A Educação Especial e inclusiva é de responsabilidade de todos, sem exclusividade ou exclusão dos poderes públicos e particulares. A partir das trocas e interações, as crianças ampliam suas chances de se apropriarem, com mais qualidade, do mundo ao seu redor. As limitações encontradas no sistema educacional são inúmeras para uma educação de qualidade social a pessoas com necessidades especiais e para que essas limitações sejam diminuídas, é pertinente que os poderes públicos invistam em políticas públicas.
Marque a alternativa que indica esse investimento de forma global.
- A Fazer socialização como um meio de transformação, valorização da diferença e da singularidade de todas as pessoas envolvidas.
- B Reconhecer a diversidade existente nos espaços de socialização dos estudantes, em especial nos espaços escolares.
- C Incluir todos os estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem, o que exige que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas.
- D Produzir e consolidar normativas e currículos escolares que privilegiem e atuem no âmbito das ações políticas de atendimento includente.
- E Formar o professor, inicial e continuamente, especialmente os licenciandos, que atuarão com estudantes da Educação Básica.