Questões de História da Educação Brasileira (Pedagogia)

Limpar Busca

Foi a partir de um dos redatores do Manifesto dos Pioneiros (1932), que ajudou a pressionar as novas forças políticas brasileiras a assumir, como responsabilidade do Estado, a criação e regulamentação do Ensino Básico e Comum para todos, que surgiu a primeira experiência de Educação Integral no Brasil.
Marque a alternativa que representa corretamente, a característica da Educação Integral no Brasil.

  • A A ideia iluminista de educação, que passou a ter mais notoriedade ao enfrentar as grandes mudanças culturais e sociais imposta pela Revolução Industrial.
  • B A ideia instrutiva de formação do estudante por meio do enfoque da universalização de oportunidades e criação de privilégios aristocráticos.
  • C A ideia de criar modelos ampliando a especialização extremada imposta pelo advento das máquinas de produção industrial.
  • D A ideia de uma Educação Integral surge da concepção do ser humano integral, de uma visão holística dos seres e da sociedade.
  • E A ideia de ajustar os estudantes à mecanização do ensino, a compartimentação dos conteúdos, e a separação entre trabalho manual e intelectual.

Entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1960, houve uma mobilização popular significativa ao redor da questão da cultura e educação populares.
Com base nesse contexto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um debate ou movimento relacionados à educação popular no Brasil.

  • A O Movimento de Educação de Base (MEB) criou um sistema de escolas radiofônicas para se opor aos valores da modernidade e salvaguardar a educação integral no âmbito da família e da igreja, garantindo-lhes o direito de precedência em relação ao Estado.
  • B Os debates sobre o método de ensino intuitivo, inspirado em Dewey, propunham uma educação para todos e postulavam o uso de objetos cotidianos como suporte didático e a exploração dos sentidos, mediante os quais o educando produz ideias, partindo do concreto e ascendendo à abstração.
  • C O Movimento Paulo Freire de Educação de Adultos era autônomo em relação à hierarquia da Igreja, mas recrutava quadros na parcela do movimento estudantil vinculada à Juventude Universitária Católica, com quem compartilhava a crítica à politização da educação.
  • D A pedagogia católica brasileira que fez a opção preferencial pelos pobres estabeleceu um diálogo entre a teologia da libertação e a educação popular, abrindo mão da das escolas confessionais e devotando-se a ampliar a educação pública laica e gratuita.
  • E O movimento escolanovista, ao formular a crítica da escola tradicional e ao propor uma educação centrada nas capacidades de aprender dos educandos, defendeu um processo educativo democrático, que estimulasse a participação e a cooperação dos alunos.

A partir de 1942, durante o Estado Novo, o então ministro Gustavo Capanema realizou uma reforma do sistema educacional, a qual levaria seu nome.
Assinale a opção que descreve corretamente o teor da Reforma Capanema.

  • A Visou à universalização do ensino superior, com a criação de universidades em todas as capitais brasileiras.
  • B Priorizou a formação humanística e artística, diminuindo a carga horária das disciplinas científicas no ensino secundário.
  • C Introduziu o ensino obrigatório de língua estrangeira em todas as escolas primárias do país.
  • D Reestruturou o ensino técnico, fortalecendo a formação voltada para as demandas da indústria nacional.
  • E Substituiu o ensino profissionalizante por um sistema educacional voltado para a formação acadêmica.

O século XXI requer novas competências, das quais antes não tínhamos a cobrança. Contudo, já estamos no século XXI há quase duas décadas e ainda estamos com os pés fixados em ações e práticas docentes que não condizem com o público que recebemos em nossas escolas, “é puro treino, é pura transferência de conteúdo, é quase adestramento, é puro exercício de adaptação ao mundo”.

(Freire, 2000, p. 101.)


Para melhor compreender as metodologias ativas, far-se-á uma analogia com um provérbio chinês dito pelo filósofo Confúcio: “O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo”.

(Barbosa; Moura, 2013, p. 54.)


Mediante a busca de formar profissionais que tenham as competências fundamentais para viverem e produzirem no século XXI e, ainda, considerando as metodologias ativas da aprendizagem, é INCORRETO afirmar que:

  • A A educação centrada no aluno usa conhecimentos prévios e atuais, pois o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais.
  • B A metodologia tradicional realiza a transmissão do conhecimento unidirecional, contribuindo para mobilizar as competências desejadas.
  • C O professor busca metodologias de aprendizagens centradas nos estudantes que os envolvem em projetos, pesquisas, reflexões, análises constantes e correções das suas ações.
  • D A metodologia ativa busca despertar a curiosidade, projetando no sujeito aprendente a capacidade de se colocar como agente que desenvolve o protagonismo na conquista da própria aprendizagem.

Os jesuítas implantaram os primeiros colégios no Brasil colonial no século XVI, com o apoio de receitas da Coroa portuguesa para a manutenção de colégios jesuítas. Essas condições contribuíram para o predomínio de uma pedagogia católica jesuítica na América Portuguesa, no período colonial.

A respeito da pedagogia cristã no ensino brasileiro do século XVI ao XVIII, analise as afirmativas a seguir.

I. Tendo em vista o objetivo de atrair os gentios, a principal estratégia para a organização do ensino utilizada por Nóbrega foi evangelizar os adultos das elites coloniais, de modo a dar o exemplo da perfectibilidade moral dos colonos.,

II. Anchieta preocupou-se em dominar a “língua geral”, tendo organizado a sua gramática para dela se servir no trabalho pedagógico realizado na América Portuguesa.

III. Para a modernidade, as ideias educativas expressas na Ratio Studiorum correspondem a uma pedagogia tradicional, caracterizada por uma visão essencialista do homem.

Está correto o que se afirma em 

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.