Questões de Imagem Organizacional (Relações Públicas)

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Nos últimos anos, os termos relativos à ecologia, natureza e desenvolvimento sustentável tornaram-se superexplorados e, nesse cenário, nem sempre a comunicação ambiental de uma empresa é um retrato fiel de suas práticas e ações.

A declaração socioambiental que se relaciona com práticas e ações inverídicas, não comprovadas pela organização é conceituada como

  • A whitewashing.
  • B fake news. 
  • C greenwashing.
  • D ambiental make-up. 
  • E brainwashing.

Em 2018, a Starbucks passou por uma situação de crise de imagem, conforme relatado a seguir:

Em abril de 2018, dois homens negros foram presos em uma cafeteria da Starbucks na Filadélfia, Estados Unidos. Eles aguardavam um amigo e pediram para usar o banheiro, o pedido foi recusado porque eles não estavam consumindo no local. O gerente pediu que eles deixassem o estabelecimento, e, quando estes se recusaram, chamou a polícia. Eles foram algemados e levados para a delegacia, onde ficaram detidos por oito horas. O caso de racismo teve grande repercussão internacional.
(Jornal O Globo, 03/05/2018, adaptado)


Nessa situação, os principais manuais de gerenciamento de crise de comunicação, indicariam

  • A que a melhor maneira de lidar com uma crise seria ignorá-la, evitando o contato com a imprensa e esperar que ela desaparecesse por si só.
  • B limitar a comunicação à alta administração da empresa, que se encarregaria demitir o gerente e justificar a prisão por atos de violência cometidos contra o patrimônio da cafeteria.
  • C Que, como as crises são geralmente imprevisíveis, não há como se preparar, logo apenas o CEO da empresa poderia estabelecer as estratégias de gerenciamento caso a caso.
  • D a transparência e a comunicação proativa com todos os públicos envolvidos seriam essenciais para minimizar os impactos negativos da crise sobre a imagem da empresa.
  • E que a empresa deve evitar assumir a responsabilidade para minimizar os danos à sua reputação e deve desviar a atenção da mídia através de promoções de seus produtos premium.
Na gestão de uma organização, assinale a alternativa que apresenta como a imagem organizacional se relaciona com a comunicação integrada e porque é essencial para o sucesso organizacional.
  • A A imagem organizacional é a percepção pública da empresa, e a comunicação integrada é essencial para garantir consistência nas mensagens transmitidas em todos os canais, mas apenas internamente
  • B A imagem organizacional é construída apenas por meio de publicidade, enquanto a comunicação integrada abrange todas as formas de comunicação interna
  • C A imagem organizacional é a percepção pública da empresa, e a comunicação integrada é essencial para garantir consistência nas mensagens transmitidas em todos os canais, interna e externamente
  • D A imagem organizacional é um reflexo direto da cultura interna da empresa, e a comunicação integrada é necessária apenas para aprimorar a comunicação externa
  • E A imagem organizacional é formada unicamente por meio de estratégias de relações públicas, enquanto a comunicação integrada abrange apenas a publicidade

A sustentação da reputação on-line envolve dois aspectos: a proteção da imagem em si e a monitoração constante dos consumidores na internet. Deve-se lembrar sempre que a organização deixa de ter total controle sobre si.
Essa afirmativa se refere a:

  • A Estratégia digital.
  • B Gestão de imagem.
  • C Gestão on-line.
  • D Marketing digital.
Quando se fala de comunicação nas organizações, é importante ressaltar que, independentemente da terminologia ou nomenclatura utilizada, há diversas formas de uma organização se comunicar: seu comportamento institucional é uma delas; sua arquitetura e sua identidade visual também são formas de comunicação e expressão. Existe um tipo de comunicação que, segundo Lemos, apoia o funcionamento e a estrutura de uma organização. Kunsch a conceitua como aquela que se processa dentro da organização e permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes. Para Andrade, ela pode ser definida como o intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, considerando sua maior eficiência e melhor atendimento ao público. As informações se referem ao seguinte tipo de comunicação: 
  • A Interna.
  • B Institucional.
  • C Administrativa.
  • D Mercadológica.