importante que as pessoas entendam que objetos não são apenas objetos dentro da cultura Tupinambá, eles ganham uma dimensão viva. Enquanto os museus tratam esses mantos antigos como um objeto, para nós, é o nosso ancestral vivo.’

    Com notícias como essa, a questão do repatriamento de artefatos indígenas e a reformulação do museu colonial vêm ganhando força”. (Azevedo, 2023)

Carolina Azevedo. Exposições desafiam o espaço do

museu com narrativas indígenas. Le Monde Diplomatique

Brasil. 20 out. 2023. Disponível em: https://diplomatique.

org.br/exposicoes-desafiam-o-espaco-do-museu-com

narrativas-indigenas/. Acesso em: 16 ago. 2024.


O referido manto Tupinambá foi recebido no Museu Nacional do Rio de Janeiro em julho de 2024 e está sendo preparado para futura exposição (Agência Brasil, 2024). O ensino da arte na contemporaneidade tem valorizado a experiência dos estudantes com objetos culturais e obras artísticas das mais diversas linguagens, como destacado na reportagem sobre a história das culturas indígenas no Brasil. Para a aprendizagem da arte na educação formal, pode-se dizer que as relações entre arte, cultura e experiência estética são:

  • A fundamentais, pois exposições, como a citada na reportagem, estimulam a formação discente do Ensino Médio e a especialização voltada para o mercado de trabalho cultural, favorecendo futura atuação profissional em museus e instituições do gênero.
  • B optativas, pois o foco do ensino da arte nas escolas é o desenvolvimento de técnicas artísticas nas diferentes linguagens, de acordo com os procedimentos seguidos pelos artistas ao longo da história da arte.
  • C imprescindíveis, pois possibilitam a reflexão crítica sobre as identidades multiculturais, tanto dos indivíduos quanto da sociedade brasileira, ampliando e aprofundando o conhecimento sobre as diversas versões da história.
  • D relativas, pois cercearia direito e a autonomia docente, considerando que o ensino da arte e da cultura indígena é apenas recomendada, conforme a Lei Federal nº 11.645, de 10 de março de 2008.

Observe a imagem e o texto a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Guernica. Pablo Picasso (1937). Pintura a óleo, dimensões 350 × 776 cm. Acervo do Museu Rainha Sofia, Madrid, Espanha. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Guernica_(Pablo_Picasso). Acesso em: 27 ago 2024.


    Em 1937 o governo espanhol encomendou a Pablo Picasso obras que seriam enviadas a uma exposição em Paris. Aviões militares de Hitler destruíram a antiga cidade de Guernica, na Espanha, e poucos dias depois Picasso deu início a desenhos, buscando personagens, animais e símbolos carregados de sentido, metáforas da dor e da guerra. Trabalhou intensamente durante um pouco mais de um mês para produzir Guernica.

    A ideia-imagem germinal de Picasso, ainda não clara em suas hipóteses de como torná-la visível, foi se concretizando na obra. Ela foi recriada até seu término, só formalizada pela saída do ateliê do artista.

    O artista partiu das imagens acumuladas em seus 56 anos de vida, imagens pessoais e culturais trazidas por suas obras anteriores e também pelas obras de Goya, Velázquez, Rubens, Delacroix, acrescidas do impacto da notícia do bombardeio de Guernica


texto adaptado de MARTINS, Mirian Celeste;

PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles.

Teoria e prática do ensino de Arte:

A língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009.


Com base nas referências acima, assinale a alternativa que, segundo as autoras mencionadas, traz a relação entre o processo do artista e uma atitude pedagógica:

  • A Picasso, tal qual professores diante de grandes desafios, necessitou elaborar um planejamento detalhado das etapas e materiais necessários para alcançar o resultado que tinha em mente no início de seu projeto. Tal planejamento incluiu aprofundados estudos e contribui para a organização e a valorização da arte. 
  • B Picasso trabalhou com a ideia de releituras no processo de elaboração de Guernica, uma vez que foi alimentado pela obra de grandes mestres. As releituras fornecem bases para relevantes projetos com arte na escola, levando o aluno a conhecer mais a História da Arte e a exercer a sua criatividade. 
  • C Picasso elaborou uma proposta corajosa, incessantemente criada e recriada, diante dos impactos da guerra. Sabe-se que o artista não se importava com a crítica e a incompreensão dos que não reconheciam o valor transgressor da arte, atitude que pode inspirar educadores em suas atividades e projetos.
  • D Picasso viveu um projeto, mergulhou, condensando-o em sua produção final, fazendo muitos esboços e desenhos, num incessante perseguir de ideias, que se alimentavam mutuamente ou que se opunham. Na palavra projeto está contida uma intencionalidade, que ainda é um vir a ser e que pode conduzir propostas no ambiente escolar.

    Segundo a professora e pesquisadora Ana Mae Barbosa, a “educação cultural que se pretende com a Proposta Triangular é uma educação crítica do conhecimento construído pelo próprio aluno, com mediação do professor, acerca do mundo (...) e não uma ‘educação bancária’. A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós-moderna por tudo isso e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula, sendo esta articulação o denominador comum de todas as propostas pós-modernas do ensino da arte que circulam internacionalmente na contemporaneidade” (Barbosa, Tópicos utópicos, 1998, p. 40-41). 

    O trecho acima citado destaca o paradigma epistemológico denominado Proposta ou Abordagem Triangular do Ensino da Arte, que focaliza três eixos formativos não hierarquizados: Fazer/Produzir, Ler/Apreciar e Contextualizar. Ela foi desenvolvida a partir de estudos liderados por Barbosa e publicada na década de 1990, consistindo em uma das mais importantes contribuições contemporâneas para a arte/educação no Brasil e no mundo. 


Quanto às características da Proposta ou Abordagem Triangular identificadas pela autora na citação, uma das afirmações feitas é a de que se trata de um método “pós-moderno”. Por que Ana Mae faz essa afirmação?

  • A Porque o Modernismo no Brasil foi um movimento restrito às artes em suas diversas formas de expressão e, dessa forma, não poderia ser entendido como elemento influenciador nas escolas do sistema de ensino brasileiro, cuja trajetória baseava-se na antiga educação jesuíta.
  • B Pelo fato de o ensino da arte modernista no Brasil ter sido muito influenciado pelos modelos da famosa escola alemã Bauhaus, em que o uso de livros didáticos na educação básica era a base do aprendizado dos exercícios para a arte em todas as suas linguagens artísticas.
  • C Por ser uma reação crítica às práticas do ensino da arte modernista, baseadas no entendimento de que a criança deveria desenvolver sua capacidade criadora de forma livre e espontânea, sem modelos artísticos programados ou influência dos professores.
  • D Porque a educação artística nas escolas públicas privilegiou por anos os estudos dos métodos dos grandes artistas modernistas, sobretudo estrangeiros, o que demandava uma formação cara e complexa de professores-artistas, dificultando o preenchimento das vagas docentes nas escolas públicas do país.

O Grupo Fluxus surgiu na Europa na década de 1960, com foco na interdisciplinaridade e na quebra de barreiras entre as linguagens artísticas. Fundado pelo artista George Maciunas, o Fluxus era composto por artistas de diversas nacionalidades, promovia a experimentação artística, a espontaneidade e a integração da arte com a vida cotidiana, buscando fugir das estruturas tradicionais da arte. Como exemplo de produção atrelada ao grupo, tem-se: “Como explicar quadros a uma lebre morta”, de Joseph Beuys, de 1965, reproduzida na imagem abaixo: 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Fonte: https://www.artgallery.nsw.gov.au/collection/

works/434.1997.9/ Acesso em: 27 ago 2024.


A atuação do grupo Fluxus influenciou diversas manifestações da Arte Contemporânea, dentre elas:

  • A A Action Painting, por valorizar o gesto, a espontaneidade e a criação artística não pautada na racionalidade e no planejamento prévio.
  • B A Assemblage, feita com materiais diversos, garantindo a pluralidade de materiais, volumes e perspectivas nas obras, característica inerente à preocupação de muitos artistas na Arte Contemporânea.
  • C A Performance Art, forma de arte híbrida e efêmera, que tem como meio de expressão o corpo dos artistas e que geralmente estabelece algum tipo de relação entre artista e espectador
  • D Pop Art, uma forma de expressão pautada no cotidiano e nos meios de comunicação de massa.