Questões de Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença (Pedagogia)

Limpar Busca

A Educação Especial e inclusiva é de responsabilidade de todos, sem exclusividade ou exclusão dos poderes públicos e particulares. A partir das trocas e interações, as crianças ampliam suas chances de se apropriarem, com mais qualidade, do mundo ao seu redor. As limitações encontradas no sistema educacional são inúmeras para uma educação de qualidade social a pessoas com necessidades especiais e para que essas limitações sejam diminuídas, é pertinente que os poderes públicos invistam em políticas públicas.
Marque a alternativa que indica esse investimento de forma global.

  • A Fazer socialização como um meio de transformação, valorização da diferença e da singularidade de todas as pessoas envolvidas.
  • B Reconhecer a diversidade existente nos espaços de socialização dos estudantes, em especial nos espaços escolares.
  • C Incluir todos os estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem, o que exige que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas.
  • D Produzir e consolidar normativas e currículos escolares que privilegiem e atuem no âmbito das ações políticas de atendimento includente.
  • E Formar o professor, inicial e continuamente, especialmente os licenciandos, que atuarão com estudantes da Educação Básica.

Com relação aos direitos civis das pessoas com deficiência, analise as afirmativas a seguir.

I. Direitos sexuais e reprodutivos, incluindo expressão de suas preferências e escolha sobre número de filhos.
II. Direito ao casamento e à constituição de união estável, com mútua assistência e respeito mútuo.
III. Direito ao acesso a qualquer instituição de ensino privado, mediante pagamento de taxa adicional.

É direito assegurado às pessoas com deficiência o que se indica em:

  • A II, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Um dos recursos fundamentais para a inclusão da pessoa com deficiência é o desenho universal.


Assinale a opção que apresenta, corretamente, exemplos desse conceito.

  • A Um software que comporta recursos de acessibilidade quando é instalada uma extensão.
  • B Um edifício que inclui uma entrada separada e acessível para pessoas com deficiência.
  • C Um site governamental que possui uma versão alternativa com suporte de acesso em áudio.
  • D Um parque com uma parte de brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
  • E Uma biblioteca projetada com rampas, sinalização em Braile e áreas de leitura acessíveis.

O conceito de barreira ajuda a pensar os modos pelos quais a inclusão social das pessoas com deficiência é dificultada e como sanar essas dificuldades.
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Sistemas de comunicação que não contam com suporte para pessoas com necessidades específicas.
II. Objetos posicionados em vias públicas que dificultam o livre trânsito de todas as pessoas.
III. Comportamentos culturais que resultam na exclusão de determinadas pessoas da convivência.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

O sistema dosvox, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e disponibilizado gratuitamente, é uma tecnologia assistiva voltada para pessoas com

  • A deficiência intelectual.
  • B transtornos de aprendizagem.
  • C deficiência auditiva.
  • D dificuldades motoras.
  • E deficiência visual.