Questões de Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença (Pedagogia)

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O Paradigma da Inclusão Total surgiu no final da década de 1990, propondo a extinção dos serviços da educação especial e sustentando-se pelos seguintes argumentos:

I. A escola seria capaz de se “reinventar” e adaptar-se às necessidades especiais dos alunos sem a necessidade de serviços de apoio.
II. A inserção do aluno com deficiência apenas na sala regular legitimaria o real sentido da inclusão.
III. Os professores não precisariam adaptar suas práticas pedagógicas para atender a grupos heterogêneos de alunos.
IV. A educação especial deveria ser mantida separadamente da educação regular apenas no Ensino Básico.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Qual é a principal função do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

  • A Substituir a escolarização regular dos alunos.
  • B Ensinar apenas conteúdos de Matemática e Ciências.
  • C Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para eliminar barreiras à participação plena dos alunos.
  • D Avaliar exclusivamente a performance dos alunos em testes padronizados.
  • E Focar exclusivamente no desenvolvimento de habilidades específicas.

Qual é o objetivo do AEE nas escolas regulares, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

  • A Oferecer suporte especializado ao professor da classe comum, substituindo a escolarização regular.
  • B Complementar e suplementar a formação de estudantes com deficiência, transtornos globais e altas habilidades/superdotação.
  • C Substituir a formação regular dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.
  • D Fornecer educação especializada apenas para estudantes com altas habilidades/superdotação.
  • E Segregar estudantes com deficiência em salas de recursos multifuncionais.

Analise a sentença abaixo:

Seguindo a tendência europeia, os primeiros serviços para pessoas com deficiência foram criados para as pessoas com deficiência intelectual. Apenas posteriormente foram contemplados os surdos, os deficientes físicos e os cegos, que, por muito tempo, foram mantidos em asilos (1ª parte). De forma geral, a educação da pessoa com deficiência no Brasil ganhou notoriedade na medida em que as escolas regulares se expandiram, na segunda metade do século XX. As instituições de caráter filantrópico e escolas especiais, que caracterizaram um sistema segregador e paralelo de educação, multiplicaram-se, prevalecendo até a década de 1970 (2ª parte). Os movimentos sociais pelos direitos humanos, desencadeados após a Segunda Guerra Mundial, formaram o alicerce para o paradigma da integração, que visava ao acesso da pessoa com deficiência à escola regular. Esse modelo perdurou até a década de 1990, quando o paradigma da inclusão foi instaurado no Brasil e no mundo (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

Em relação às políticas públicas para surdos no Brasil, assinale a alternativa que INCORRETA.

  • A O ensino de Libras é obrigatório em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
  • B A Lei nº 10.436/2002 garante o direito à comunicação e à informação acessível aos surdos, incluindo a presença de intérpretes de Libras em eventos e serviços públicos.
  • C O AEE para surdos deve ser oferecido em escolas regulares, com profissionais capacitados em Libras e em práticas pedagógicas inclusivas.
  • D A implementação de políticas públicas inclusivas e acessíveis é fundamental para garantir os direitos e a igualdade de oportunidades para a comunidade surda.
  • E A inclusão de surdos no mercado de trabalho ainda não é incentivada por meio de cotas para pessoas com deficiência.