Questões de Imagem da Empresa (Publicidade e Propaganda)

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Logotipo, um dos elementos que formam uma marca, é

  • A o valor que a marca tem para os seus públicos.
  • B a proteção legal de uma marca.
  • C a forma como se escreve ou a tipologia que se usa para escrever o nome da marca.
  • D a imagem ou a figura que representa sua marca.
  • E o ser que representa a sua marca.

Se utilizadas de forma adequada, as cores podem formar uma atmosfera agradável e apropriada ao espírito da mensagem ou ao próprio produto, dado seu poder de evocar sentimentos e sensações. Assinale a opção correta a respeito das diferentes associações de ideias ou estados de espírito provocados pelas cores.

  • A O vermelho pode estar relacionado a emoções como paixão, energia e intensidade.
  • B O laranja é associado às sensações de medo e raiva.
  • C O amarelo, geralmente, evoca sentimentos de calma e tranquilidade.
  • D O azul é frequentemente associado à energia e ao movimento.
  • E O verde tende a induzir sensações de tensão e ação.

Um vídeo sugerindo a redução no consumo de carne deveria ajudar um banco brasileiro a divulgar seu aplicativo que calcula pegadas de carbono, mas acabou com um pedido de retratação e, pelo menos, cinco churrascos organizados por pecuaristas em frente às agências da instituição. O episódio começou com um vídeo que circulou nas redes sociais, no qual três influenciadoras dão dicas de como ter hábitos mais sustentáveis e recomendam a adesão ao movimento conhecido como “Segunda sem carne”. O material publicitário irritou alguns representantes ruralistas, o que levou o banco a retirar o vídeo do ar e a escrever uma carta aberta se retratando.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/entenda-o-que-o-churrasco-nobradesco-revela-sobre-as-publicidades-esg.shtml. Acesso em: 12 jun. 2022 (adaptado).

A partir do texto apresentado, bem como dos princípios de planejamento de comunicação integrada e marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. O acompanhamento das principais tendências de consumo na sociedade, a exemplo da Agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança, em português), é fundamental ao desenvolvimento de campanhas publicitárias.
II. A atitude do banco de retirar a campanha publicitária do ar, cedendo àqueles que protestaram contra sua veiculação, impacta na imagem da empresa junto ao público que é adepto a causas relacionadas à sustentabilidade.
III. O planejamento da comunicação integrada envolve os setores de marketing, assessoria de imprensa e relações públicas que atuam juntos pelo fortalecimento da reputação de uma marca e pelo bom relacionamento com o público, o que inclui a gestão de crises, como a que foi desencadeada pelo vídeo do banco.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Assinale a alternativa que apresenta o nome da estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado.

  • A branding
  • B crossmedia
  • C storytelling
  • D marketing de varejo
  • E marketing

As campanhas publicitárias de sustentação possuem o objetivo de:

  • A lançar novo serviço ou produto para um público específico.
  • B divulgar balancetes financeiros das empresas públicas.
  • C lançar iniciativa de proteção ambiental, exclusivamente.
  • D reforçar ou relembrar para o consumidor algo já lançado.
  • E simular o comportamento do público antes do lançamento da campanha.