Questões de Identidade Visual (Relações Públicas)

Limpar Busca
Quando se fala de comunicação nas organizações, é importante ressaltar que, independentemente da terminologia ou nomenclatura utilizada, há diversas formas de uma organização se comunicar: seu comportamento institucional é uma delas; sua arquitetura e sua identidade visual também são formas de comunicação e expressão. Existe um tipo de comunicação que, segundo Lemos, apoia o funcionamento e a estrutura de uma organização. Kunsch a conceitua como aquela que se processa dentro da organização e permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes. Para Andrade, ela pode ser definida como o intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, considerando sua maior eficiência e melhor atendimento ao público. As informações se referem ao seguinte tipo de comunicação: 
  • A Interna.
  • B Institucional.
  • C Administrativa.
  • D Mercadológica.

Recursos audiovisuais são ferramentas que auxiliam palestrantes e expositores. Como qualquer ferramenta, o uso deve ser adaptado a cada situação de trabalho. Em relação ao design e à tecnologia que envolvem apresentações, assinale a alternativa correta.

  • A Apresentações que utilizam imagens são necessárias principalmente quando se fala de aspectos quantitativos. A presença de gráficos, organogramas e esquemas faz com que a plateia possa visualizar melhor o que o palestrante quer comunicar.
  • B Expositores que utilizam apresentações em PowerPoint devem se atentar para o conhecimento da plateia acerca da ferramenta em questão, pois ele só é compreensível para interlocutores que também sabem usá-la.
  • C Expositores que utilizam apresentações audiovisuais não são bem vistos pelas plateias, tendo em vista que, trazendo material de terceiros, eles demonstram que pouco sabem do tema em questão.
  • D Sempre é preciso contratar um profissional externo para fazer apresentações de cunho muito específico.
  • E O design da apresentação não deve se relacionar com a temática, devendo sempre ter aspecto neutro, pois ele não influencia na impressão do público quanto ao tema.

Atualmente, todas as empresas e instituições possuem o Sistema de Identidade Visual (SIV), que pode ser definido como:


Sistema de normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto, por meio de seu aspecto visual. Este objeto pode ser uma empresa, um grupo ou uma instituição, bem como uma ideia, um produto ou um serviço.

(PEÓN, Maria Luísa; Sistemas de identidade visual. Teresópolis: 2AB.)


São considerados elementos primários de um SIV:

  • A o logotipo, o símbolo e o mascote.
  • B o logotipo, o grafismo e o mascote.
  • C o símbolo, a marca e o grafismo.
  • D o mascote, o símbolo e a marca.
  • E o logotipo, o símbolo e a marca.

Ao optar por publicar revistas customizadas para o público externo, as organizações priorizam

  • A sua identidade, com base na imagem e no posicionamento escolhidos pela publicação.
  • B os temas com base na necessidade da empresa, evitando temas correlatos a sua área de ação.
  • C a linguagem publicitária, evitando o uso de fotografias e infográficos que encareceriam a publicação.
  • D as pautas mais “frias”, devido à periodicidade estendida da revista que costuma ter alta qualidade gráfica.
  • E a venda em eventos ou pontos específicos, para que sejam valorizadas pelos leitores.