Questões de Indicadores (Gestão de Pessoas)

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Dados de relatórios mais recentes fazem com que a diretoria da empresa projete vendas de R$40 milhões no próximo ano. O gerente de vendas considera que a produtividade mínima desejável por vendedor é de R$2 milhões e apurou que o turnover anual de vendedores da empresa é de 30%.
Com base no método de potencial de vendas, o número ótimo de vendedores para essa empresa é de

  • A 12
  • B 24
  • C 26
  • D 32
  • E 40

O diretor de RH de um órgão público quer implantar a auditoria na área de recursos humanos, como forma de evidenciar sua contribuição no atingimento dos objetivos organizacionais. O diretor precisa selecionar indicadores relativos à eficiência dos processos e rotinas da área de recursos humanos. São indicadores adequados:

  • A absenteísmo; prazo médio para a solução de reclamações trabalhistas;
  • B índice de adequação do funcionário à vaga; índice de retenção de mão de obra;
  • C número total da força de trabalho; qualidade das equipes multifuncionais;
  • D salário médio por funcionário; índice de acidentes de trabalho;
  • E índice de backup de talentos; turnover.

A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de chocolates e doces quer avaliar os resultados dos programas de treinamento realizados no ano anterior. O objetivo principal dos treinamentos foi a melhoria do desempenho no nível dos cargos. São indicadores adequados para a avaliação de programas de treinamento ao nível dos cargos:

  • A redução da rotatividade; melhoria do atendimento ao cliente;
  • B aumento da produtividade; redução do índice de acidentes de trabalho;
  • C melhoria da cooperação; redução do absenteísmo;
  • D redução dos dias parados; melhoria da imagem da empresa;
  • E melhoria do clima organizacional; melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT).

O diretor de RH de uma empresa de grande porte, que investe significativamente no capital humano, quer adotar o Scorecard de RH como ferramenta para gerenciar os recursos humanos como ativos estratégicos, evidenciando sua contribuição para a estratégia e para o sucesso financeiro da empresa. O diretor precisa selecionar indicadores relativos à dimensão Sistema de Trabalho de Alto Desempenho (HPWS) do Scorecard de RH. Entre os indicadores dessa dimensão do Scorecard de RH estão:

  • A investimentos totais em RH/lucros; índice de empregados de alto desempenho;
  • B lucro líquido por empregado; porcentagem dos empregados cuja remuneração depende do desempenho;
  • C índice de retenção de mão de obra; despesas por empregado com o desenvolvimento de competências;
  • D índice de backup de talentos; qualidade dos sistemas de feedback aos empregados;
  • E despesas de RH por empregado; porcentagem dos empregados com planos de desenvolvimento.

O Balanced Scorecard é um instrumento amplamente divulgado e adotado nas organizações atualmente, como apoio à gestão estratégica. Quando aplicado à gestão estratégica de pessoas, o Scorecard é construído considerando-se quatro dimensões fundamentais, relativas à arquitetura de RH: produtos de RH, sistemas de trabalho de alto desempenho, alinhamento dos sistemas de RH e eficiência com que se geram os produtos de RH. Entre os indicadores de eficiência de RH, na perspectiva do Scorecard de RH, estão:

  • A qualidade das equipes multifuncionais;
  • B amplitude das classificações por avaliação de desempenho;
  • C amplitude dos aumentos por mérito assegurados por classificação;
  • D índice salário da empresa/salário dos concorrentes;
  • E índice de rotatividade por categoria de cargo.