Questões de História e Geografia do Estado do Amapá (História e Geografia de Estados e Municípios)

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A crise da economia da borracha que atingiu a Amazônia a partir de 1912 levou à busca de alternativas para a valorização econômica da região. De acordo com a doutrina da Segurança Nacional do Estado Novo, era necessário dar utilidade econômica para esta parte do Brasil, a fim de atrair para aí fluxos populacionais.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente uma iniciativa pública tomada durante o Estado Novo para transformar o espaço amazônico em uma grande fronteira agrícola e integrá-lo ao corpo da Nação.

  • A A meta do Estado Novo era apoiar a agricultura tradicional já existente, voltada para a subsistência familiar e comunitária, valorizando os saberes dos caboclos amazonenses.
  • B O governo federal usou recursos obtidos pelos Acordos de Washington e incentivou a migração nordestina para o estabelecimento de colônias agrícolas nacionais.
  • C O poder público direcionava massas de lavradores para o norte do país, para aliviar a concentração populacional nas principais metrópoles industrializadas do Sudeste.
  • D A exploração de jazidas de ouro no rio Cassiporé por faiscadores estrangeiros levou à construção de uma base aérea no Amapá, para monitorar invasões de terra agrícolas. 
  • E A criação do Território Federal do Amapá deu voz política a ribeirinhos e lavradores amapaenses, que elegeram Janary Nunes como governador por seu projeto de colonização. 

A cartografia do norte do atual estado do Amapá configurou-se no decorrer de séculos de litígio territorial entre franceses e portugueses.
A respeito das disputas relativas à formação da fronteira franco-brasileira, é correto afirmar que

  • A o tratado de Utrecht, assinado entre Portugal e França, atendeu ao propósito português, estabelecendo que o rio Oiapoque era o limite entre seu domínio e o da França.
  • B em 1897, Brasil e França confiaram a resolução do Contestado à arbitragem internacional, o que favoreceu as reivindicações francesas de navegação fluvial exclusiva na fronteira entre os dois países.
  • C em 1900, o Laudo de Berna confirmou a posição do Barão do Rio Branco, que, mediante mapas e registros de navegantes, provou o domínio luso dos rios Araguari e Jari, delimitando as fronteiras com o Suriname. 
  • D após a assinatura do Laudo Suíço, a área do atual estado do Amapá foi anexada ao estado do Amazonas, já que o governo federal considerava a região como um vazio demográfico e econômico.
  • E a independência do território do Amapá e sua desvinculação administrativamente da União, ocorreram em 1943, por ocasião da criação do Território Federal do Amapá, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
Encontro dos Tambores (Macapá, 2013), do qual participaram 44 comunidades de quilombos afrodescendentes para divulgar as tradições culturais e religiosas da cultura negra no Amapá. Foto de Maurício de Paiva. 
O Marabaixo e o Batuque destacam-se como importantes manifestações culturais da população afrodescendente do Amapá. A respeito dessas expressões culturais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Consistem em danças e músicas executadas ao som de caixas, tambores, tabocas e outros instrumentos, muitas vezes de fabricação caseira. ( ) Estão ligadas a festividades católicas, como a do Divino Espírito Santo e a da Santíssima Trindade no Ciclo do Marabaixo, por exemplo. ( ) São festas cuja estrutura ritual deriva de preceitos cristãos e de religiões afro-brasileiras, motivo pelo qual estão integradas ao calendário litúrgico católico e são presididas por bispos.
As afirmativas são, respectivamente,
  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D F – F – V.
  • E V – V – V.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas  Fotograma do documentário “As mãos da mãe do Barro” (2004)
“Considerado um ofício tradicional da comunidade do Maruanum, o processo de fabricação das cerâmicas vai desde a coleta da matéria prima utilizada na confecção das peças até a sua queima. As técnicas das louceiras do Maruanum são transmitidas de uma geração a outra. Nesta comunidade, um grupo de mulheres descendentes de um antigo quilombo desenvolvem a arte centenária da fabricação de louças de barro preservando as mesmas técnicas utilizadas por suas antepassadas. Entre os meses de agosto e novembro, antes das águas da chuva encherem os campos de várzea, elas saem em mutirão para coletar o barro. Todo o processo segue um ritual secular de tradições indígenas, como a extração da argila permitida pela ‘Mãe do barro’, a guardiã do barreiro”.
Adaptado de IPHAN-AP, Anexo 01: Referências culturais inventariadas, nº 20, 2009
O relato descreve um aspecto importante da cultura popular do artesanato em cerâmica no Distrito de Muruanum, denominado

  • A sincretismo religioso, pois sobrepõe os ritos ameríndios e africanos, assimilados pela cultura cabocla, ao calendário cristão, que rege o período de coleta do barro.
  • B mestiçagem cultural, pois funde a arte comunitária tradicional e sua racionalidade ancestral à tecnologia da queima da cerâmica, de origem europeia.
  • C sincretismo cultural, pois combina tradições culturais africanas e dos povos originários cujos rituais marcam a coleta da matéria-prima, por exemplo.
  • D transculturação, pois preserva saberes intergeracionais, fundamentais para a identidade cultural das mulheres das comunidades do Distrito de Muruanum.
  • E hibridismo religioso, pois a devoção à Mãe do Barro exemplifica a dimensão matriarcal própria das matrizes religiosas presentes no Brasil desde o período colonial. 

Em setembro de 2022, o Museu Sacaca (Macapá) participou da 16ª edição da Primavera dos Museus, com o tema Independência e Museus: Outros 200, outras histórias. A diretora do museu, Eliane Oliveira, avalia que a instituição reflete plenamente a importância do tema deste ano: “Quando falamos na formação territorial e política do nosso país ao longo da história, devemos sempre recordar que ela foi construída pelas mãos de homens e mulheres africanos e afrodescendentes, povos originários, comunidades ribeirinhas e tradicionais”.
Adaptado de https://www.portogrande.ap.gov.br
A respeito da presença histórica de africanos e afrodescendentes na história do Amapá, analise as afirmativas a seguir.
I. Oficialmente, os africanos chegaram ao Amapá no século XVIII, pelas mãos de colonos portugueses, que os traziam da região do Golfo do Benin até o território hoje conhecido como Macapá, para trabalho compulsório em engenhos de açúcar e para auxiliar na coleta das drogas do sertão. II. A história da Fortaleza de São José de Macapá está relacionada à presença de africanos e afrodescendentes no Amapá, no passado colonial, quando a construíram na condição de escravos, e no Estado Novo, quando afrodescendentes foram removidos do entorno do monumento. III. Afrodescendentes tiveram uma atuação significativa na organização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Amapá em um período, anos 1980, em que mulheres negras marcaram forte presença no meio rural do então Território Federal do Amapá.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.