Questões de História e Geografia do Estado do Amazonas (História e Geografia de Estados e Municípios)

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O agronegócio brasileiro é uma potência, o país é um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Ano a ano, colhem-se safras recordes, o que ajudou a manter o superávit comercial. Mas, o agronegócio brasileiro é uma ameaça, pois o Brasil é o país que mais desmata no planeta – 6.600 quilômetros quadrados, na Amazônia, e 50% mais do que isso no Cerrado. Marque a alternativa CORRETA, sobre o agronegócio no Brasil.

  • A O processo de modernização da agricultura é desigual no território brasileiro e variou de acordo com o produto cultivado, tanto na cultura temporária, que não precisa ser plantada novamente após a colheita, quanto na cultura permanente.
  • B Com a mecanização da colheita da cana, trabalhadores perderam o emprego porque as empresas passaram a não investir na capacitação dessa mão de obra para trabalhar com as novas tecnologias, como operador e eletricista de máquinas colheitadeiras.
  • C A cana-de-açúcar é usada como matéria-prima para os mais diferentes setores da indústria, como cosméticos, farmacêutica, adubos, plásticos, fábricas de óleo entre outros – diversos complexos agroindustriais integram-se a essa cadeia.
  • D A soja, o principal produto agrícola exportado pelo Brasil, teve a sua cultura iniciada a partir de grandes investimentos industriais no setor de processamento e do capital externo, inclusive, recentemente, empresários árabes passaram a investir nessa produção.
  • E A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) teve um importante papel para a formação desse cenário, pois os diversos investimentos em ciência e tecnologia aumentaram significativamente a produtividade brasileira.

A Amazônia brasileira é uma região fonte de um cacau de alta qualidade, conhecido como cacau fino, que recebeu reconhecimento internacional. O cacau é a principal matéria-prima para produzir:

  • A Mate.
  • B Café.
  • C Chocolate.
  • D Sabão.

No Amazonas, considerando-se apenas os indígenas, são cerca de 65 povos, com diversidade linguística igualmente expressiva (aproximadamente 53 línguas). Recentemente, em 2023, o governo do Estado cooficializou 17 línguas indígenas, durante evento de lançamento da primeira Constituição Federal traduzida para a língua Nheengatu, em São Gabriel da Cachoeira. Sobre a diversidade linguística no Amazonas, é CORRETO afirmar que:

  • A a língua portuguesa está perdendo valor com o avanço de novas tecnologias e deve ser ainda mais defendida como língua protagonista, no contexto escolar, deixando as línguas indígenas apenas para escola em aldeias.
  • B a língua inglesa é a língua estrangeira mais pertinente para o contexto amazônico, considerando-se a geopolítica e os desafios da região.
  • C as línguas indígenas atualmente já possuem muitos materiais didáticos disponíveis não impondo grandes desafios para sua implementação na rede de ensino do Estado.
  • D com a co-oficialização, substituiremos o ensino de língua estrangeira por línguas indígenas no currículo estadual.
  • E a diversidade linguística do Amazonas precisa ser mais valorizada nas políticas educacionais do Estado, considerando-se a riqueza presente que este apresenta e os desafios para salvaguarda destas línguas.

O Brasil é um país culturalmente diverso, formado historicamente por diferentes povos, dentre os quais: povos indígenas nativos, povos africanos trazidos para cá no processo de escravização durante a colônia e império, bem como portugueses, desde a colonização, e outros povos que para cá imigraram ao longo de nossa história. Sobre a diversidade cultural no estado do Amazonas, é CORRETO afirmar que:

  • A não existe quilombolas no estado do Amazonas e, portanto, políticas educacionais voltadas para este grupo não são pertinentes.
  • B não houve imigração árabe para o estado do Amazonas.
  • C devemos considerar a complexidade da diversidade étnica desse Estado, que se apresenta no contexto escolar, em que a presença indígena e imigração venezuelana, dentre outros fenômenos, impõe desafios que não podem ser ignorados na implementação de políticas públicas para educação.
  • D o Amazonas é composto por descendentes de portugueses, africanos e indígenas, somente.
  • E os povos indígenas são contemplados, plenamente, nas políticas públicas do Estado, com educação, saúde e direitos territoriais garantidos, pois são expressivos em contingente populacional.

Considerando a história e a cultura da região amazônica, assinale a opção correta. 

  • A Assinado em 1903, o Tratado de Petrópolis estabeleceu a soberania brasileira sobre o território acreano, sem previsão de qualquer contrapartida à nação boliviana. 
  • B Na Amazônia brasileira, atividades humanas têm modificado vários ecossistemas, em especial a floresta, que, além de ser a mais extensa e a mais rica em espécies do planeta, é repositório de imensas reservas de água e bens minerais. 
  • C Na região da Amazônia, cerca de 40% da população vive em grandes cidades, e mais da metade do território é composto por áreas protegidas, distribuídas entre unidades de conservação e terras indígenas. 
  • D Cada vez mais condicionadas à globalização, as comunidades rurais amazônicas estão aglutinadas em pequenas e médias propriedades que produzem as principais commodities de exportação da região, que são rebanho suíno, arroz, trigo e cevada. 
  • E Antes da chegada dos missionários pentecostais, o protestantismo era praticamente inexistente nas comunidades tradicionais da Amazônia.