Questões de Informação, era do conhecimento e gestão do conhecimento (Administração Pública)

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A Resolução CNJ 182/13 dispõe sobre diretrizes para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Relacione corretamente os instrumentos a seguir com sua descrição:
Coluna 1: Instrumentos 1- Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) 2- Planejamento Estratégico Institucional (PEI) 3- Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)
Coluna 2: Descrições ( ) Instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de pessoas, de processos e de Tecnologia da Informação e Comunicação, que visa a atender as necessidades de tecnologia de informação e de comunicação de um órgão em um período determinado ( ) Instrumento que declara as iniciativas estratégicas da Área de Tecnologia da Informação e Comunicação que deverão ser executadas em um período determinado, em harmonia com os objetivos estratégicos do órgão ( ) Instrumento que define os objetivos, as estratégias e os indicadores de desempenho a serem alcançados pelo órgão em um período determinado
Assinale a alternativa que indique a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 – 2 – 3
  • B 2 – 3 – 1
  • C 2 – 1 – 3
  • D 3 – 1 – 2
  • E 3 – 2 – 1

A respeito da gestão pública, julgue o item a seguir.


Na Internet, o domínio gov.br é indicado para autarquias, fundações públicas, empresas públicas e administração direta do Poder Executivo federal, porém é permitida a utilização de outros domínios.  

  • Certo
  • Errado

Quanto à tecnologia da informação (TI) na administração pública, julgue o item subsecutivo. 
A administração pública prima pela melhor gestão dos recursos de TI e pela maior qualidade na prestação de serviços aos cidadãos; assim, criou o planejamento estratégico de TI, que é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de tecnologia da informação e comunicações (TIC), definindo estratégias e plano de ação para implementá-las.  

  • Certo
  • Errado

De acordo com Cavalcante et al. (2017), a inovação nos serviços públicos, embora menos enfatizada quando comparada ao setor privado, vem recebendo mais atenção pelos gestores públicos, podendo ser compreendida como:

  • A As mudanças em práticas anteriores, por meio da incorporação de novos elementos ou combinações destes, advindos da gestão privada, que ofereçam melhores produtos para a sociedade.
  • B O processo de geração e implementação de novas ideias com vistas a criar valor para sociedade, seja ele com foco interno ou externo à administração pública.
  • C Trata-se da introdução de práticas nos processos e serviços como forma de maximizar gastos públicos para enfrentar sistemas autocráticos.
  • D Pode ser entendida como algo que está sendo realizado de forma diferente com vistas a gerar um novo método de produção ou novo mercado e, dessa forma, contribuir para o lucro organizacional.
  • E É algo que está sendo realizado de maneira diferente no processo de gestão, com foco nas melhorias das condições de trabalho dos servidores públicos.
A implementação de um sistema de acesso à informação pública tem como um de seus principais desafios vencer a “cultura de segredo” que, muitas vezes, prevalece na gestão pública. A disponibilização de informações públicas ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor público tem um papel fundamental para a mudança cultural, pois lida cotidianamente com a produção e o arquivamento desse tipo de informação. A “cultura do segredo” se fortalece em virtude das seguintes percepções, EXCETO:
  • A Cabe sempre à chefia decidir pela liberação ou não da informação.
  • B Os cidadãos brasileiros não estão preparados para exercer o direito de acesso à informação.
  • C A demanda do cidadão é um problema, pois sobrecarrega os servidores e compromete outras atividades.
  • D A demanda do cidadão é vista como legítima e ele pode solicitar a informação sem necessidade de justificativa.
  • E O cidadão só pode solicitar informações que lhe digam respeito direto, pois os dados podem ser utilizados indevidamente por grupos de interesse.