Questões de História e Atualidades das Artes Cênicas (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Sobre uma forma teatral desenvolvida no século XX, leia o trecho a seguir.

Nessa linguagem teatral, prevalece a exposição dos acontecimentos ao invés da tentativa de reconstituí-los pela verossimilhança, como no teatro dramático. É um teatro que utiliza instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, como a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta e como um agente da história. Nesse teatro, o espectador é o destinatário ativo da representação de questões políticas ou sociais, que dizem respeito ao coletivo da sociedade.

O trecho caracteriza a linguagem cênica desenvolvida pelo(a)

  • A jogo de improvisação da comédia de costumes.
  • B técnica do teatro de imagem no Teatro do Oprimido.
  • C jogo dramático do Teatro do Absurdo.
  • D simbiose com o cinema e a fotografia do Living Theatre.
  • E pedagogia do teatro épico de Bertolt Brecht.

A Commedia dell’arte é um gênero teatral popular que surgiu na Itália e que se difundiu na Europa entre os séculos XVI e XVII. Caracterizando-se por espetáculos improvisados com personagens fixos, como o Arlequim, a Colombina, o Pantaleão e o Brighella, ainda hoje a Commedia dell’arte é uma referência para o treinamento de atores e atrizes, por trazer muitas contribuições no desenvolvimento da fisicalidade das ações e no trabalho de improvisação.


Sobre a Commedia dell’arte é correto afirmar que: 

  • A O roteiro das ações era denominado canovaccio, scenario ou soggeto, e era previamente escrito por um autor, que também determinava a ordem de entrada e saída dos personagens e o desfecho das ações.
  • B O teatro feito pela Commedia dell’arte dava continuidade à vertente teatral conhecida como commedia erudita, que floresceu na Itália durante o Renascimento e que se baseava na imitação das comédias clássicas gregas e latinas. Estas comédias de autores clássicos, cujos textos haviam sido conservados durante vários séculos nos arquivos dos mosteiros, são novamente trazidas à apreciação do público graças às companhias vinculadas à Commedia dell’arte, que ajudaram a tornar essas criações acessíveis para todas as pessoas, por meio de um teatro popular, apresentado em praças e espaços públicos.
  • C Cada personagem fixo eram caricaturado, tipificado e estereotipado, tanto física quanto psicologicamente. Para realçar a comicidade das apresentações, as máscaras usadas por esses personagens exprimiam personalidades divergentes daquelas que eles representavam em seus corpos e em suas falas, gerando o riso decorrente da dualidade de informações apresentadas ao público.
  • D Os atores, agrupados em companhias itinerantes, percorriam as cidades apresentando seus espetáculos em ruas, praças públicas, salas alugadas ou ainda em palácios e castelos, quando conseguiram obter um pouco mais de notoriedade, mantendo forte tradição familiar e artesanal.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base na imagem e em seus conhecimentos, assinale a afirmativa que descreve corretamente o sistema de notação em Dança elaborado por Rudolf Laban (Labanotation).
  • A Sistema numeral no qual cada movimento corresponde a uma nota musical
  • B Notação na partitura com desenhos geométricos sobre o solo do bailarino.
  • C Registro das posições dos pés no solo para marcar o deslocamento em todo o espaço do palco.
  • D Análise do movimento, incluindo a localização no espaço traçada por cada movimento assim como a sua intensidade.
  • E Notas anatômicas do corpo complementares aos acordes musicais, compondo um alfabeto dos movimentos do corpo humano.

Camadas de sons, cheiros, temperaturas foram apresentadas nessa proposta artística a partir de ações como marcar a ferro as vestes de carne e andar sobre brasas com calçados feitos com o mesmo material orgânico, assim como as ações de cortar e assar a carne de charque (alimento muito consumido no Nordeste brasileiro). Notamos que as ações representavam os suplícios públicos dos que foram torturados e queimados vivos no passado – a carne seca foi exposta como uma metáfora da própria carne humana, do corpo humano fragmentado, esquartejado. Durante trinta minutos, aproximadamente, o próprio artista, Everaldo Santana, Paulo César e Robson Lemos realizaram tais ações; [...] marcar a ferro quente a carne bovina da mesma maneira que os negros escravizados foram estigmatizados por seus proprietários num passado não muito distante.
(SANTOS-ZMÁRIO. Fragmento.)

O excerto evidencia uma relação corpo-memória; constrói-se uma obra que não cabe mais na boca. Torna-se necessário um estreitamento físico, onde o artista coloca-se em situação, presentificação, descontruindo a ideia de personagem. Essa linguagem híbrida, que retira a noção de objeto, dilata os sentidos, evidencia a presença e desloca o corpo para centralidade da ação, pode ser definida como:

  • A Butô.
  • B Land Art.
  • C Performance arte.
  • D Composição coreográfica.

Durante o Congresso Brasileiro de Folclore, em 1955, reconceituou o termo como um “conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.
(BENJAMIN, 2022.)

Tal conceituação aproxima a relação entre o folclore e o campo do ensino e educação, incorporando novas características como transmissão oral, tradicionalidade e regionalidade. No desenvolvimento do teatro brasileiro o folclore performa um lugar significativo. As influências dos ideais regionalistas difundidos por Gilberto Freyre, sublinham o surgimento do Teatro do Nordeste, liderado por Hermilo Bora Filho, que se fundamenta pela transmissão oral e regionalidade, tendo com maior expressão a dramaturgia: 

  • A Macunaíma – Antunes Filho.
  • B Juiz de Paz na Roça – Martins Pena.
  • C Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente. 
  • D Auto da Compadecida – Ariano Suassuna.