Questões de História e Geografia do Estado do Rio Grande do Norte (História e Geografia de Estados e Municípios)

Limpar Busca

Considere, a seguir, o excerto de uma canção do cantor e compositor Pedro Mendes. 



Essa é uma terra de um deus mar

De um deus mar que vive para o sol

E esse sol está muito perto daqui

Venha e veja tanto quanto pode se curtir


Linda terra para a mãe gentil

Belo cai o sol sobre esse rio

E esse rio também está perto daqui Venha e veja tanto quanto é o nosso Potengi

[...]


Mendes, Pedro. Linda baby. disponível em: https://www.letras.mus.br/pedro-mendes/968978/. acesso em 1 de novembro de 2023.



Associando-se esses versos com a construção das identidades das cidades norte-rio-grandenses identifica-se que

  • A a terra potiguar é maravilhosa pela paisagem nela existente, assim a capital é uma representação legitima do que existe no estado.
  • B o sentimento de amor ao local possui uma história e foi produzido por estratégias que mobilizaram discursos, imagens e rituais coletivos.
  • C a paisagem natural de cada lugar define, historicamente, a sua identidade, que é sentida instintivamente pelos seus habitantes.
  • D o sol refletido na paisagem desperta nos homens e nas mulheres o amor à terra, construindo um sentimento de pertencimento em relação ao lugar.

Observe os gráficos que representam a distribuição das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) segundo as faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre o período de 2000 e 2010 para a Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, 2014, p. 68)
A análise do gráfico e a comparação entre o período de 2000 a 2010 permitem afirmar que

  • A ocorreu um acréscimo de concentração das UDHs nas faixas de menor IDHM em especial na categoria ‘muito baixo’ e ‘baixo’.
  • B no período estudado, há uma concentração das UDHs nas faixas mais elevadas do IDHM, com uma redução das UDHs que trazem os índices mais baixos.
  • C do ponto de vista do IDHM, é possível dizer que houve uma piora na qualidade de vida da população entre os dois anos considerados na análise.
  • D os resultados comparativos entre os dois períodos não permitem obter conclusões significativas acerca da distribuição das UDHs e tampouco sobre o IDHM.
  • E a categoria de IDHM ‘muito alto’ indica que a faixa etária da população apresenta aumento da expectativa de vida, assim como redução do nível de escolaridade da população.

Observe os gráficos que representam a distribuição das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) segundo as faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre o período de 2000 e 2010 para a Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, 2014, p. 68)
A análise do gráfico e a comparação entre o período de 2000 a 2010 permitem afirmar que

  • A ocorreu um acréscimo de concentração das UDHs nas faixas de menor IDHM em especial na categoria ‘muito baixo’ e ‘baixo’.
  • B do ponto de vista do IDHM, é possível dizer que houve uma piora na qualidade de vida da população entre os dois anos considerados na análise.
  • C no período estudado, há uma concentração das UDHs nas faixas mais elevadas do IDHM, com uma redução das UDHs que trazem os índices mais baixos.
  • D os resultados comparativos entre os dois períodos não permitem obter conclusões significativas acerca da distribuição das UDHs e tampouco sobre o IDHM.
  • E a categoria de IDHM ‘muito alto’ indica que a faixa etária da população apresenta aumento da expectativa de vida, assim como redução do nível de escolaridade da população.

Observe os gráficos que representam a distribuição das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) segundo as faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre o período de 2000 e 2010 para a Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A análise do gráfico e a comparação entre o período de 2000 a 2010 permitem afirmar que

  • A ocorreu um acréscimo de concentração das UDHs nas faixas de menor IDHM em especial na categoria ‘muito baixo’ e ‘baixo’.
  • B no período estudado, há uma concentração das UDHs nas faixas mais elevadas do IDHM, com uma redução das UDHs que trazem os índices mais baixos.
  • C do ponto de vista do IDHM, é possível dizer que houve uma piora na qualidade de vida da população entre os dois anos considerados na análise.
  • D os resultados comparativos entre os dois períodos não permitem obter conclusões significativas acerca da distribuição das UDHs e tampouco sobre o IDHM.
  • E a categoria de IDHM ‘muito alto’ indica que a faixa etária da população apresenta aumento da expectativa de vida, assim como redução do nível de escolaridade da população.

Observe os gráficos que representam a distribuição das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) segundo as faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre o período de 2000 e 2010 para a Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
(Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, 2014, p. 68) A análise do gráfico e a comparação entre o período de 2000 a 2010 permitem afirmar que

  • A no período estudado, há uma concentração das UDHs nas faixas mais elevadas do IDHM, com uma redução das UDHs que trazem os índices mais baixos.
  • B ocorreu um acréscimo de concentração das UDHs nas faixas de menor IDHM em especial na categoria ‘muito baixo’ e ‘baixo’.
  • C do ponto de vista do IDHM, é possível dizer que houve uma piora na qualidade de vida da população entre os dois anos considerados na análise.
  • D os resultados comparativos entre os dois períodos não permitem obter conclusões significativas acerca da distribuição das UDHs e tampouco sobre o IDHM.
  • E a categoria de IDHM ‘muito alto’ indica que a faixa etária da população apresenta aumento da expectativa de vida, assim como redução do nível de escolaridade da população.