Questões de História da Educação dos Surdos (Libras)

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Na História da Educação dos Surdos, o famoso congresso realizado em Milão (Itália), em 1880, teve seu público maior composto de italianos e franceses, unidos, principalmente, por razões políticas. Moura (2000) apresenta que, um dos motivos que tornou esse evento tão impactante na vida e educação dos Surdos no mundo todo foi a eleição do método oral como melhor alternativa para a educação de surdos. Mais de um século depois, no Brasil, políticas públicas resguardam o direito ao Surdo de aprender na sua própria língua, a Língua Brasileira de Sinais, além da aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Indique quais são os cursos nos quais a Língua Brasileira de Sinais deve ser incluída e o ano que essa exigência se tornou lei.

  • A Cursos de Letras (Português/Libras), Pedagogia e de Fonoaudiologia no ano de 2002.
  • B Cursos de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Pedagogia no ano de 2005.
  • C Cursos de Letras (Português/Libras), Pedagogia e Educação Especial no ano de 2005.
  • D Cursos de Licenciatura e Fonoaudiologia a partir de 2005.

Conforme exposto por Strobel (2013, p. 57), “a pesquisa desse sistema SignWriting (SW) no Brasil foi desenvolvida pela doutora surda Marianne Stumpf, junto com outros pesquisadores. O primeiro contato que ela teve com esse sistema foi no ano de 1996 e em 2005 defendeu a sua tese com esse tema. Esse sistema agora é conhecido no Brasil como Escrita em Língua de Sinais (ELS).”

Baseando-se nas diferenças entre esses sistemas conforme estudado por Marianne Stumpf e nas explicações fornecidas por Strobel, qual das alternativas abaixo está correta?

  • A Strobel afirmou que Marianne Stumpf foi a principal responsável pela adaptação do SignWriting (SW) ao contexto escolar brasileiro, incluindo a Libras. Sua pesquisa concentrou-se na aplicação prática da escrita e leitura de sinais. No entanto, o nome deste sistema foi incorretamente mencionado por Strobel. O nome correto do sistema é, atualmente, Escrita de Língua de Sinais (ELiS) no Brasil.
  • B Strobel afirmou que a principal diferença entre o SignWriting (SW) e a Escrita em Línguas de Sinais (ELS) é que o SignWriting (SW) foi criado por Valerie Sutton em 1974 e adaptado no Brasil por Marianne Stumpf em 1996, sendo conhecido como ELS. A Escrita de Línguas de Sinais (ELiS) seria uma evolução recente desse sistema, utilizada para o ensino de línguas de sinais no Brasil desde 2005.
  • C Strobel não apresentou uma explicação detalhada sobre as diferenças entre o SignWriting (SW) e a Escrita de Línguas de Sinais (ELS). De fato, o SignWriting (SW), desenvolvido por Valerie Sutton em 1974 e adaptado ao contexto brasileiro por Marianne Stumpf a partir de 1996, é um sistema denominado como “SignWriting (SW)” em inglês. Strobel quis esclarecer que o nome desse sistema em inglês, SignWriting, é traduzido para o português como “Escrita de Língua de Sinais” (ELS ).
  • D A Strobel afirmou que o SignWriting foi desenvolvido por Marianne Stumpf no Brasil em 1996 e que sua aplicação foi formalizada como Escrita de Línguas de Sinais (ELS), sendo divulgada pela professora e linguista brasileira Mariângela Estelita Barros em 2005; nesse ano, a ELS foi integrada ao currículo das universidades brasileiras.

De acordo com Quadros e Karnopp (2007), a análise linguística abrange vários níveis, tais como o nível fonético, fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo. Considerando esses níveis, qual das alternativas a seguir descreve corretamente um aspecto linguístico da Libras?

  • A O aspecto fonológico de Libras estuda as unidades mínimas que formam os sinais, incluindo a configuração de mãos, o ponto de articulação, o movimento, a orientação da mão e as expressões não manuais.
  • B O aspecto sintático de Libras está relacionado à análise das variações regionais e culturais dos sinais em diferentes comunidades surdas no Brasil.
  • C O aspecto morfológico de Libras foca na forma como os sinais são organizados em frases, estabelecendo regras de concordância e ordem.
  • D O aspecto semântico de Libras se concentra exclusivamente na estrutura gramatical dos sinais, ignorando o contexto em que são usados e a intenção comunicativa.

A história da educação de surdos no mundo é marcada por movimentos educacionais intensos, ora em defesa do uso de sinais ou métodos combinados, ora em defesa da oralidade. Dentre os diversos congressos internacionais que discorriam sobre essa matéria Rodrigues, Vieira-Machado e Vieira (2021), ao se apoiarem em documentos históricos, problematizam o risco de tomar o Congresso de Milão, 1880 como um espaço exclusivo de deliberações sobre a escolarização de surdos no mundo. Com base nesses autores, o Congresso de Milão:

  • A Resultou na proibição absoluta e imediata das línguas de sinais em todo o mundo, o que perdurou pelos 100 anos seguintes dentro e fora da escolas, relegando as línguas de sinais à marginalização em todos os países simultaneamente.
  • B Impactou o uso das línguas de sinais de diferentes formas nos demais países, o que se pode perceber pelos registros de outros congressos internacionais não representando, no entanto, a proibição das línguas de sinais de forma imediata e simultânea em todos os países.
  • C Determinou majoritariamente que o uso de sinais representava um avanço secular para escolarização formal de surdos na Europa sob a égide dos ensinamentos de L’Epée e a crescente contratação de instrutores surdos na Europa.
  • D Deliberou que o método oral impactava positivamente a educação de surdos, mas tal efeito decorria da capacidade inicial dos surdos em utilizarem a língua de sinais, isto é, o método oral deveria ser complementar à língua de sinais.

Durante a Idade Moderna, estudiosos relatam que os surdos enfrentaram tratamentos cruéis e preconceituosos em diferentes culturas. Por exemplo, em Esparta, eram “jogados em abismos”, enquanto em Atenas eram “deixados nas praças públicas ou arenas à míngua”. Os gregos e romanos negavam-lhes educação e direitos. No entanto, no Egito, os surdos eram considerados semideuses, autorizados a se comunicar apenas com os deuses. Sobre o tema, quem afirmou que os surdos eram doutrináveis e defendeu o uso de imagens para ensiná-los?

  • A Hipócrates.
  • B Aristóteles.
  • C Gerolamo Cardano.
  • D Galeno.
  • E Platão.