Questões de Integração Corporativa (Comunicação Social)

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Uma publicação empresarial, para atingir o público interno, além de tratar dos assuntos que efetivamente interessam aos funcionários, deve adotar uma abordagem adequada, que segundo House (1997) se concentra em cinco atitudes, que podem ser aplicadas tanto aos veículos quanto à comunicação face a face, a saber:

1. Atitude respeitosa
2. Atitude honesta
3. Atitude aberta
4. Atitude oportuna
5. Atitude receptiva

Cada uma dessas atitudes pode ser exemplificada de uma forma.

( ) Partir do princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, por isso é preciso saber o motivo de uma informação ser confidencial antes de se decidir por não a compartilhar com os empregados.


( ) Ouvir reclamações sem resistência e deixar claro que os funcionários, suas dúvidas e opiniões tem espaço nos veículos da empresa.


( ) Nos veículos de informação, usar linguagem profissional e objetiva, afastando atitudes paternalistas ou que indiquem que é a empresa que sabe o que é melhor para seus funcionários;


( ) Os empregados nunca devem ser surpreendidos por conteúdos de campanhas publicitárias ou reportagens, pois se sentem desrespeitados por não serem os primeiros a saber o que acontece na empresa.


( ) Conquistar credibilidade pela divulgação correta dos fatos, mesmo quando eles forem problemáticos ou trouxerem insatisfação para os funcionários.


Assinale a opção que apresenta a correta correspondência correta entre as atitudes e suas características, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • B 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • C 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
  • D 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.

Sobre a noção de clima organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. No ambiente de trabalho os aspectos capazes de produzir satisfação – ou insatisfação – e de provocar motivação – ou desmotivação impactam igualmente os funcionários e o clima organizacional.

II. Salários compatíveis com o mercado, horário de trabalho flexível e um bom pacote de benefícios são suficientes para garantir um clima organizacional positivo.

III. Para medir o clima organizacional e traduzi-lo em um indicador, é necessário empreender uma pesquisa junto ao público interno para aferir o grau de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Ao propor o modelo de Comunicação Integrada, a professora Margarida Kunsch destaca a comunicação interna, que é marcada por

  • A ser planejada pelo CEO da companhia, sem levar em conta a comunicação administrativa e a externa, pois serve de base para a construção dos demais elementos do modelo.
  • B focar-se na divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa, subordinando-se ao marketing de negócios.
  • C produzir house organs, que destaquem apenas os pontos positivos da empresa e negativos da concorrência para fidelizar o público interno.
  • D ser uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa através do estímulo ao diálogo e à participação nos diversos níveis empresariais.
  • E ser produzida e disseminada de modo descentralizado pelos diversos setores da empresa como forma de reivindicação de melhores condições de trabalho.

Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas indicam que envolver um maior número de pessoas na tomada de decisão tende a resultados mais qualificados, amenizando as distorções ligadas a uma visão individual. 
"LOPES FILHO, Boanerges Balbino. O Processo Decisório em Comunicação nas Organizações: elementos, conceitos e interfaces para uma reflexão preliminar no evoluir do século XXI. Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Bauru/SP - 18 a 21/05/2020
Decisões tomadas por equipes heterogêneas, tendem a resultados de maior qualidade, pois permitem

  • A diluir responsabilidades de modo a retirar pressões nas equipes garantindo maior eficiência ao processo decisório.
  • B envolver pessoas com pontos de vista e experiências diferentes, o que implica em decisões mais sólidas.
  • C compartilhar modelos comunicacionais eficientes coletivos e individuais cuja pluralidade dificulta o processo decisório.
  • D garantir um brainstorming ou tempestade de ideias que permite ao gestor da comunicação corporativa tomar a decisão final seguindo ou não o que foi debatido.
  • E dar a impressão que ocorre uma pluralidade de pensamento, garantindo maior adesão ao processo decisório da gerência de comunicação.

“Por ser eminentemente proativa, a comunicação estratégica é um processo pelo qual a empresa conduz, intencionalmente, sua comunicação de modo que ela seja clara, aberta e com objetivos voltados para o mercado e para seus públicos de interesse.” 
FERRARI, M. Aparecida. Contexto global e latino-americano da comunicação e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2011, p. 157.
Tal processo de comunicação estratégica inserido no contexto da cultura organizacional pode ser chamado de

  • A assessoria interna, uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus públicos a partir de interesses internos de posicionamento estratégico.
  • B gerência de marketing, uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus stakeholders, de modo a “vender” a imagem da organização.
  • C gerência de propaganda , uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus stakeholders, de modo propagar a ideologia e o branding corporativo.
  • D relações públicas, uma atividade que gerencia a comunicação e os relacionamentos de forma específica nas organizações, cuja função corporativa é contribuir estrategicamente na organização em relação a suas políticas de comunicação, o que lhe confere também uma função gerencial.
  • E assessoria de imprensa, uma atividade que gerencia a relação da empresa com a mídia tradicional (jornal, rádio e TV) e com a nova cadeia digital midiática, cuja função é manter a imagem da empresa na sociedade, o que lhe confere também uma função de relações públicas.