Questões de Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social (Serviço Social)

Limpar Busca

Instrumento que possibilita o acesso a determinados serviços, programas e benefícios, bem como a efetivação de direitos ou subsídio de pareceres sociais, que apreende o processo de conhecimento da realidade social, ou seja, é o estudo da demanda colocada ao profissional no seu espaço ocupacional. O trecho refere-se ao(à):

  • A Parecer social.
  • B Relatório social.
  • C Estudo social.
  • D Acolhimento social.
  • E Entrevista domiciliar.

Analise as assertivas abaixo sobre entrevistas nos processos de trabalho:

 Através de um roteiro previamente elaborado, o entrevistador formula as perguntas conforme a ordem estabelecida. Geralmente, esse instrumento tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico dos usuários, além de outras características exigidas como critérios de inclusão em programas sociais.
 Permite ao entrevistador explorar amplamente determinada questão, visa obter dados relevantes quanto à intervenção profissional, e as perguntas devem ser formuladas sem que haja introdução das respostas.
São elaboradas perguntas abertas e fechadas. É a mais utilizada, por favorecer uma maior interação entre entrevistador e entrevistado. 

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os tipos de entrevista apresentados nos trechos acima.

  • A Estruturada – Semiestruturada – Não estruturada.
  • B Estruturada – Não estruturada – Semiestruturada.
  • C Semiestruturada – Não estruturada – Estruturada.
  • D Semiestruturada – Estruturada – Não estruturada.
  • E Não estruturada – Estruturada – Semiestruturada.

No que tange às competências profissionais nos diferentes espaços ocupacionais e seus instrumentos técnico-operativos, são instrumentos diretos (“face a face”):

  • A Parecer social e trabalho em grupo.
  • B Estudo social e perícia social.
  • C Estudo social e parecer social.
  • D Entrevista e acolhimento social.
  • E Entrevista e relatório social.

A elaboração de diagnósticos sociais é uma importante ferramenta para identificar as necessidades de uma população. Para garantir a qualidade do diagnóstico, é necessário combinar diferentes fontes de informação e técnicas. A ação que é importante para um diagnóstico social bem-sucedido é:

  • A desconsiderar o contexto histórico e cultural da comunidade atendida.
  • B realizar entrevistas apenas com especialistas da área.
  • C considerar a diversidade de dados qualitativos e quantitativos coletados.
  • D focar exclusivamente nos indicadores econômicos da população estudada.
  • E elaborar o diagnóstico sem a participação dos beneficiários diretos do serviço.

A realização do estudo social requer a utilização de diferentes instrumentos, dentre os quais a entrevista social. Segundo os estudiosos dos fundamentos da profissão, a entrevista social não deixa de ser um diálogo, um processo de comunicação direta entre o assistente social e um usuário dos serviços. O que diferencia a entrevista de um diálogo comum é o fato de o Assistente Social ocupar um papel diferente do papel do usuário.
Qual o papel do assistente social frente ao usuário, ao realizar uma entrevista social?

  • A O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é a de conduzir o diálogo, de direcionar para os objetivos que se pretendem alcançar.
  • B O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é deixar o usuário à vontade para revelar a verdade dos fatos que se pretende alcançar.
  • C O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é impedir que o usuário expresse seus sentimentos de maneira destrutiva.
  • D O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é traçar o perfil do usuário a partir de critérios de elegibilidade.
  • E O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é limitar a duração da entrevista, considerando a grande demanda.