Questões de Imagem Empresarial (Marketing)

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Qual das seguintes opções NÃO é um passo no processo de planejamento estratégico de marketing?

  • A Definição da missão e objetivos da empresa.
  • B Análise SWOT.
  • C Segmentação e seleção de mercados-alvo.
  • D Definição das metas de vendas.
  • E Desenvolvimento de um posicionamento de mercado.

No que se refere ao composto de marketing, às pesquisas de mercado e ao marketing institucional, julgue o item.


Associar a imagem de uma organização a projetos culturais, por meio de patrocínio, é uma das estratégias de marketing institucional, pois, além de contribuir para a cultura de uma região, pode realizar outras ações vinculadas, como, por exemplo, distribuir brindes no evento ou oferecer ingressos aos colaboradores. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere ao composto de marketing, às pesquisas de mercado e ao marketing institucional, julgue o item.


No marketing institucional, o principal objetivo é promover a imagem da organização, seus atributos e sua missão, sem um compromisso direto com a alavancagem de vendas e o lançamento de produtos e serviços. 

  • Certo
  • Errado

Barbosa e Rabaça (2001) defendem que o marketing institucional deve cuidar da imagem da instituição, no qual deve estar voltado para a fixação da marca na memória e não no mercado. Em relação ao marketing institucional, é correto afirmar que ele é a:

  • A criação imediata de vendas e não atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa.
  • B execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio.
  • C utilização de um banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects.
  • D apresentação de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias.

Barbosa e Rabaça (2001) defendem que o marketing institucional deve cuidar da imagem da instituição, no qual deve estar voltado para a fixação da marca na memória e não no mercado. Em relação ao marketing institucional, é correto afirmar que trata-se da:

  • A criação imediata de vendas e não atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa.
  • B execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio.
  • C utilização de um banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects.
  • D apresentação de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias.