Questões de História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional (Terapia Ocupacional)

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A Lista de Procedimentos da Terapia Ocupacional (LPTO), definida pela Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), contém como procedimento terapêutico ocupacional a “prescrição e confecção de recursos de tecnologias outras assistivas”. Os terapeutas ocupacionais são profissionais habilitados para avaliar as funções e as atividades dos pacientes, bem como os contextos e os ambientes em que eles estão inseridos para orientar o paciente, seus familiares/cuidadores e a equipe assistencial em relação à aplicabilidade dos recursos de tecnologia assistiva. O conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas pelos indivíduos para a produção de intenção e significado durante uma interação social, de modo a gerar uma mensagem compreensível sobre necessidades, sentimentos e desejo; voltada para o aprimoramento da funcionalidade de pessoas com deficiência por meio do uso de produtos, recursos, estratégias, métodos e serviços que possibilitem o desempenho de atividades necessárias ou pretendidas.
O texto descreve qual categoria da tecnologia assistiva?

  • A Auxílio para mobilidade e postura.
  • B Auxílio para vida diária.
  • C Dificuldade de comunicação.
  • D Comunicação alternativa e aumentativa.
  • E Adaptação de mobiliário.

Correlacione as colunas a seguir de acordo com os instrumentos utilizados para avaliação da participação ocupacional, independência e cognição em adultos e suas principais características apresentadas.
1. MOHOST 2. MEEM 3. MIF
( ) Avalia o nível de independência funcional nas atividades da vida diária (AVD), subdivididas em subescalas motora (autocuidado, mobilidade, controle de esfíncter, transferência, locomoção) e cognitiva (comunicação e cognição social).
( ) Instrumento utilizado para rastreio cognitivo e apresenta propriedades psicométricas de validade para a população brasileira. Dividido em seis itens: orientação, registro, atenção e cálculo, evocação, linguagem e práxis, cópia.
( ) Avaliação observacional da participação ocupacional. Dividido em seis fatores: motivação para ocupação, padrão de ocupação, habilidades de comunicação e interação, habilidades de processo, habilidades motoras e meio ambiente.

Assinale a alternativa que apresenta à sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 3 – 1 – 2.
  • E 3 – 2 – 1.

As práticas e atuação do profissional de terapia ocupacional na reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ocorre a partir de intervenções, com o intuito de aprimorar o desempenho ocupacional em todas as áreas de vida, com o enfoque na demanda principal do paciente. Essas crianças podem apresentar dificuldades na recepção, modulação, integração e organização dos sentidos, o que interfere diretamente na sua habilidade de interagir com pessoas e objetos, resultando em dificuldades no desenvolvimento de atividades lúdicas, ocasionando diminuição da capacidade de planejar e executar atividades motoras e cognitivas e má organização do comportamento. A abordagem de Integração Sensorial, chamada Ayres Sensory Integration, é um tratamento muito utilizado hoje. Analise as afirmativas a seguir.
I- Abordagem que organiza a oferta sensorial adequada ao perfil do indivíduo, gerenciando um equilíbrio entre a demanda sensorial, liberdade de escolha e a necessidade individual, ajustando, assim, o desafio de modo a promover a resposta adaptativa, com o objetivo de atingir as suas necessidades específicas.
II- Destaca-se entre seus objetivos terapêuticos: o desempenho funcional, as capacidades de autorregulação e as habilidades sensório-perceptivo-motoras.
III- Abordagem sistemática que orienta o raciocínio clínico e uma metodologia que enfoca os resultados relacionados à ocupação e revisão, em que aborda um formato necessário, fornecendo um método para descrever o processo de raciocínio, incluindo uma justificativa baseada em dados para decisões de tratamento.
IV- Abordagem clínica e reabilitadora para distúrbios do processamento sensorial, baseada no princípio neurocientífico da plasticidade neural, que defende que as células nervosas se adaptam e modificam seu funcionamento para garantir a sobrevivência.

Quais afirmativas se relacionam ao referido método de atuação?

  • A I, II, III e IV.
  • B I e IV, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E III e IV, apenas.

Existem hoje, disponíveis para uso no Brasil, uma diversidade de instrumentos que podem ser utilizados no processo de avaliação do desenvolvimento infanto-juvenil, a fim de potencializar o processo terapêutico ocupacional e o processo de cuidado como um todo. Marque a opção que apresenta instrumentos utilizados para avaliar apenas o desempenho funcional:

  • A Modelo lúdico, ChIPPA, Escala Knox.
  • B COPM, CHEQ, PEM-CY.
  • C PEDI, CHEQ, ACOORDEM.
  • D Perfil sensorial, PEDI, COPM.
  • E SPM, Inventário Portage, COPM.

A teoria e a intervenção do método de Integração Sensorial de Ayres®, vem se destacando dentro da terapia ocupacional ao implementar sua prática baseada em evidências. O terapeuta ocupacional devidamente qualificado deve seguir o rigor científico e direcionar suas intervenções de acordo com a Medida de Fidelidade©, aplicando os princípios da Integração Sensorial na prática clínica, utilizando-se de avaliações padronizadas e orientando o raciocínio clínico e profissional por meio de dados avaliativos. De forma a apoiar a qualidade dos serviços prestados, a prática baseada em evidências e para orientar o raciocínio clínico e profissional dentro da terapia ocupacional, foi operacionalizado por Schaaf e Mailloux (2015) o instrumento Data-Driven Decision Making (DDDM). Constituído por oito etapas, é um processo sistematizado, replicável e que fornece uma estrutura de raciocínio clínico por meio do processo de terapia ocupacional, tendo como foco a utilização de dados para orientar e medir os resultados. Relacione a segunda coluna às etapas listadas na primeira. Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Etapa 6 Etapa 7 Etapa 8
( ) Preparar a intervenção. ( ) Conduzir uma avaliação abrangente. ( ) Identificar medidas de resultados (proximais e distais). ( ) Gerar hipóteses. ( ) Medir os resultados e monitorar o progresso. ( ) Identificar potenciais e desafios de participação. ( ) Conduzir a intervenção. ( ) Desenvolver e escalonar metas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a relação estabelecida de cima para baixo.

  • A 3 – 1 – 7 – 2 – 8 – 4 – 6 – 5.
  • B 4 – 3 – 5 – 1 – 6 – 2 – 7 – 8.
  • C 4 – 1 – 8 – 5 – 7 – 3 – 6 – 2.
  • D 5 – 2 – 3 – 6 – 8 – 1 – 7 – 4.
  • E 6 – 2 – 5 – 3 – 8 – 1 – 7 – 4.