Questões de História Geral (História)

Limpar Busca

Considerando o tema “Doenças e seus impactos na sociedade”, o professor de História, em colaboração com o professor de Ciências, organizou uma atividade para apresentar o assunto em perspectiva transversal para os estudantes.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o professor de História explicou o uso global do quinina, uma substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O professor também abordou a resistência imunológica dos indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem transversal.

  • A A abordagem transversal estuda as áreas de maneira específica, concentrando-se na avaliação para verificar a compreensão do estudante sobre o material.
  • B A abordagem transversal integra temas dos currículos de diferentes disciplinas, permitindo que cada professor aborde o tema de acordo com o conteúdo de sua matéria.
  • C A abordagem transversal articula diferentes áreas do saber e foca nos temas de interesse dos estudantes, promovendo seu desenvolvimento e oferecendo conhecimentos sobre sua saúde.
  • D A abordagem transversal associa diferente assuntos da educação básica, constituindo uma nova disciplina que deve ser incluída nos currículos escolares.
  • E A abordagem transversal combina matérias escolares, mesmo sem uma coerência clara entre elas, desenvolvendo a capacidade de abstração e imaginação dos estudantes.

Frequentemente, tem-se exigido dos historiadores o fornecimento de um tratamento com diretriz que combine seu papel de crítico, com aquele de cívico e ético. Por um lado, exige-se do historiador sua dissociação com a pretensão de um discurso desmistificado e suportado pela evidência; e, por outro, o historiador deve contribuir para que se molde a consciência histórica e a memória de seus contemporâneos. Assim sendo, ser pesquisador não separa os historiadores de serem atores sociais. Por essa razão, o público leitor frequentemente os invoca para o papel de árbitros, reconhecendo neles, portanto, uma posição de mediadores entre passado, presente e futuro. A discussão sobre as relações entre ética e a profissão do historiador é uma conceituação muito importante. É importante lembrar que o ser humano é um ser no tempo, que nele se transforma e constantemente se constitui e esse tempo humano denomina-se história. Em relação às questões éticas, o historiador:

  • A Precisa, ao realizar seu trabalho, entender que ele registra as transformações e avanços históricos da humanidade.
  • B Por ser também um ator social, um ser inserido e intrínseco na história, tem respaldo para criar a sua própria ética.
  • C Deve ter um entendimento absoluto da sociedade como um todo harmônico formado de individualidades e, portanto, digno de respeito.
  • D Precisa entender que as mudanças históricas, os problemas e os conflitos históricos devem ser analisados e, em alguns casos, omitidos quando necessário.

Assinale a opção que descreve corretamente os fatores que favoreceram a expansão do Império Islâmico no período medieval, após a morte de Maomé.

  • A A organização pacífica para a sucessão dinástica após a morte de Maomé favoreceu para a estabilidade e a expansão do Império.
  • B A concentração das unidades territoriais em regiões restritas à Ásia e à África favoreceu a construção de fortificações, que protegeram essas áreas contra invasões estrangeiras.
  • C A centralidade das funções políticas e militares na figura de um Califa possibilitou uma maior vigilância e a unificação dos povos.
  • D A característica nômade das numerosas populações do Império facilitou a interação e a formação de uma identidade coletiva.
  • E A assimilação dos elementos culturais das regiões conquistadas estimulou o progresso econômico e a produção de conhecimento.

O Galeão de Manila foi uma rota que conectou dois espaços do Império espanhol no século XVI, servindo como alternativa à presença portuguesa no Oriente. Esse é um exemplo significativo da globalização na época moderna.
Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a rota feita pelo galeão e as mercadorias transportadas por ela.

  • A A rota conectava Acapulco às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava prata, e no retorno para Acapulco, objetos de porcelana.
  • B A rota conectava Lima às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava indivíduos escravizados, e no retorno para Lima, mercadorias como chá.
  • C A rota conectava Cartagena de Indias às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava café, e no retorno para Cartagena de Indias, especiarias orientais.
  • D A rota conectava Panamá às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava tabaco, e no retorno para Panamá, ópio.
  • E A rota conectava o porto de Havana às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava açúcar, e no retorno para Havana, seda.

Leia o trecho a seguir.


Por milênios, o homem foi caçador. Durante inúmeras perseguições, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisíveis pelas pegadas na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de pelos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barba. Aprendeu a fazer operações mentais complexas com rapidez fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas. O que caracteriza esse saber é a capacidade de, a partir de dados aparentemente negligenciáveis, remontar a uma realidade complexa não experimentável diretamente.



GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 151-152. (Adaptado).


Sobre o paradigma indiciário na História, com base na leitura do trecho acima, assinale a afirmativa correta.

  • A Decifra épocas passadas através da experiência do historiador, que seleciona as fontes com base em formulações preconcebidas para facilitar a investigação.
  • B Investiga os eventos históricos por meio da análise de documentos de diversas naturezas, descontruindo suas intencionalidades.
  • C Revela processos históricos ao respeitar o conteúdo da documentação oficial e primária, entendendo-a como um registro do passado inquestionável.
  • D Narra um passado a partir da observação de pistas e sinais, elaborando uma visão superficial devido à limitação de informações disponíveis.
  • E Estuda contextos históricos com base em registros seriais, que permitem uma compreensão completa do passado e de sua evolução.