Questões de História da Educação Brasileira (Pedagogia)

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Analisando a categoria trabalho como princípio educativo, Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) observam alguns traços históricos característicos da constituição do trabalho no Brasil, além de reflexões sobre a ontologia do trabalho. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O Brasil foi a última sociedade no continente a abolir a escravidão, cujas marcas são ainda profundamente visíveis na sociedade. A mentalidade empresarial e das elites dominantes têm a marca cultural da relação escravocrata.
II. Uma das visões ainda existentes é a moralizante do trabalho, trazida pela perspectiva de diferentes religiões: trabalho como castigo, sofrimento e/ou remissão do pecado.
III. Outra concepção traz o trabalho como forma de disciplinar e frear as paixões, os desejos ou os vícios da “carne”.
IV. A partir do entendimento dos teóricos, o que buscam é a tentativa de ampliar a dimensão educativa do trabalho à sua função instrumental didático-pedagógica, do aprender fazendo.
V. Os seres humanos transformam a natureza em meios de vida mediante a ação vital do emprego remunerado. Se essa é uma condição imperativa, socializar o princípio do trabalho como produtor de valores de uso é crucial e “educativo” para manter e reproduzir a vida.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas as assertivas I, IV e V estão corretas.
  • E Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir sobre a história da educação e da pedagogia, destacando os principais movimentos, teorias e pensadores, e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

I- O movimento da Escola Nova, que ganhou destaque no início do século XX, defendia uma educação centrada no aluno e no desenvolvimento de suas potencialidades, enfatizando a experiência prática.
II- A pedagogia tradicional, amplamente utilizada até o século XIX, valorizava métodos expositivos e a memorização, tendo como um de seus principais pensadores o filósofo John Dewey.
III- A teoria construtivista, influenciada por pensadores como Jean Piaget e Lev Vygotsky, defende que o conhecimento é construído ativamente pelo aluno em interação com o meio social.
IV- A educação freiriana, proposta por Paulo Freire, enfatiza a conscientização e o diálogo como métodos fundamentais para a formação crítica dos educandos.
V- A pedagogia crítica busca apenas a inclusão social dos alunos, sem considerar a transformação das relações de poder na educação.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A F, V, F, V, F.
  • B V, F, V, F, V.
  • C V, F, F, V, F.
  • D V, F, V, F, F.
  • E V, F, V, V, F.

Leia o texto a seguir.

Embora os textos oficiais do período recomendassem que também as creches, além dos jardins-de-infância, contassem com material apropriado para a educação das crianças, o atendimento em creches e parques infantis continuou a ser realizado de forma assistencialista. O surgimento, na década de 40, de psicólogos para trabalhar em parques infantis então existentes em algumas cidades reforçou o enfoque de higiene mental, de influência norte-americana, que foi usado como justificativa para o trabalho nessa nova modalidade de atendimento pré-escolar e punha ênfase na possibilidade de as crianças matriculadas apresentarem desajustes de personalidade e outros problemas de desenvolvimento. Essas perspectivas apontavam as vantagens das creches e parques infantis como agências promotoras da segurança e da saúde sem, contudo, aprofundar-se na análise crítica dos fatores econômicos, políticos e sociais presentes nas condições de vida da população mais pobre.
OLIVEIRA, Z. R. de. Educação infantil: fundamentos e métodos. (Coleção Docência em Formação). Ed. 3. São Paulo: Cortez, 2007.

De acordo com o texto, qual a perspectiva de educação que norteou a educação infantil nos anos 1940/1950 no Brasil?

  • A Emancipatória.
  • B Democrática.
  • C Assistencialista.
  • D Participativa.

A teoria pedagógica histórico-crítica defende que, se o povo tiver acesso ao saber erudito, o saber erudito deixará de ser sinal distintivo das elites, quer dizer, ele poderá tornar-se popular. Uma das repercussões dessa concepção para o trabalho escolar pode ser sintetizada como

  • A a defesa intransigente do empiricismo como ponto de partida e chegada do ato educativo.
  • B a defesa intransigente da socialização das formas mais desenvolvidas do conhecimento científico, filosófico e artístico no ensino destinado aos filhos e às filhas das classes populares.
  • C o rechaço a todo saber produzido pelos dominadores. Sob o ponto de vista desta teoria impor o conhecimento dos dominadores, significa perpetrar uma prática etnocêntrica sobre os(as) discentes das classes subalternas.
  • D o rechaço a todo saber produzido pelos dominados. Ou seja, para esta teoria pedagógica, a escola deverá preterir o saber produzido no âmbito do senso comum, categorizado como conhecimento pseudoconcreto e, por isto, dispensável no ato de reproduzir a humanidade em cada indivíduo singular.

A história da educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar. O fracasso escolar apresenta-se, dessa forma, como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.
(Cavalcante; Araújo; Neto; Ferreira; Peixoto, 2017, p. 237-238.)

Sobre os fatores intra e extraescolares no fracasso escolar, assinale a afirmativa correta.

  • A O fracasso escolar está diretamente ligado à repetência e à evasão escolar.
  • B A presença familiar no acompanhamento da vida das crianças não é um fator que interfere em seu rendimento escolar.
  • C Crianças que precisam trabalhar para ajudar na renda familiar têm maior aproveitamento escolar, pois são mais responsáveis.
  • D Questões de infraestrutura escolar e formação continuada do professor não são fatores que interferem na produção do fracasso escolar.