Questões de Instrumentos Musicais (Música)

Limpar Busca

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando a melodia 2.

( ) A melodia está escrita na tonalidade de Sol Maior.
( ) A melodia dada corresponde à música Samba Le Lê.
( ) A unidade de tempo indicada pela fórmula de compasso é a semínima.
( ) Para ser tocada em uníssono por uma flauta doce soprano e um trompete, a melodia deve ser transposta dois tons acima.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F
  • B V • F • V • F
  • C V • F • F • V
  • D F • V • V • F
  • E F • F • V • V

A melodia 2, escrita para flauta doce soprano, foi escolhida por uma professora de música para ser trabalhada com sua turma de alunos. No entanto, em sua turma, a professora tem estudantes que tocam flauta doce contralto.
Para que a música possa ser executada também pelos alunos que tocam flauta contralto, a melodia 2 deverá:

  • A Ser escrita um tom abaixo, para soar em uníssono com a flauta soprano.
  • B Ser escrita quatro tons acima, para soar em uníssono com a flauta soprano.
  • C Manter a mesma tonalidade e irá soar uma oitava acima da flauta soprano.
  • D Manter a mesma tonalidade e irá soar na mesma oitava que a flauta soprano.
  • E Manter a mesma tonalidade e irá soar uma oitava abaixo da flauta soprano.

Dança popular no Norte e no Nordeste do Brasil, sendo mais frequente nas regiões litorâneas, apesar de ter surgido nas usinas açucareiras do interior. Consiste em uma roda de pessoas que dançam, cantam e tocam, girando e batendo palmas, podendo haver dançarinos solistas. É comum nesta dança a umbigada. A forma é de estrofe-refrão, normalmente sendo as estrofes cantadas por um cantador, e o refrão respondido em coro. Os instrumentos mais característicos no acompanhamento são o ganzá e o pandeiro.
Ritmicamente, apresenta como característica uma base “quebrada”, muito viva, marcada por acentos e mudanças de timbre nos instrumentos.
O enunciado está se referindo à/ao:

  • A Baião.
  • B Capoeira.
  • C Ciranda.
  • D Coco.
  • E Forró.

De acordo com a classificação desenvolvida por Hornbostel e Sachs, os instrumentos musicais foram divididos em idiofones, membranofones, cordofones e aerofones.

Assinale a alternativa na qual constam, de acordo com a classificação de Hornbostel e Sachs, somente aerofones.

  • A Trombone • Acordeão
  • B Guitarra • Piano
  • C Tambor • Cavaquinho
  • D Flauta • Ukulele
  • E Vibrafone • Saxofone

Considere um conjunto musical escolar formado pelos seguintes instrumentos melódicos e harmônicos: flauta doce soprano, flauta doce contralto, teclado, violão e xilofones.

Um arranjo dessa música, envolvendo os instrumentos indicados, deverá:

  • A Ser escrito dois tons e meio acima para a flauta doce contralto.
  • B Ser escrito na mesma tonalidade para todos os instrumentos.
  • C Ser escrito um tom acima para a flauta doce soprano.
  • D Ser escrito um tom abaixo para os xilofones e para a flauta doce contralto.
  • E Ser escrito um tom acima para o violão e o teclado.