Questões de História e Atualidades em Audiovisual (Áudio e Vídeo)

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Sobre a imagem a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas




Sobre a imagem, o mais antigo registro de uma fotografia colorida, assinale a afirmativa correta.

  • A Foi feita com o primeiro filme colorido, desenvolvido pela Kodak.
  • B É atribuída a James Clerk Maxwell e foi obtida pelo por meio de um método de separação em três cores.
  • C A imagem obtida, apesar de fiel às cores originais, desapareceu rapidamente.
  • D É atribuída aos Irmãos Lumière que, alguns anos depois, inventariam o cinema.
  • E Para fazê-la, Hermann Vogel usou um processo experimental de sensibilização por corantes em placas de colódio.

Observe a imagem a seguir, que é icônica no processo de surgimento da fotografia.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Sobre ela, é correto afirmar que se trata de(o)

  • A uma heliografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826.
  • B um daguerreótipio, apresentado a Academia de Ciências Francesa, em 1839.
  • C uma calotipia, feita na Inglaterra, por Fox Talbot, em 1841.
  • D primeiro daguereótipo feito no Brasil, pelo Abade Comte, em 1840.
  • E uma litografia, feita por Frederick Scott Archer, e patenteada em 1819.

O Instituto Moreira Salles (IMS), que vem investindo no fotojornalismo em seu acervo, realizou, recentemente, duas exposições, que passaram por algumas capitais do país. Essas exposições divulgavam o trabalho de dois ícones desse gênero da fotografia. As imagens a seguir faziam parte dessas exposições.




Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Elas pertencem, respectivamente, ao acervo das exposições de 

  • A Walter Firmo e Evandro Teixeira.
  • B Evandro Teixeira e José Medeiros.
  • C José Medeiros e Custódio Coimbra.
  • D Custódio Coimbra e Luciano Carneiro.
  • E Luciano Carneiro e Walter Firmo.

Roland Barthes é um dos semiólogos que se dedicaram ao entendimento da essência da fotografia. Em um de seus escritos, ele, na posição de Spectator, destaca dois elementos que fundam a observação de uma imagem fotográfica. O primeiro remete a um campo que se liga ao saber e à cultura pessoal; o segundo é aquilo que o toca diretamente, ligado ao acaso, sem qualquer interferência cultural.

Sobre o segundo elemento, ele acrescenta “é também picada, pequeno buraco, pequena mancha, pequeno corte – e também lance de dados. (....) é esse acaso que, na foto, me punge (mas também me mortifica, me fere).”

(BARTHES, 2012, adaptado).


Esse segundo elemento denomina-se

  • A Punctum.
  • B Studium.
  • C Noema.
  • D Spectrum.
  • E Operator.

Leia o texto a seguir, extraído da Brasiliana Fotográfica.

Não teria eu iniciado a arte mais do que maravilhosa de desenhar qualquer objeto, sem dar-me ao trabalho de o fazer com a própria mão? A indagação (...) referia-se às suas pesquisas e aos experimentos no campo da fotografia, que o haviam levado a inventar, ele também e no Brasil, um processo de criação fotográfica.
(https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=1243)

O realizador de um dos mais antigos registros fotográficos existentes no continente americano – feito na vila de São Carlos, atual Campinas, no Estado de São Paulo foi

  • A Marc Ferrez.
  • B D. Pedro II.
  • C Hercules Florence.
  • D Georges Leuzinger.
  • E Franz Keller.