Questões de Inteligência Artificial na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca
A chamada “transformação digital” implicou na digitalização dos processos e procedimentos das empresas e modificou a forma como se costumava realizar atividades no mundo corporativo. O fundamental é perceber que esta mudança deve vir da incorporação de nova mentalidade (mind set) no centro da estratégia de negócios da organização.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que identifica um dos principais aspectos desta mudança.
  • A Mudança radical na estrutura das organizações a partir da tecnologia como item estratégico central, incluindo a redução de hierarquias
  • B Foco apenas na hospitalidade dos dados
  • C Gestão da informação visando somente a segurança dos dados
  • D Inovar apenas de acordo com a necessidade
  • E Gestão da organização que deve liderar um processo hierarquizado de cima para baixo na construção da adequação digital da instituição para evitar sugestões inadequadas
Leia o texto a seguir:

“A Pesquisa em Comunicação compreende, portanto, o estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo, a análise de todos os fenômenos relacionados ou gerados pela transmissão de informações, sejam dirigidos a uma única pessoa, a um grupo ou a um vasto público. É o estudo dos efeitos produzidos junto ao receptor, a partir das intenções do comunicador.”
(MARQUES DE MELO, J. Comunicação Social: teoria e pesquisa. Petrópolis, Vozes, 1970, p. 83-84)

Assinale, a partir da leitura do texto acima, a alternativa que traz a técnica que diferencia a coleta de dados ao introduzir a chamada descrição densa do campo.
  • A Pesquisa quantitativa estruturada
  • B Pesquisa qualitativa semiestruturada
  • C Pesquisa de opinião
  • D Pesquisa etnográfica
  • E Pesquisa eleitoral

Nos últimos meses, o campo da comunicação ganhou um concorrente que pode substituir o ser humano em uma conversa e, até mesmo, produzir respostas em tempo real.

Essa ferramenta chama-se

  • A Java
  • B ChatGPT
  • C Phyton
  • D Ruby
  • E Java-script
“A Indústria 4.0 vem transformando o método como as empresas atuam. E a nova gama de combinações de inovações e tecnologias digitais - tais como os avanços da robótica, inteligência artificial e sensores sofisticados -, com efeito, gera um aumento na competitividade da manufatura. Segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) no setor industrial, 69% já utilizam pelo menos uma tecnologia digital em uma lista que apresenta 18 aplicações diferentes.”
[Terra. A indústria 4.0 prevê modernização nas fábricas. 17/01/2023. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/industria-40-preve-modernizacao-nasfabricas,ce81f359812a843ee85ba67d479a437au0ry6j1p.html Acessado em 13/03/2023]

A Indústria 4.0, também chamada de 4ª revolução Industrial, muda acentuadamente a forma de produzir e, portanto, a organização do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta uma das críticas legítimas à Indústria 4.0.
  • A A implantação da indústria 4.0 custará investimento muito alto, o que pode levar muitas empresas à crise e, como consequência, o aumento do desemprego.
  • B As máquinas, associadas às novas tecnologias, aumentam a capacidade de produção das empresas e aumentam as exigências e exploração sobre os trabalhadores.
  • C O desemprego pode ser agravado pela necessidade de qualificação profissional especializada e o aumento da exclusão social dos mais pobres face às dificuldades de acesso às tecnologias de ponta.
  • D Os jovens não se sentem atraídos a seguir uma carreira longa dedicada a uma única empresa, portanto, não criam laços nem com a empresa, nem com os colegas de trabalho.
  • E A Indústria 4.0 cria relações econômicas e trabalhistas “líquidas” incapaz de servir para a coesão social e favorecendo a exploração do trabalhador.

A Busca do CrowdTangle é uma ferramenta que costuma ser usada por jornalistas para pesquisa em redes sociais. Contudo, seus resultados não incluem

  • A publicações efêmeras como os Stories do Instagram.
  • B textos em imagens postadas no Facebook.
  • C postagens em grupos públicos do Facebook.
  • D publicações feitas no Twitter há menos de uma semana.
  • E postagens em contas públicas do Instagram.