Questões de História da Arte e Educação (Educação Artística)

Limpar Busca

Analise as afirmativas abaixo considerando o período histórico musical denominado Romantismo.

1. Ênfase em melodias líricas, do tipo canção, com modulações ousadas, harmonias mais ricas, frequentemente cromáticas e uso de dissonâncias.
2. Expansão da orquestra, por vezes a proporções gigantescas; invenção do sistema de válvulas, que propicia o desenvolvimento da seção de metais, cujo pejo e força muitas vezes denominam a textura.
3. Texturas monofônicas: cantochão, com melodias simples, sem acompanhamento ou notação rítmica, canções seculares e danças bem ritmadas.
4. A música desse período se baseia em modos, mas estes são gradualmente tratados com maior liberdade, à medida que vai aumentando o número de acidentes introduzidos.
5. Estreita ligação com as outras artes, e grande interesse pela música programática: sinfonia descritiva, poema sinfônico e abertura de concerto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

A respeito da história do ensino e aprendizagem de Artes no Brasil, suas influências sociais e culturais, é correto afirmar:

  • A Os Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte são pautados em princípios do liberalismo e do positivismo, priorizando as aptidões individuais.
  • B A partir dos anos 1980, o movimento Arte-Educação propôs a discussão sobre a valorização e o desenvolvimento do professor.
  • C Os três eixos de ensino e aprendizagem de Arte segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais são: técnicas artísticas, curadorias e reprodução de conhecimentos.
  • D O ensino artístico, objetivando a preparação para o trabalho, teve origem no século XIX e foi retirado dos currículos de educação básica a partir dos anos 1950.
  • E A implantação da Educação Artística nas escolas brasileiras, na década de 1960, acabou com as disciplinas tecnicistas.

Analise o trecho abaixo:
Com justa razão, Freud dirigiu sua crítica para o sonho. É inadmissível, com efeito, que esta parte considerável da atividade psíquica (pois que, ao menos do nascimento à morte do homem, o pensamento não tem solução de continuidade, a soma dos momentos de sonho, do ponto de vista do tempo a considerar só o sonho puro, o do sono, não é inferior à soma dos momentos de realidade (…).
O trecho acima faz parte do Manifesto........... , escrito por......... , e marca o início do................ , que completa cem anos em 2024.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A Dadá • Hugo Ball • Dadaísmo
  • B Cubista • Pablo Picasso • Cubismo
  • C Futurista • Filippo T. Marinetti • Futurismo
  • D Surrealista • André Breton • Surrealismo
  • E Expressionista • Ernst Kirchner • Expressionismo

O Barroco surgiu na Itália e logo se espalhou pela Europa, chegando ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses.
Sobre o Barroco, é correto afirmar.

  • A A técnica de chiaroscuro (claro-escuro), muito usada por artistas barrocos, conferia efeito dramático às obras.
  • B Em contraposição ao Renascimento, os artistas barrocos tinham preferência por tons pastéis e linhas difusas.
  • C Locus amoenus, fugere urbem e aurea mediocritas são frases latinas que representam ideologias barrocas.
  • D O movimento surgiu como retorno a valores artísticos da Roma Antiga, com o uso do colorido, da delicadeza e da precisão nos detalhes.
  • E A rigidez das formas e o equilíbrio da construção por meio da simetria é uma das principais características das esculturas barrocas.

Analise a imagem abaixo:


                                     Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Tabacaria, Jean-Baptiste Debret, 1823. Disponível em: https://antigo. museus.gov.br/exposicao-em-paris-apresenta-aquarelas-de-debretproduzidas-no-brasil/



Jean-Baptiste Debret veio ao Brasil com a Missão Artística Francesa.



Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.



( ) Tem como principal expoente, a obra “Primeira Missa no Brasil”.


( ) O grupo organizou a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, que, anos mais tarde, foi transformada na Imperial Academia e Escola de Belas-Artes.


( ) Na obra “Viagem Pitoresca ao Brasil”, Debret retratou costumes e modos de vida da sociedade brasileira.


( ) No Nordeste, teve como equivalente Missão Holandesa, composta por artistas que se estabeleceram, principalmente, no Maranhão.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F
  • B V • V • F • F
  • C F • V • V • F
  • D F • F • V • V
  • E F • F • F • V