Questões de Inteligência Artificial no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Apesar de ser uma tendência crescente, o uso da Inteligência Artificial (IA) no jornalismo é um assunto controverso. Recentemente, a Folha de S. Paulo apontou indícios de plágio e uso de IA sem nenhum aviso em textos publicados em janeiro, no site da revista Bebê, da Editora Abril. As matérias foram assinadas por uma pessoa, que nem aparece no expediente do veículo e cuja localização não foi encontrada. A Editora Abril acabou por excluir do site quase todos os textos em questão.
Levando em consideração o fato exposto e tendo como base o código de ética da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), assinale a alternativa CORRETA.
  • A A conduta do meio de comunicação acusado foi contra o compromisso fundamental do jornalismo com a verdade na apuração, correta divulgação e relato dos fatos.
  • B O meio de comunicação errou ao não informar claramente à sociedade que as matérias tinham caráter publicitário ou eram decorrentes de patrocínios ou promoções.
  • C A revista desrespeitou o direito autoral e intelectual do jornalista em todas as suas formas.
  • D A revista não promoveu a retificação das informações que se revelaram falsas ou inexatas.
  • E O meio de comunicação impediu o acesso a informações relevantes e de interesse público.

Leia o trecho da reportagem publicada pelo IJNet, em 2023, com o título:

Ferramentas de IA que todo jornalista precisa conhecer

Ferramentas de IA podem ser um recurso _____ para jornalistas, mas a supervisão _____ precisa ser garantida para evitar a publicação de dados imprecisos ou alegações que não são verdadeiras", alerta Colin Porlezza, diretor do Observatório Europeu de Jornalismo e professor-assistente de jornalismo digital da Universidade de Lugano. (...) Além disso, à medida que softwares de chat, como o ChatGPT, e geradores de imagens, como o _____ ou Midjourney, se tornam mais difundidos, eles trazem novos desafios ao controle da disseminação da _____. As audiências podem _____ a mídia tradicional, por exemplo, e em vez disso acessar informação por meio desses sistemas. "Isso pode comprometer muito do ecossistema de negócios de jornalismo existente e trazer um excesso de problemas como validação de fontes e _____ de publicações e jornalistas", diz Sejin Paik, PhD da Universidade de Boston especializada em comunicação mediada por IA e interação entre humanos e computadores.


Assinale a opção que completa corretamente o texto acima.

  • A Imprescindível – digital – Microsoft Copilot – sátira – incorporar – precificação.
  • B Indiferente – externa – Trint – desordem informacional – preterir – acessibilidade.
  • C Inacessível – Automatizada – Newswhip – informação – descartar – conduta ética.
  • D Contra-indicado – editorial – Eleven Labs – deepfake – preferir – confiabilidade.
  • E Inestimável – humana – DALL-E – desinformação – ignorar – credibilidade.

Leia o trecho abaixo, que integra o artigo “Jornalismo, mídia e tecnologia: tendências e previsões para 2023”, publicado recentemente pelo Instituto Reuters em parceria com a Universidade de Oxford.
“Em 2022, os avanços extraordinários da inteligência artificial (IA) revelaram oportunidades (e desafios) imediatos para o jornalismo. A IA está finalmente dando à mídia a oportunidade de oferecer informações e formatos mais pessoais e pode ajudar a lidar com a fragmentação do canal e a sobrecarga de informações. Mas essas novas tecnologias também trarão consigo questões existenciais e éticas, juntamente com mais deepfakes, pornografia falsa e outras alterações. (...) Debates sobre automação no jornalismo não são fáceis. Muitos dão as boas-vindas à possibilidade de resolver certas tarefas não jornalísticas com mais eficiência, mas, ao mesmo tempo, temem que o conteúdo produzido de forma barata e semiautomatizada possa minar a confiança e tornar as notícias ainda menos valiosas. Um de nossos entrevistados, que trabalha para uma empresa líder em jornalismo de qualidade, afirma que, nessas circunstâncias, a seleção humana de conteúdo torna-se um diferencial ainda mais relevante.” 
A partir da leitura é possível concluir que

  • A o conteúdo produzido por IA de forma barata e semiautomatizada ainda é de baixa qualidade e facilmente percebido pelo leitor, dispensando a curadoria humana.
  • B o uso da IA no Jornalismo enseja debates e pode trazer tanto vantagens quanto riscos.
  • C a IA e o Jornalismo são atividades incompatíveis e, portanto, sua aproximação deve ser evitada em todas as etapas de produção e divulgação.
  • D o uso da IA no Jornalismo ocasionará obrigatoriamente a proliferação de deepfakes e diminuição da credibilidade dos veículos jornalísticos.
  • E o uso da IA no jornalismo ainda é uma realidade distante das empresas jornalísticas tradicionais, ficando restritas às start-ups.

A respeito do uso ético de ferramentas de Inteligência Artificial no Jornalismo, avalie as afirmativas a seguir.
I. A IA pode ser aplicada em processos de investigação jornalística e na produção de conteúdos, transformando, por exemplo, áudios de uma entrevista ou discurso em texto. II. A IA pode auxiliar na distribuição de newsletter personalizada ou na adaptação automática de conteúdo para diferentes formatos. III. A IA pode ser usada para gerar notícias e imagens credíveis a partir de conteúdos criados por humanos sem qualquer necessidade de notificação ao público.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.

O guia “IA para jornalistas: uma ferramenta para explorar”, publicado recentemente pela assessoria especializada em inovação digital Prodigioso Volcan em parceria com a Fundação Gabo, apresenta algumas ferramentas disponíveis para o uso no jornalismo, entre elas:
1.     Bot Sentinel 2.     DeepL 3.     JectAI 4.     Copy.ai
Relacione essas ferramentas a suas funções, descritas a seguir:
( ) tradutor com alta capacidade de processamento de palavras e que oferece ainda serviço de assistência à escrita, corrigindo gramática, ajustando estilo e tom das frases. ( ) ferramenta de verificação informações nas redes sociais, desenvolvida para classificar e rastrear contas inautênticas e trolls tóxicos. ( ) buscador que intenta escapar de bolhas e câmaras de eco, oferecendo fontes de informação não mostradas por buscadores convencionais. ( ) Assistente de redação capazes de criar desde textos para redes sociais até mensagens para publicidade e e-commerce, e-mails marketing, textos para web ou artigos.
Assinale a opção que indica a relação correta entre as ferramentas e suas funções, na ordem apresentada.

  • A 1 – 3 – 2 – 4
  • B 2 – 1 – 4 – 3
  • C 3 – 2 – 1 – 4
  • D 4 – 3 – 1 – 2
  • E 2 – 1 – 3 – 4