Questões de Identidade Visual em Design Gráfico (Design Gráfico)

Limpar Busca

De acordo com Dondis (2007), entre todas as técnicas visuais, nenhuma é mais importante para o controle de uma mensagem visual do que o contraste. Com base nesse aspecto da Sintaxe da Linguagem Visual, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) É a força compositiva em busca da harmonia, pois busca-se resolver a tensão no mecanismo perceptivo (eixo sentido).

( ) Quando a composição se aproxima das expectativas, tem-se uma composição aguçada, chocante, contrastante.

( ) As principais formas de contraste são cor, peso, forma e escala.

( ) Em uma composição, procura-se conduzir o olhar para pontos estratégicos. Esses pontos determinam a área axial em uma composição, aquilo que é olhado em primeiro lugar, e o uso da hierarquia é eficaz como princípio de contraste. 

( ) Em um projeto, a composição deve evitar variações bruscas no tamanho dos elementos, de modo a não confundir a percepção das mensagens.


 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – F – V.
  • B V – V – V – F – F.
  • C F – F – V – V – F.
  • D V – F – F – F – V.
  • E V – V – F – V – F.

Ao desenvolver uma identidade visual é necessário prever variações da logomarca. Normalmente temos as versões primaria, secundária, colorida e monocromática de cada logo criada.
Leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Logos precisam ser adaptáveis a diferentes contextos e meios de comunicação para preservar e fortalecer a imagem.
( ) É fundamental deixar que as pessoas interajam e modifiquem a logomarca da forma que acharem melhor, para criar empatia.
( ) Uma versão simplificada ou uma variação em preto e branco pode ser necessária para que a logomarca tenha mais contraste e, portanto, se destaque em diversos fundos.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B V – V – V.
  • C F – F – F.
  • D F – V – V.
  • E V – F – V.
O _____ é um documento que contém informações básicas de padronização e orientações para o branding de uma empresa. Ele específica tudo o que desempenha um papel na aparência da marca. Quando ele existe, a marca fica protegida de aplicações distorcidas que podem prejudicar a sua reputação.
Assinale a opção que apresenta o termo que completa corretamente a lacuna do trecho acima.
  • A Briefing.
  • B Layout.
  • C Guia de Sinalização.
  • D Manual de Identidade Visual.
  • E Planejamento Estratégico.

No processo de criação de uma marca forte e reconhecível, vários elementos do design gráfico são essenciais, incluindo um briefing detalhado, o desenvolvimento de uma identidade visual coesa, estratégias de branding eficazes e a aplicação de princípios de semiótica. Considerando esses fatores, qual das seguintes opções descreve melhor o processo ideal para desenvolver uma marca eficaz e comunicativa?

  • A Desenvolver uma identidade visual baseada nas preferências do designer gráfico, não importando briefing do cliente, e com a aplicação de conceitos de semiótica na comunicação visual da marca.
  • B Utilizar uma abordagem de design que enfatize as tendências atuais de mercado, sem os princípios de branding, e com a coerência na representação visual dos valores e objetivos da empresa.
  • C Criar uma marca que se concentra nas diretrizes do briefing, sem flexibilidade para a inovação visual ou consideração das complexidades semióticas que influenciam a percepção e interpretação da marca pelo público.
  • D Integrar um briefing detalhado, desenvolver uma identidade visual consistente, adotar estratégias de branding e aplicar conceitos de semiótica.

Avalie se as seguintes afirmativas acerca do Manual de Identidade Visual estão corretas.
I. É importante porque com ele a marca fica protegida de aplicações distorcidas que podem prejudicar a sua reputação.
II. Não é importante porque é fundamental que as pessoas tenham liberdade de se apropriar das marcas conforme suas próprias visões.
III. É no manual que constam todas as versões da marca, a paleta de cor e a tipologia que pode ser usada na identidade visual.
Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E I, apenas.