Questões de Imperialismo e Colonialismo do século XIX (História)

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Leia o texto a seguir.

Foi recomendada devassa na corte por ministro de maior graduação e que os ouvidores do Rio de Janeiro, Manoel da Costa Mimoso, de São Paulo, Francisco Galvão da Fonseca, de Paranaguá, e o nomeado para a Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, José de Burgos Vila Lobos, procedessem às devassas nas suas comarcas e descobrissem os culpados. Mas o procurador da Fazenda do reino fez uma ressalva. Se fossem culpados alguns paulistas poderosos assistentes no governo de São Paulo, deveriam os ouvidores manter a notícia em segredo, informando unicamente o governador da dita capitania, para que ele decidisse se prenderia os delinquentes e os remeteria ao reino.

JESUS, Nauk Maria de. As versões do ouro em chumbo: a elite imperial e o descaminho de ouro na fronteira oeste da América portuguesa. (1722-1728). In: FRAGOSO, J. Gouvêa, M F. Nas tramas das redes: política e negócios no Império português, nos séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, p. 531. [Adaptado].


Por qual motivo foi solicitado o segredo mencionado no texto?

  • A Pela proteção do alto clero que residia no país.
  • B Pela proximidade dos paulistas com os portugueses.
  • C Pela manutenção de um mito de idoneidade existente no estado.
  • D Pelo monopólio do aparato burocrático que a região possuía.
  • E Pelo receio de alguma sublevação no estado de São Paulo.

A professora almeja compreender a África a partir do imaginário europeu ocidental, representada nos relatos de viajantes portugueses na época Moderna, contidos nos documentos a seguir.


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Com base nos relatos, a professora deverá expor que a leitura europeia sobre a África foi

  • A construída, na modernidade, pela produção literária oriunda das expedições comerciais, as quais, sob a demanda oficial de coroas europeias, viabilizavam conhecer e dominar o continente africano.
  • B constituída por um conjunto de imagens fantásticas e misteriosas, reapropriadas nos relatos de viajantes europeus, que percebiam o continente como uma alteridade estereotipada.
  • C repleta de interpretações dúbias que culminaram em estereótipos, pois os relatos a respeito dos povos e suas vestimentas bem como dos territórios e seus animais silvestres eram feitos por metáforas.
  • D renovada após a febre dos relatos de viagens dos séculos XVI e XVII, devido à ascensão da percepção racional iluminista, que questionou os mitos e contos fantásticos em torno da África.

Com relação aos imperialismos do século XIX, assinale a opção correta.

  • A A maior parte das colônias africanas pertencia aos Estados Unidos da América.
  • B No século XIX, os territórios na Ásia permaneceram resguardados da colonização imperialista.
  • C Durante a Conferência de Berlim, o continente africano foi partilhado por vários países europeus.
  • D O Japão se transformou em uma colônia estadunidense.
  • E A conquista colonial no século XIX ocorreu de forma pacífica, sem resistência dos povos colonizados.
Analise as informações a seguir:
I. A Guerra do Ópio (1839-1842), vencida pelos chineses, foi o motim para que em 1842, a China fechasse seus portos aos produtos britânicos para evitar entregar à Inglaterra a Ilha de Hong Kong.
II. Tropas formadas por ingleses, alemães, franceses, russos, japoneses e estadunidenses atacaram a China, deflagrando a Guerra dos Boxers, em 1900. Dessa vez, a China saiu derrotada.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

O termo Imperialismo foi utilizado pela primeira vez na década de 1870, na Inglaterra vitoriana, dando o nome a uma política orientada para criar uma federação imperial baseada no fortalecimento da unidade dos Estados autônomos do Império. Vinte anos depois, em 1890, no decorrer das discussões sobre a conquista colonial, integrando a dimensão econômica que permanece até os dias atuais, passou a fazer parte do vocabulário político e jornalístico. [...] Mas é necessário destacar que os fenômenos ligados ao termo Imperialismo têm em comum o fato de se referirem a uma expansão por parte dos Estados caracterizada por forte assimetria e violenta dominação que se manifesta de formas diversas, como nas relações de preponderância das metrópoles sobre as áreas de influência, protetorados e colônias, ou como no pós-1945, entre os Estados Unidos da América, e a União Soviética e os Estados integrantes dos dois blocos hegemônicos liderados por essas potências.
(HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. p. 71 e 73.)

Nos contextos descritos anteriormente, o Imperialismo:

  • A Se difere apenas no que tange ao período histórico, apresentando as mesmas características e atores sociais.
  • B Se apresenta relacionado ao viés econômico, mas com grandes e inevitáveis confluências nos setores político e social.
  • C Torna-se o instrumento que garante a disseminação e a homogeneização cultural de forma até então inédita na história da humanidade.
  • D É, por assim dizer, o grande responsável pela introdução e consolidação do capitalismo como modo de produção preponderante no cenário globalizado.