Questões de Identidade Organizacional (Comunicação Social)

Limpar Busca

Uma empresa que busca envolver seus funcionários em seus principais objetivos e compor um time que “veste a camisa” investe em uma comunicação organizacional.

Trata-se de uma comunicação centrada em quatro dimensões, a saber:

  • A cultural, instrumental, corretiva e humana
  • B estratégica, econômica, arquitetônica e humana
  • C arquitetônica, econômica, humana e cultural
  • D humana, estratégica, instrumental e corretiva
  • E humana, instrumental, cultural e estratégica

Os valores básicos de uma organização e a forma como eles são apresentados por meio das ações de comunicação formam o que é chamado de

  • A visão institucional
  • B imagem corporativa
  • C identidade corporativa
  • D reputação institucional
  • E apresentação institucional

A RepTrak é uma metodologia bastante difundida mundialmente, cuja criação objetivou mensurar a reputação das organizações por meio de sete dimensões, entre as quais se apontam a inovação, a cultura organizacional, a governança, a liderança, a cidadania, a identidade e os componentes emocionais.

  • Certo
  • Errado

No que se refere à comunicação empresarial e à gestão de marcas, julgue o próximo item. 


As mudanças históricas e sociais são processos que geram pouco impacto no processo identitário de uma organização. 

  • Certo
  • Errado

A missão da TAM é “ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade”. A missão do SBT é “produzir conteúdo capaz de reunir a família, divertir e informar, contribuindo com o desenvolvimento da população brasileira.”

Sobre a elaboração de uma missão organizacional é correto afirmar:

  • A A missão deve refletir a identidade da empresa, deve ser expressa em um parágrafo bem escrito, de forma clara e bem detalhada.
  • B A missão deve refletir onde a empresa deseja estar no futuro. Enquanto a visão descreve o momento presente da organização, a missão descreve o seu futuro.
  • C A missão serve para guiar o comportamento dos membros da organização. Ela é expressa através de uma lista de comportamentos que devem ser prioridade dentro da empresa.
  • D A missão deve expressar a razão de ser da organização e contar em poucas linhas o que ela nasceu para realizar.
  • E Uma missão bem elaborada reflete os principais aspectos que a empresa quer mostrar ao mundo e responde a questionamentos como “o que queremos que saibam sobre o nosso trabalho?”