Questões de Histórico e Teorias do Comércio Exterior Brasileiro e Internacional (Comércio Internacional (Exterior))

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TEXTO 1 Grandes empresas precisam tornar-se globais se quiserem competir. À medida que empresas estrangeiras invadem, com sucesso, os mercados internos, as empresas locais precisam avançar mais agressivamente para os mercados externos. Elas terão que deixar de ser empresas que tratam suas operações internacionais como assuntos secundários e precisam passar a ser organizações que consideram o mundo um mercado único, sem fronteiras.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2015 (adaptado).

TEXTO 2 A internacionalização precoce de startups é favorecida pelo fato delas não dependerem da venda de bens e serviços entregues fisicamente. À medida que as startups brasileiras amadurecem e mais empreendedores percebem que é possível elas competirem no mercado internacional, torna-se mais comum que se criem empresas pensando-se em um dia atuar globalmente; ser internacional desde o início aumenta o mercado da startup e a força a ser mais competitiva.
Disponível em: http://folha.uol.com.br. Acesso em: 18 jul. 2018 (adaptado)

Considerando os dois textos e a temática de implementação de estratégias na área de comércio exterior, avalie as afirmações a seguir.
I. Os dois textos aplicam-se a organizações de mesmo porte e propõem estratégias distintas de internacionalização.
II. A internacionalização de startups dá-se, geralmente, de forma mais rápida em razão da facilidade de distribuição de seus produtos.
III. Os dois textos indicam que as operações em mercados estrangeiros contribuem para o aumento da competitividade da organização.

É correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Suponha que uma empresa brasileira de confecções venha apresentando excelentes resultados e gostaria de expandir suas operações para o exterior. Nesse caso, uma ação de promoção comercial adequada para essa empresa iniciar ou aumentar as exportações de seus produtos no longo prazo é

  • A realizar ações promocionais sem prazo definido, de forma a tentar capturar o máximo de clientes possível em um curto espaço de tempo.
  • B focar na preparação de funcionários de alto escalão hierárquico, a fim de qualificá-los e prepará-los para atuar no comércio exterior.
  • C estabelecer o escopo do projeto comercial, com a definição do público-alvo, da região e dos produtos a serem trabalhados com o público externo.
  • D obter informações a respeito de potenciais compradores por meio da Internet, haja vista os elevados custos de participação em feiras e missões internacionais.

Tendo em vista que os Estados e as organizações internacionais estabelecem, por meio de acordos e tratados, normas de conduta e de procedimentos, julgue o próximo item, a respeito desse tema.


As chamadas lex mercatória são normas internacionais criadas pelas práticas e costumes e que são desvinculadas do direito dos Estados, mas reconhecidas pelos atores do comércio internacional.

  • Certo
  • Errado

Acerca das principais teorias de comércio internacional, julgue o item a seguir.


As barreiras comerciais impostas sobre os produtos agropecuários brasileiros, como mecanismos de proteção a produtores locais de outras economias com menor dotação de terras cultiváveis, são explicadas, no modelo de fatores específicos, pela queda do preço relativo dos produtos rurais nesses países como resultado das trocas com o Brasil.

  • Certo
  • Errado

Acerca das principais teorias de comércio internacional, julgue o item a seguir.


De acordo com o modelo ricardiano, as vantagens decorrentes do comércio internacional são afastadas na hipótese de um país ser relativamente menos produtivo do que outro em todas as indústrias.

  • Certo
  • Errado