Questões de Impressão (Jornalismo)

Limpar Busca

As cores básicas para impressão (__________ ) são denominadas cores de ___________ . A mistura delas por meio de retículas forma uma gama de cores chamada de _____________ .


Assinale a alternativa cujas palavras completam essa afirmação correta e respectivamente.

  • A ciano, magenta, amarelo e cinza ... escala... seleção
  • B azul, vermelho, amarelo e preto ... seleção ... escala
  • C ciano, vermelho, amarelo e cinza ... escala ... seleção
  • D azul, magenta, amarelo e preto ... seleção ... escala
  • E ciano, magenta, amarelo e preto ... seleção ... escala

Na produção de uma publicação, cabe ao profissional responsável pela editoração

  • A arquivar a documentação relacionada ao trabalho.
  • B representar o autor e a editora em eventuais disputas judiciais.
  • C fazer a divulgação do trabalho junto aos meios de comunicação.
  • D controlar o estoque.
  • E acompanhar as etapas do processo, desde a leitura e escolha dos originais até a revisão final, e participar das decisões relacionadas a edição, projeto gráfico e revisão.
Dois fatores principais afetam o tamanho final de uma página em um livro: o tamanho da folha original do papel e o número de vezes que a folha de papel é dobrada antes de ser refilada. Baseados originalmente em tamanhos de papel padrão, esses formatos são classificados da seguinte forma. Assinale a alternativa CORRETA: 
  • A Edições in-folio: livros compostos de cadernos que foram dobrados duas vezes; edições in-quarto: criadas a partir de cadernos dobrados quatro vezes (criando quatro folhas ou oito páginas); e edições in-octavo de cadernos dobrados oito vezes (criando oito folhas ou 16 páginas).
  • B Edições in-folio: livros compostos de cadernos que foram dobrados apenas uma vez; edições in-quarto: criadas a partir de cadernos dobrados duas vezes (criando duas folhas ou quatro páginas); e edições in-octavo de cadernos dobrados três vezes (criando quatro folhas ou oito páginas).
  • C Edições in-folio: livros compostos de cadernos que foram dobrados apenas uma vez; edições in-quarto: criadas a partir de cadernos dobrados duas vezes (criando quatro folhas ou oito páginas); e edições in-octavo: cadernos dobrados três vezes (criando oito folhas ou 16 páginas).
  • D Edições in-folio: livros compostos de cadernos que foram dobrados duas vezes; edições in-quarto: criadas a partir de cadernos dobrados quatro vezes (criando duas folhas ou quatro páginas); e edições in-octavo de cadernos dobrados oito vezes (criando quatro folhas ou oito páginas).
  • E Edições in-folio: livros compostos de cadernos que foram dobrados duas vezes; edições in-quarto: criadas a partir de cadernos dobrados quatro vezes (criando quatro folhas ou oito páginas); e edições in-octavo de cadernos dobrados dezesseis vezes (criando oito folhas ou 16 páginas).

Revistas costumam ser um tipo de publicação na qual o designer se encontra mais propício a experimentar diferentes formas e tamanhos, bem como diferentes materiais e técnicas de impressão. No entanto, é preciso ficar atento às características que, padronizadas, conferem a determinada revista uma identidade própria. Marque a alternativa abaixo que contém APENAS elementos cuja presença é frequente na capa de uma revista.

  • A O formato básico (a diagramação padronizada da capa edição a edição) / O logo da revista (geralmente o logo varia apenas a cor, mantendo tamanho e posição fixos) / A ilustração (podendo ser uma fotografia, uma ilustração ou uma imagem conceitual, variando de acordo com o assunto principal da edição) / A manchete (variando de acordo com a edição, mas também em posição e forma, caso o projeto da publicação permita).
  • B O formato básico (a diagramação padronizada da capa edição a edição) / O logo da revista (geralmente o logo varia apenas a cor, mantendo tamanho e posição fixos) / A bibliografia (essencial para fundamentar as matérias presentes em cada edição) / A manchete (variando de acordo com a edição, mas também em posição e forma, caso o projeto da publicação permita).
  • C O formato básico (a diagramação padronizada da capa edição a edição) / O logo da revista e informações auxiliares, como data, etc. (geralmente o logo varia apenas a cor, mantendo tamanho e posição fixos) / A ilustração (podendo ser uma fotografia, uma ilustração ou uma imagem conceitual, variando de acordo com o assunto principal da edição) / O editorial (texto emitindo o ponto de vista da revista sobre determinado assunto).
  • D O formato básico (a diagramação padronizada da capa edição a edição) / O logo da revista (geralmente o logo varia apenas a cor, mantendo tamanho e posição fixos) / O editorial (texto emitindo o ponto de vista da revista sobre determinado assunto). / A manchete (variando de acordo com a edição, mas também em posição e forma, caso o projeto da publicação permita).
  • E O logo da revista (geralmente o logo varia apenas a cor, mantendo tamanho e posição fixos) / A ilustração (podendo ser uma fotografia, uma ilustração ou uma imagem conceitual, variando de acordo com o assunto principal da edição) / A manchete (variando de acordo com a edição, mas também em posição e forma, caso o projeto da publicação permita). / A bibliografia (essencial para fundamentar as matérias presentes em cada edição).

Para atrair a atenção do leitor, o diagramador dispõe de uma série de artifícios que visam orientar a leitura do conteúdo, balanceando elementos de destaque e conteúdos secundários. Dentre as medidas abaixo, assinale aquela que NÃO contribui para atrair a atenção do leitor e melhorar a experiência de leitura.

  • A Fazer uso de legendas nas imagens que utilizar.
  • B Usar gráficos e tabelas para substituir longas descrições.
  • C Colocar a imagem de destaque acima do título.
  • D Agrupar todas as legendas em um local específico da página, criando referências para as imagens ou gráficos aos quais pertencem.
  • E Priorizar informações mais importantes nas áreas superiores e externas das páginas.