Questões de História da Educação dos Surdos (Libras)

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No decorrer da história, os surdos e a surdez foram entendidos a partir de perspectivas distintas. Sobre a perspectiva de Heródoto em relação aos surdos, assinale a alternativa correta.

  • A Considerava os surdos “seres castigados pelos deuses” devido ao pecado de seus pais.
  • B Acreditava que os surdos eram naturalmente incapazes de razão pela falta de audição.
  • C Considerava que os surdos eram insensíveis e um incômodo para a sociedade.
  • D Escravizava os surdos que sobreviviam à queda do topo de rochedos, de onde eram lançados por serem considerados “amaldiçoados”.
  • E Defendia a educação formal para os surdos.

A comunicação com surdos em sala de aula exige adaptações e estratégias específicas para a compreensão e o ensino da Língua Portuguesa. Considerando essa premissa, qual das alternativas abaixo NÃO representa uma prática eficiente para o ensino de português para surdos?

  • A Priorização da comunicação oral, utilizando apenas a Língua Portuguesa falada, para estimular a fala dos alunos.
  • B Utilização de recursos visuais, como imagens e vídeos, para complementar a explicação oral.
  • C Emprego de materiais didáticos adaptados à realidade e às experiências dos alunos surdos.
  • D Incentivo à participação ativa dos alunos em atividades práticas, como jogos e dramatizações.
  • E Criação de um ambiente inclusivo e acolhedor, respeitando as diferenças e valorizando a cultura surda.

Durante a Idade Moderna, estudiosos relatam que os surdos enfrentaram tratamentos cruéis e preconceituosos em diferentes culturas. Por exemplo, em Esparta, eram “jogados em abismos”, enquanto em Atenas eram “deixados nas praças públicas ou arenas à míngua”. Os gregos e romanos negavam-lhes educação e direitos. No entanto, no Egito, os surdos eram considerados semideuses, autorizados a se comunicar apenas com os deuses. Sobre o tema, quem afirmou que os surdos eram doutrináveis e defendeu o uso de imagens para ensiná-los?

  • A Hipócrates.
  • B Aristóteles.
  • C Gerolamo Cardano.
  • D Galeno.
  • E Platão.

Quanto à história da comunidade surda no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

  • A A primeira escola para surdos no Brasil foi fundada em 1857, no Rio de Janeiro, pelo educador francês Ernest Huet.
  • B A comunidade surda brasileira lutou por décadas para garantir o reconhecimento da Libras como segunda língua oficial do país.
  • C A Lei nº 10.436/2002, que garante o direito à educação bilíngue para surdos, foi um marco importante na história da inclusão de surdos no Brasil.
  • D Desde o seu início, o movimento surdo brasileiro defendeu a integração dos surdos com a sociedade ouvinte, que valorizava a cultura surda e contribuía para o reconhecimento da Libras.
  • E A educação de surdos no Brasil passou por diferentes modelos, desde o oralismo até a educação bilíngue, refletindo as diferentes concepções sobre surdez ao longo da história.

Quem foi Pedro Ponce de León e qual foi sua contribuição para a educação de surdos na Idade Moderna?

  • A Educador surdo que desenvolveu um método de ensino que baseava-se em sinais manuais.
  • B Monge espanhol que criou o primeiro alfabeto manual para surdos.
  • C Médico italiano que introduziu o uso da língua de sinais nas escolas para surdos.
  • D Filósofo francês que defendeu a educação inclusiva para surdos.
  • E Inventor alemão que criou o primeiro livro impresso em língua de sinais.