Questões de História da Museologia (Museologia)

Limpar Busca

Com base nos avanços recentes na Museologia, analise as afirmações a seguir:

I. Os modelos contemporâneos de Museologia têm buscado superar o caráter limitado do modelo custodial/tecnicista ao incorporar contribuições teóricas e práticas que surgiram ao longo do século XX, como os ecomuseus e a Nova Museologia. A Nova Museologia, especificamente, redefiniu o papel do museu, transformando-o de uma instituição voltada para a transmissão de conhecimento para um veículo de expressão da identidade comunitária.
II. O movimento dos ecomuseus, inicialmente associado ao impacto de ideias ambientalistas e à criação de museus ao ar livre, foi consolidado pelo movimento da Nova Museologia, que incorporou a participação comunitária no tratamento e cuidado do patrimônio. A Declaração de Quebec, de 1984, formalizou o Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), estabelecendo uma rede de conceitos fundamentada em território, patrimônio e comunidade.
III. As tecnologias digitais também desempenharam um papel crucial na transformação dos museus contemporâneos. O conceito de museu virtual não só reconfigura o papel das exposições e dos acervos, mas também transforma os museus em sistemas de informação. A musealização de objetos imateriais, como as tradições orais, rituais e artes do espetáculo, deixou de ser um desafio teóricos para uma refulgente prática de campo.
IV. A musealização refere-se ao processo de transformação de objetos materiais e imateriais em testemunhos históricos. No entanto, somente a partir de 1972, o conceito de patrimônio passou a incluir a dimensão imaterial, dada pela Convenção da UNESCO de 1972, sobre a proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
V. O desenvolvimento da Nova Museologia e dos ecomuseus contribuiu diretamente para a problematização do papel tradicional do museu, ampliando sua função para além da simples exposição de objetos materiais. A perspectiva contemporânea busca integrar os museus como agentes de transformação social, o que se reflete no movimento dos museus virtuais, que dispensam o edifício físico e os acervos tradicionais, redefinindo completamente a função da instituição museal.
É correto afirmar que há:

  • A Apenas duas afirmativas verdadeiras.
  • B Apenas três afirmativas verdadeiras.
  • C Apenas quatro afirmativas verdadeiras.
  • D Todas as afirmativas verdadeiras.

Sobre o surgimento e desenvolvimento dos museus e da Museologia no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A Os primeiros museus no Brasil surgiram na época colonial, sendo administrados por instituições privadas e focados principalmente na exibição de coleções artísticas de origem europeia.
  • B A criação do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 1818, durante o reinado de Dom João VI, é considerada um marco para o desenvolvimento da Museologia científica no Brasil, consolidando-se como o primeiro museu a integrar a pesquisa científica em suas práticas.
  • C A Museologia científica no Brasil só ganhou relevância após a década de 1950, com a criação de leis que regulamentavam a preservação do patrimônio cultural e histórico, desconsiderando os avanços institucionais anteriores.
  • D Durante a primeira metade do século XX, os museus brasileiros permaneceram estagnados, sem promover a inclusão de temas científicos e educacionais em suas exposições, sendo caracterizados apenas por um foco elitista na arte.

A trajetória dos museus, desde os primórdios do colecionismo até a contemporaneidade, revela uma intrincada relação com o poder e a construção de narrativas históricas. As primeiras instituições museológicas, muitas vezes ligadas à nobreza e ao clero, funcionavam como:

  • A Repositórios de objetos exóticos e curiosidades, com o intuito de demonstrar a superioridade cultural e o poderio econômico de seus detentores.
  • B Espaços de democratização do conhecimento, abertos à participação pública e à construção coletiva da memória.
  • C Centros de pesquisa científica, dedicados à produção de conhecimento objetivo e imparcial sobre o mundo natural e social.
  • D Agências de propaganda política, voltadas para a exaltação dos feitos dos governantes e a legitimação de seus regimes.

No Brasil, a história dos museus está intimamente ligada ao processo de colonização e à formação do Estado nacional. As primeiras instituições museológicas brasileiras, fundadas no século XIX, refletiam:

  • A O projeto civilizatório da elite branca e europeizada, que buscava impor seus valores e padrões estéticos à população local.
  • B A diversidade cultural e étnica do país, valorizando as contribuições dos povos indígenas e afrodescendentes para a formação da sociedade brasileira.
  • C A influência do positivismo e do evolucionismo, que classificavam as culturas humanas em estágios de desenvolvimento e hierarquizavam as raças.
  • D O ideal republicano e democrático, que defendia a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de sua origem social ou étnica.

A partir da década de 1980, os museus brasileiros passaram por um processo de redemocratização e renovação, impulsionado pela Constituição de 1988 e pela criação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Esse processo resultou em:

  • A Uma maior autonomia financeira e administrativa dos museus, que passaram a depender exclusivamente de recursos privados e de parcerias com empresas.
  • B Uma centralização do poder decisório no SBM, que passou a controlar todos os aspectos do funcionamento dos museus, desde a definição de suas políticas até a contratação de seus funcionários.
  • C Uma maior participação da sociedade civil na gestão dos museus, por meio de conselhos consultivos e outras instâncias de diálogo e controle social.
  • D Uma padronização dos modelos de gestão e das práticas museológicas, com o objetivo de garantir a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pelos museus.