Questões de História, Estética e Crítica das Artes Visuais (Artes Visuais)

Limpar Busca

[…] diz respeito, dentre outros aspectos, à compreensão sensível-cognitiva do objeto artístico inserido em um determinado tempo espaço sociocultural. Ela pode dar-se inclusive frente aos fenômenos naturais e ao meio ambiente desde que tenham sido mobilizados valores sensíveis […].

(FUSARI e FERRAZ, 2001, p. 56.)


O texto anterior refere-se à(ao):

  • A Estético em arte.
  • B Metodologia de análise.
  • C Integração do fazer artístico.
  • D Contextualização histórica em arte.

Entre o final do século XIX e início do século XX, as ditas “artes negras” foram deslocadas para o centro das discussões estéticas na Europa: Picasso, Matisse, Braque e outros artistas “descobriram” a arte africana.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente aspectos dessa “descoberta”, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Os objetos africanos, até então vistos como etnográficos, assumiram uma categoria estética.
  • B A abstração e a estilização da arte africana inspiraram novos traços, cores, signos e, sobretudo, uma nova organização da imagem.
  • C As máscaras, a pintura e a estatuária africanas influenciaram o fauvismo, o expressionismo, o cubismo e outros movimentos de vanguarda.
  • D A cultura visual africana foi absorvida a partir de uma perspectiva antropológica, que considerava o problema da alteridade e questionava a etiqueta de arte primitiva.
  • E As vanguardas buscavam na arte africana uma estética considerada mais autêntica, pois supostamente ainda não tocada pelos vícios acadêmicos.

Observe a imagem a seguir, registrada durante uma apresentação de dança.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Sobre essa imagem, é correto afirmar que o efeito 

  • A borrado do movimento foi obtido através do uso do obturador da câmera em velocidade baixa.
  • B de muita profundidade no movimento foi obtido pelo uso do diafragma aberto.
  • C tremido do movimento foi obtido através do uso do obturador da câmera em velocidade alta.
  • D de pouca profundidade no movimento foi obtido pelo uso do diafragma fechado.
  • E de congelamento do instante do movimento foi obtido pelo uso do flash.

László Moholy-Nagy, além ter sido professor a Bauhaus, foi um pintor húngaro que fez experimentos fotográficos, como o mostrado a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Essa técnica é conhecida como

  • A alto contraste.
  • B fotograma.
  • C solarização.
  • D viragem.
  • E alto relevo.

Em relação à obra mostrada na figura 2A2-I, é correto afirmar que

  • A a arte contemporânea brasileira provoca discussões culturais acerca da diversidade e da diferença.
  • B a abstração na arte contemporânea está presente no uso indiscriminado de materiais alternativos.
  • C a arte barroca colonial não busca a qualidade de materiais para a prática artística.
  • D o modernismo brasileiro promove o uso de materiais reciclados para arte sustentável.
  • E o movimento concretista no Brasil influenciou a arte contemporânea no uso de elementos barrocos.