O assistente social, profissional que compõe a equipe multiprofissional de educação no ambiente escolar, pode colaborar com a efetivação de alguns princípios contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996), como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. O assistente social atua no desenvolvimento de atividades que fortalecem ações de gestão democrática e participativa no campo educacional por meio da instrumentalização de segmentos sociais tais como coletivos estudantis, associações de pais e de moradores e profissionais da educação.
Assim, o assistente social vem contribuindo com as conexões entre a escola, a família e a sociedade, visando
-
A esgotar as possibilidades de intervenção frente as refrações da questão social demandadas na comunidade escolar.
-
B articular a política de educação com as demais políticas intersetoriais, priorizando o Sistema Único de Saúde.
-
C à concretização da universalização do acesso ao ensino e à superação das desigualdades sociais.
-
D o planejamento de ações, referenciadas pelos elementos constitutivos do projeto político-pedagógico da unidade escolar assim como o perfil geográfico onde está situada a unidade de ensino.
-
E priorizar abordagens individuais e atuação junto às famílias como estratégias de trabalho objetivando assegurar às condições de permanência na educação escolarizada, em atenção aos enunciados dos organismos internacionais.