Questões de História do Sistema Braille (Braille)

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A adoção do Sistema Braille, no Brasil se dá a partir de qual marco histórico:

  • A Inauguração do Colégio Pedro II (atual Instituto Benjamin Constant), no Rio de Janeiro, no ano de 1854.
  • B Inauguração do Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atual Instituto Benjamim Constant), no Rio de Janeiro, no ano de 1854.
  • C Criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atual Fundação Dorina Nowill para Cegos), no São Paulo, no ano de 1854.
  • D Fundação do Instituto de Cegos da Paraíba Adalgiza Cunha, na Paraíba, no ano de 1944.
  • E Criação do Instituto dos Cegos do Recife (atual Instituto Antonio Pessôa de Queiroz), no ano de 1909.

Considerando a História do Sistema Braille, assinale a alternativa correta.

  • A Charles Barbier, professor do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, desenvolveu a escrita noturna, que objetivava permitir a comunicação entre seus alunos cegos.
  • B Valentin Haüy, fundou no século XIX o Imperial Instituto dos Cegos da França.
  • C Louis Braille desenvolveu o Sistema Braille baseado em um método de leitura noturna desenvolvido por Valentin Haüy.
  • D O Sistema Braille foi inventado em 1825 e não teve qualquer resistência à sua aceitação nos Estados Unidos.
  • E O Sistema Braille foi trazido para o Brasil pelo jovem José Álvares de Azevedo em 1850.

Sobre os aspectos históricos na educação de pessoas cegas ou com deficiência visual, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

I. No século XVIII, em Paris, Valentin Haüy fundou o Instituto Nacional dos Jovens Cegos, utilizando letras em relevo no processo de aprendizagem dos jovens internos.
II. Em 1829, o soldado Louis Braille adaptou o código militar de comunicação noturna criado por Charles Michel de L’Epée, recebendo inicialmente o nome de sonografia e, posteriormente, Braille.
III. O sistema de Braille é composto por pontos em relevo que, conforme organizados, representa as letras do alfabeto, as vogais, os numerais, símbolos matemáticos e as notas musicais, porém não é possível utilizar os sinais de pontuação, assim como a acentuação gráfica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B F – V – V.
  • C V – V – F.
  • D V – F – F.
  • E F – F – V.

Louis Braille criou o sistema braile usado mundialmente na alfabetização, comunicação e aprendizagem de pessoas cegas e com baixa visão. Louis Braille teve a ideia para a criação desse sistema desencadeada pelo(a)

  • A observação de grãos de areia.
  • B manuseio de utensílios mecânicos.
  • C observação de estrelas no céu.
  • D observação de um código militar.
  • E observação de cifras musicais.

De acordo com as portarias n.o 319/1999 e n.o 554/2000, do Ministério da Educação, à Comissão Brasileira do Braille compete

I prestar assistência técnica às secretarias estaduais de educação, mas não às entidades públicas, sobre questões relativas ao uso do sistema braile.
II elaborar catálogos, manuais, tabelas e outras publicações que facilitem o processo ensino-aprendizagem com o uso do sistema braile em todo território nacional.
III avaliar, permanentemente, a simbologia braile adotada no país, atentando para a necessidade de adaptá-la ou alterá-la, em face da evolução técnica e científica.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens II e III estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.