O processo de produção gráfica requer, do profissional, conhecimentos em design gráfico, ou seja, deve dominar as teorias e técnicas que reveste a comunicação visual. Trata-se de um processo de dar ordem estrutural e uma forma à informação visual, trabalhando frequentemente a relação de imagem e texto, podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros. São áreas de atuação do desing gráfico:
- A Tipografia (projeto gráfico e diagramação), design editorial, ilustração, design de embalagens, webdesign, sinalização, design de informação, branding, design de marcas, entre outros.
- B Produção de textos, elaboração de planos de comunicação, averiguar os direitos autorais de imagens, correção da ortografia e produção do design editorial.
- C Elaborar projetos de sinalização, design de informação, do branding e design de marcas, além da busca de informações para a produção textual.
- D O design gráfico, além de elaborar o projeto de representação visual de uma idéia ou mensagem, incluindo todos os aspectos de imagem final em relação ao produto desejado, tais como ilustrações, escolha da família e do corpo, do tipo, arranjo, deve ainda marcar entrevistas para a elaboração dos textos a serem diagramados.